Acesso Rápido

    FIERGS: entenda o que é e como funciona essa federação

    FIERGS: entenda o que é e como funciona essa federação

    No Brasil existem diversas federações que são responsáveis por defender os interesses das indústrias de cada região. Esse é caso da FIERGS.

    Dessa forma, a FIERGS representa o setor industrial do Rio Grande do Sul, sendo que a entidade trabalha para contribuir com a industrialização da região.

    O que é a FIERGS?

    FIERGS é a sigla da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul e é a federação que representa o setor industrial do estado gaúcho.

    A entidade procura manter-se constantemente em conversas com membros do poder Executivo, Legislativo e Judiciário buscando a defesa e expansão dos negócios da indústria gaúcha.

    Guia de Economia para Investidores

    Confira os principais conceitos econômicos e aprenda como a economia pode influenciar seus investimentos com o nosso ebook gratuito de Economia para Investidores!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul atua em parceria com o Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (CIERGS).

    Juntas elas procuram promover políticas que colaborem para a competitividade, crescimento e inovação do setor dentro do estado gaúcho.

    Além disso, elas também são responsáveis pelo Serviço Social da Indústria do Rio Grande do Sul (SESI-RS), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RS) e pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS).

    Quando foi criada a FIERGS?

    A história da FIERGS está relacionada à própria criação da CIERGS. Sendo que tudo começou durante a revolução de 1930.

    Na ocasião, o estado do Rio Grande do Sul teve as suas operações comerciais restritas. Como consequência ficaram sem acesso às matérias-primas do centro-oeste do país.

    Por conta disso, notou-se a necessidade de uma entidade capaz de organizar o setor e também estimular a produtividade. Foi então criada a CIERGS.

    Essa entidade passou então a representar as indústrias e também o comércio em todo o território do Rio Grande do Sul.

    Sete anos depois, em 1937, surgiu a FIERGS para representar os sindicatos. Logo no primeiro ano, a federação tornou-se a interlocutora de 21 sindicatos filiados.

    Um ano depois, em 1938, ela recebeu a carta de sindicalização à CNI (Confederação Nacional das Indústrias).

    Nessa mesma época surgiram federações em outros estados como São Paulo e Minas Gerais.

    Qual a função da FIERGS?

    A FIERGS assim como a CIERGS são responsáveis por garantir um ambiente mais competitivo para as indústrias do estado, gerando mais desenvolvimento, governança corporativa e inovação do setor.

    Além disso, são elas também as responsáveis por acompanhar e propor medidas tributárias como redução do imposto de exportação, com o intuito de beneficiar o segmento.

    Também cabe a ambas instituições desenvolver projetos de mobilização por ações de cidadania assim como definir estratégias para o aprimoramento do comércio exterior.

    Quais são as outras atribuições da Federação?

    Cabe também às duas instituições criar estratégias e defesa dos interesses da construção civil bem como a defesa e segurança das indústrias do estado.

    Também são elas as responsáveis pelo desenvolvimento de lideranças e relações do trabalho e também pelo aprimoramento da infraestrutura local.

    Para isso a FIERGS promove treinamentos e eventos para os 115 sindicatos filiados e também para os mais de 2 mil associados a CIERGS.

    As duas entidades juntas representam mais de 50 mil fábricas que empregam cerca de 800 mil pessoas em todo o estado.

    Foi possível entender o que é a FIERGS? Deixe o seu comentário no espaço abaixo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *