Fiikipedia: Comprar Imóveis Físicos ou Fundos Imobiliários?
Por: Marcos Baroni

Fiikipedia: Comprar Imóveis Físicos ou Fundos Imobiliários?

É bem possível que este tenha sido um dos questionamentos que mais me fizeram ao longo destes vários anos dedicados aos Fundos Imobiliários, especialmente quando me deparei com investidores iniciantes que buscavam alternativas para alocar seu capital.

O primeiro grande desafio que tenho de enfrentar diante desta situação é conseguir mostrar nitidamente a diferença entre o que é “Patrimônio” e o que é “Investimento”.

Parece trivial, mas não é! Pelo contrário.

Boa parte das pessoas que conheci tem bastante dificuldade para enxergar este “ponto de partida” da discussão e, por vezes, não há como evoluir no diálogo sem deixar esta premissa bastante clara.

Deixamos de lado os imóveis por 1 minuto. Vamos pensar em um simples “automóvel” de passeio.

  • Se você compra um carro para usufruir com sua família, você buscou aumentar seu “patrimônio” a fim de trazer mais conforto a todos vocês. Correto?
  • Mas, se você compra e vende carros, no entanto, estes automóveis são usados como forma de “investir” e gerar ganhos adicionais.

IMPORTANTE: Perceba que os carros que você negocia, via de regra, não são usados no seu dia a dia. Eles são usados justamente para “produzir” capital novo através da diferença entre o que você pagou e o que você vendeu.

Voltando aos Imóveis: comprar um apartamento para morar com a sua família não é um Investimento. Parece, mas não é!

Eu sei que nos “almoços de domingo” sua família vai dizer que é, e, além disso, serão dados dezenas de exemplos de “alguém” que comprou um apartamento por R$ 100 mil há 20 anos atrás, mora lá até hoje, e que agora vale R$ 1 milhão.

Ok. E daí? O que uma coisa tem a ver com outra? Nada.

A explicação é simples.

Você não vai ficar tirando sua família do seu conforto a cada semana que aparecer um comprador à sua porta. Tanto é que o exemplo dado lá no almoço confirma isso: estão no mesmo lugar há 20 anos, correto?

Acontece que você “adquiriu” patrimônio, fruto de “outros” investimentos que foram feitos por você, ou, simplesmente, pelo “suor do seu trabalho”. Veja que não é um assunto fácil de ser entendido e aceito.

Acredite: várias pessoas confundem estes conceitos!

É possível que ocorram polêmicas, mas a ideia é estruturar um raciocínio didático que lhe permita enxergar as oportunidades de se investir em Fundos Imobiliários, sem culpas e receios.

Acontece que fui surpreendido, há alguns dias atrás, com esta dúvida no “Suno Respostas”, e achei por bem sintetizar o que foi abordado lá em Artigos para o Fiikipedia, haja visto que o principal objetivo desta seção é construir uma Base de Conhecimento perene aos investidores focados no longo prazo.

E, obviamente, vários pontos foram levantados com visões mistas sobre o tema.

Este foi o primeiro Artigo (A Grande Confusão). Na próxima semana, vamos falar sobre as Vantagens e Desvantagens de se comprar Imóveis diretamente ou investir em Fundos Imobiliários.

ESPERO POR VOCÊ!

Participe de nossas Lives sobre Fundos Imobiliários no Canal do Youtube da Suno Research às quintas-feiras às 21h e aproveite para tirar ainda mais dúvidas sobre tudo que foi abordado neste artigo.

É daqui a pouco! Espero por você.

Além disso, temos Relatórios e Radares bem completos que são publicados semanalmente, trazendo destaques dos principais Fundos Imobiliários negociados no mercado brasileiro.

Marcos Baroni

Marcos Baroni é especialista em Fundos Imobiliários. Professor há 20 anos em cursos de Graduação e MBA nas áreas de Gestão de Projetos e Processos. Graduado na área de Tecnologia da Informação e pós-graduado em Educação, investe no mercado financeiro desde o início de sua carreira e há 10 anos leva conhecimento por várias cidades do Brasil sobre como conquistar a Independência Financeira.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

202 artigos
Ações

FIIs

52 artigos
FIIs

eBook GratuitO

Investindo em

Fundos
Imobiliários

Descubra como receber dividendos mensais dos melhores imóveis do Brasil