Acesso Rápido

    Faturamento Ultrapar: conheça os números dessa excelente companhia

    Faturamento Ultrapar: conheça os números dessa excelente companhia

    Se você alguma vez já parou o seu carro para abastecer nos postos Ipiranga, você foi um dos contribuintes para o enorme faturamento Ultrapar.

    O faturamento Ultrapar é a linha que fica no demonstrativo de resultados onde é possível ver a receita bruta de vendas dessa empresa.

    O grupo Ultra, como também é conhecido, é uma das maiores companhias multinegócios do país. Essa companhia através de cada uma das suas empresas controladas exerce posição de liderança em todos os segmentos em que atua.

    Essa enorme empresa possui quase 80 anos de operação, e é muito reconhecida pelo seu histórico pioneiro e sustentável em todas as áreas em que atua.

    A Ultrapar é composta por 4 negócios principais, são eles:

    • Postos Ipiranga: É considerada a segunda maior rede de postos do Brasil. O seu histórico de grande sucesso se deve, em parte, a uma estratégia assertiva da gestão em transformar os seus postos em pontos completos de conveniência.
    • Ultragaz: Maior distribuidora de GLP do Brasil, com 23% de participação de mercado. A estratégia desse negócio se pauta na inovação como instrumento de diversificação de soluções e canais de venda.
    • Oxiteno: Empresa química líder na produção de tensoativos e produtos químicos especializados. Está presente em nove países, pois está procurado ampliar a sua presenta na proximidade dos seus clientes criando novas parcerias estratégicas.
    • Ultracarco: Líder em armazenagens de granéis líquidos. Possui presença nos principais portos brasileiros, o que lhe confere uma grande vantagem competitiva na captura de clientes.
    • Extrafarma: Rede de farmácias adquirida pela Ultrapar em 2014. Uma das líderes de vendas nas regiões Norte e Nordeste, essa rede atua num segmento que possui um alto potencial de crescimento futuro.

    Entendendo o faturamento Ultrapar

    Resultados consolidados – release da empresa

    Através do quadro acima não podemos ver a receita bruta de vendas, mas é possível observarmos a receita líquida da companhia.

    Através dele é possível perceber que a empresa teve um pequeno acréscimo de 3% na receita líquida em 2017 frente ao ano de 2016.

    Já o lucro líquido no ano de 2017 ficou em linha com o resultado de 2016, graças a uma maior depreciação e amortização, e feitos não recorrentes que favoreceram os resultados de 2016.

    Apesar dos resultados pouco favoráveis, acreditamos muito no modelo de negócios da Ultrapar, bem como o seu time de gestão do qual já se provou capaz de entregar excelentes performances.

    O foco em resultados, aliado a uma mentalidade de multinegócios complementares entre si, faz com que essa empresa capture sinergias diferenciadas com relação aos demais concorrentes.

    Endividamento Ultrapar

    Endividamento – release da empresa

    A Ultrapar é uma empresa que possui uma razão de endividamento muito equilibrada. Atualmente a dívida líquida/EBITDA se encontra em 1,78 vezes, apresentando um pequeno acréscimo em relação ao mesmo período do ano passado.

    Acreditamos que uma razão de endividamento saudável não deva ultrapassar cerca de 3 vezes para a maioria dos negócios.

    Então, no caso da Ultrapar, que é uma empresa que possui uma elevada capacidade de gerar fluxo de caixa líquido, acreditamos que essa métrica demonstra que esse negócio se encontra completamente saudável e bem estruturado.

    Por fim, podemos dizer que gostamos muito da previsibilidade do faturamento Ultrapar e do seu modelo de negócios extremamente sólido.  Fizemos um relatório completo sobre o case, caso queira ter acesso, assine a Suno Research e seja mais um de nossos clientes.

     

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *