Por: Marcos Baroni

Fiikipedia: BATE BOLA – Perguntas e Respostas Parte 10

Nesta semana, recebo dois profissionais (VINÍCIUS ROCHA VIEIRA / GVF Partners e NARJARA CASTRO / Terra e Vecci Advogados) focados na área jurídica voltada para o mercado financeiro que irão tratar de um tema muito importante: RISCOS E SEGURANÇA JURÍDICA DOS CRIs. Vamos debater sobre tudo que envolve a estruturação de um CRI e quais proteções devem ser levadas em consideração. Aguardamos por você!

SUNO RESPONDE (21/11/2019 às 21h)

O Fiikipedia continua a sequência destas últimas edições com um bate bola de perguntas e respostas frequentes contando com as contribuições dos nossos amigos GUTENBERG NETO e PEDRO HORDONES, que me ajudaram a coletar dúvidas, bem como na elaboração das respostas.

________________________________________________________________________________

Normalmente, consideramos um prêmio de 2 a 3% acima da NTN-B (Título Público / IPCA+) para que um FII possa se apresentar atrativo. Esta premissa não deveria considerar a inflação?

O investidor não é obrigado a exercer os seus direitos de subscrição. Como dito, é um “direito”, não um “dever”. É preciso se atentar para o caso de que, caso o investidor não exerça a preferência e emissão seja bem-sucedida, a participação relativa no fundo será diluída. Para o pequeno investidor, em geral, isto não é tão relevante quanto alguns possam entender. O mais importante é avaliar caso a caso e aderir à oferta quando julgar que seja uma boa oportunidade para alocação de novos recursos.

Existe mercado fracionário para FIIs??

Não. Ao contrário das ações, os FIIs já são, naturalmente, negociados em lotes unitários, ou seja, de uma em uma cota. Por isso, não existe mercado fracionário, sendo o investidor livre para comprar qualquer quantidade desde que exista oferta disponível.

Tenho alguns fundos em carteira que estão com lucros maiores e outros menores e preciso vender alguns. Qual devo vender: os de maior lucro ou os de menor e porquê??

Você deve analisar os fundamentos de cada fundo e vender aqueles que não estão adequados e com uma relação de risco e retorno pior. Tente pensar em termos no longo prazo e analisar os ativos que estão com melhores perspectivas de entregar rendimentos mais sustentáveis, portanto, não avalie apenas o lucro já obtido na hora de vender um ativo.

Onde consigo informações sobre a qualidade e capacitação dos gestores de FIIs?

Os relatórios gerenciais dos fundos imobiliários são muito importantes para a comunicação entre o gestor e o cotista. Procure ver a qualidade dos relatórios, se estão melhorando ou se estão estagnados. Tente ver também o histórico do fundo e como o gestor atuou diante dos fatos relevantes do passado, e como eles administraram diferentes situações. O passado de um FII diz muito sobre como ele foi administrado. Por fim, vale destacar a importância do contato direto por telefone ou mesmo presencialmente. É um importante passo na vida do investidor de longo prazo.

Como é paga as taxas de administração e gestão dos fundos imobiliários? Em que momento devo pagá-la?

Todas as taxas são descontadas antes da distribuição de rendimentos, portanto, quando o cotista recebe os dividendos mensais, estas taxas já foram recolhidas e o cotista não precisa se preocupar com isso. Em resumo: a renda paga é líquida.

Na próxima semana, responderemos mais perguntas que os investidores têm me feito. Mande a sua dúvida para o e-mail [email protected] e participe! Nosso objetivo é propagar conhecimento.

E, por fim, lembre-se de acessar a nossa playlist no canal do Youtube, que visa mapear os principais FIIs do mercado – https://bit.ly/2PTjZPM

Marcos Baroni

Marcos Baroni é especialista em Fundos Imobiliários. Professor há 20 anos em cursos de Graduação e MBA nas áreas de Gestão de Projetos e Processos. Graduado na área de Tecnologia da Informação e pós-graduado em Educação, investe no mercado financeiro desde o início de sua carreira e há 10 anos leva conhecimento por várias cidades do Brasil sobre como conquistar a Independência Financeira.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

206 artigos
Ações

FIIs

53 artigos
FIIs

GARANTA ACESSO AOS DESCONTOS EXCLUSIVOS DA CYBERWEEK

não perca tempo! As ofertas terminam em:

DIAS
 HOR
 MIN
 SEG

CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO PARA ACESSAR AS OFERTAS: