Acesso Rápido

    Fiikipedia: EVOLUÇÃO DA GESTÃO NO BRASIL PARTE 2/2

    Nesta semana, faremos um “RI DAY” com BRUNO MARGATO, integrante do time de Gestão da CSHG (Credit Suisse). Estarei presente em São Paulo para mediar esta Live especial onde trataremos de diversos temas, dentre eles: situação atual e perspectivas do mercado logístico e recebíveis imobiliários.

    ATENÇÃO: em função de agenda, o horário da Live será às 19h.

    LIVE – SUNO RESPONDE (24/07/2019 às 19h)


    Na semana passada, tive a oportunidade de falar um pouco mais com vocês sobre a origem da gestão, bem como a realidade atual dos profissionais com mandato de Gestão Ativa em seus Fundos Imobiliários.

    A bem da verdade, estamos em constante evolução: em minha visão pessoal, estamos entrando em uma nova fase onde a Gestão será cada vez mais PARTICIPATIVA. Na prática, isso quer dizer que Gestores e Cotistas estarão cada vez mais próximos.

    O nosso trabalho diário aqui na Suno Research vai justamente nesta direção: procuramos encurtar esta distância através de eventos presenciais (e online), onde o Gestor tem a oportunidade de apresentar sua visão de mercado dentro do contexto do portfólio do Fundo.

    A tecnologia viabiliza o acesso democrático das informações. Os websites especializados tem seu tornado excelentes ferramentas de estudo. Indo além: acredito que, em breve, boa parte dos FIIs terão websites próprios e webcasts para apresentação de resultados trimestrais (ou anuais).

    Claro que a qualidade dos Relatórios Gerenciais é uma das maiores vitórias desta década para a nossa indústria. No passado, era uma comunicação fria e, agora, temos muito mais informações que possam nortear nossas decisões, trazendo ainda mais luz aos ativos presentes em cada Fundo.

    Indo além: a Governança está evoluindo e se consolidando, mas, para isto, precisamos que os cotistas também se envolvam – é um processo bilateral, onde cada um deve fazer a sua parte.

    É válido reforçar que os Cotistas procurem participar das assembleias, bem como manifestar seus votos (quando solicitados), até porque hoje o voto eletrônico facilitou bastante a aprovação de matérias importantes para uma gestão mais assertiva. Este envolvimento estreita relações e aproxima todos em busca de um mesmo objetivo.

    Em resumo: estou convencido de que a GESTÃO PARTICIPATIVA será a grande conquista da próxima década. Estamos trabalhando para isto. Peço que faça a sua parte para que possamos consolidar, definitivamente, os Fundos Imobiliários no Brasil e aumentarmos cada vez mais o número de investidores.

    E, por fim, lembre-se de acessar a nossa playlist no canal do Youtube, que visa mapear os principais FIIs do mercado

    Marcos Baroni
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *