Por: Marcos Baroni

Fiikipedia: PARA O ALTO E AVANTE

Por questão de agenda, tivemos de fazer uma mudança na Live desta semana: a princípio, iríamos falar sobre “Investidores com Restrições aos FIIs”, porém, tivemos de alterar a data para 18/07/2019. Portanto, hoje, vamos receber dois convidados: LEANDRO BOUSQUET e ILAN NIGRI, Gestores do Fundo Logístico da Vinci Partners (VILG11) – vamos debater sobre os ativos do portfólio e tendências de mercado.

LIVE – SUNO RESPONDE (04/07/2019 às 21h)


De tempos em tempos, gosto de trazer os dados atualizados do BOLETIM que é publicado mensalmente pela B3. É uma forma de mostrar a todos vocês que o nosso mercado está crescendo de forma sustentável, isto é, consigo enxergar claramente a consolidação da indústria de FIIs no Brasil.

Vejamos alguns destaques, lembrando que todas as imagens foram extraídas do Boletim da B3 (ref. maio/2019):

Em 2014, tínhamos 127 Fundos Listados e agora já são 181. Claro que alguns destes Fundos não possuem liquidez suficiente que justifique a cobertura mais próxima por parte de uma empresa especializada. No entanto, mostra que vários players começaram a “olhar” para os FIIs como veículos de investimentos diretos (e indiretos) em imóveis.

O ponto que realmente mais me chama a atenção é o crescimento da quantidade de investidores – somos 341.886. Quando comecei a investir, mal tínhamos 10% disto. Nesta década, pudemos constatar uma verdadeira Revolução. Só fico aqui imaginando como será a próxima! 🙂

É fato que o mercado de FIIs tem foco na pessoa física, com 72,14% desta fatia de mercado. Vale ponderar, inclusive, que 25,94% são Investidores Institucionais – na prática, os “IIs” são, essencialmente, os Fundos de Fundos, o que, na verdade, irá desembocar também na pessoa física.

A Liquidez é outro fato que merece destaque – em 2014, o volume médio diário era R$ 21 milhões. Agora, saltou para R$ 70 milhões. Obviamente, é pouco quando comparamos com as Ações, porém, é nítido o crescimento vultuoso. Aos poucos, investidores com “bolso mais fundo” começarão a confiar que o mercado de FIIs tem “porta de entrada e saída” – isto será ótimo para a chegada de investidores estrangeiros, inclusive. A ver.

Para resumir este artigo em uma frase: “É fantástico fazer parte de tudo isto no dia a dia e contribuir de alguma forma para o crescimento do mercado dos Fundos Imobiliários em nosso país”.

E, por fim, lembre-se de acessar a nossa playlist no canal do Youtube, que visa mapear os principais FIIs do mercado.

Marcos Baroni

Marcos Baroni é especialista em Fundos Imobiliários. Professor há 20 anos em cursos de Graduação e MBA nas áreas de Gestão de Projetos e Processos. Graduado na área de Tecnologia da Informação e pós-graduado em Educação, investe no mercado financeiro desde o início de sua carreira e há 10 anos leva conhecimento por várias cidades do Brasil sobre como conquistar a Independência Financeira.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

202 artigos
Ações

FIIs

51 artigos
FIIs

eBook GratuitO

Investindo em

Fundos
Imobiliários

Descubra como receber dividendos mensais dos melhores imóveis do Brasil

Série Guia Suno

3 Livros pelo preço de 1

Aprenda tudo que você precisa saber para começar a investir com a série didática de livros Guia Suno