enviar-dinheiro-para-o-exterior
Por: Tiago Reis

Como enviar dinheiro para o exterior? Conheça as melhores opções

Quem viaja para outros países ou quer investir no mercado financeiro internacional precisa enviar dinheiro para o exterior.

Há inúmeras maneiras para enviar dinheiro para o exterior, atualmente. E isso tem tornado muito menos burocrático a remessa internacional de dinheiro.

O que é uma transferência internacional?

Enviar dinheiro para o exterior significa fazer uma remessa internacional de dinheiro, algo que pode ter a cobrança de taxas para a operação. O envio de dinheiro é considerado uma operação de câmbio.

Por isso, toda transferência internacional de dinheiro é regulada pelo Conselho Monetário Nacional. Além disso, essas operações são fiscalizadas pelo Banco Central. Isto é, para evitar casos de evasão fiscal.

Quem pretende enviar dinheiro para o exterior em quantias de até 3 mil reais não precisa fazer um contrato de câmbio. Quantias superiores, precisam ser declaradas em contrato.

E-book Investindo no Exterior

Como enviar dinheiro para o exterior?

Há diferentes formas hoje de fazer uma remessa internacional de dinheiro. Dependendo de como é feito, os custos podem ser maiores e o tempo da operação bem diferente.

Hoje, as principais formas de fazer uma remessa de dinheiro para o exterior são:

  • Western Union: É uma das principais empresas de câmbio do mundo. A empresa usa o câmbio comercial com uma margem de lucro. Também é pago o IOF.
  • Paypal: A plataforma de pagamento cobra o Imposto sobre operações financeiras, uma taxa de lucro e uma tarifa por transferência
  • Transferências por Bancos: Instituições como o Banco do Brasil e Bradesco fazem remessas internacionais. Os bancos costumam cobrar uma taxa e o IOF.
  • Transferência por Ordem de Pagamento: Essa é uma transferência em que o beneficiário retira o dinheiro em agências em outros países. Não há limites e o dinheiro fica disponível no mesmo dia da operação.

Em cada uma dessas operações há algumas diferença de custos. Por exemplo, transferir com bancos é mais caro. Com o Banco do Brasil e o Bradesco é cobrada uma taxa de envio que pode chegar a 450 reais.

Qual é a opção mais vantajosa para enviar dinheiro para o exterior?

A maneira mais vantajosa de enviar dinheiro para fora do país vai depender da situação de uso. Por exemplo, para viagens e pequenas quantias, as taxas da Western Union são mais vantajosas.

Já para remessa de valores mais altos, a transferência com bancos ou por ordem de pagamento pode ser a melhor maneira. Isso porque os limites são superiores nesses casos.

É importante pesquisar e checar quais são os custos para enviar dinheiro para o exterior. Nos sites das empresas, é possível simular uma operação de transferência.Assim, não há surpresas com as taxas.

Se o valor da transferência não for superior a R$ 3.000, é necessário apenas um documento de identificação. Mas dependendo da opção, a transferência internacional pode ser mais burocrática e demorada.

10 livros que todo investidor deveria ler

Fintechs para transferência internacional de dinheiro

Entender como enviar dinheiro para o exterior foi, por muito, algo difícil e burocrático. Entretanto, atualmente muitas fintechs tem surgido nesse setor e simplificando todo o processo.

Normalmente, em uma fintech os valores das taxas de envio são mais baratos que as opções tradicionais. Além disso, muitas das novas empresas de câmbio fazem as operações de forma mais rápida.

Para enviar dinheiro para o exterior há várias formas disponíveis no mercado. Esperamos que você tenha entendido tudo sobre as transferências internacionais. Ficou alguma dúvuda? Deixe seu comentário abaixo com sugestões e questionamentos sobre o tema.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

3 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Henrique 17 de setembro de 2019

    Você é o cara!!

    Responder
  • Cleber 17 de setembro de 2019

    Uma correção: não é mais possível comprar ou enviar dinheiro pra fora do brasil usando o Paypal…

    Responder
  • Eduardo 19 de setembro de 2019

    Em qualquer valor é gerado um contrato de câmbio automaticamente, e esse valor deve ser declarado no imposto de renda

    Responder
Leia Mais...
Outras Seções

Ações

205 artigos
Ações

FIIs

52 artigos
FIIs

FALTAM POUCOS

DIAS PARA A

DIAS
 HOR
 MIN
 SEG

INSCREVA-SE E TENHA ACESSO À OFERTAS IMPERDÍVEIS!

%d blogueiros gostam disto: