Acesso Rápido

    Empresa multinacional: quais são as características desse tipo de empresa?

    Empresa multinacional: quais são as características desse tipo de empresa?

    As maiores companhias do mundo normalmente estão no mundo todo e podem ser consideradas como multinacional. Além disso, costumam ser boas referencias de governança corporativa.

    Uma empresa multinacional é fundamental para a economia do seu país residente, assim como para outras economias onde essa empresa entende a sua operação.

    O que é uma empresa multinacional?

    Empresa multinacional é aquela que, apesar de possuir  normalmente sede oficial em determinado país de origem, estende suas atividades para além das fronteiras.

    Em outras palavras, é uma empresa que opera de forma internacional, podendo ser uma empresa extremamente importante para o seu continente ou até mesmo para todo o globo.

    Guia de Economia para Investidores

    Confira os principais conceitos econômicos e aprenda como a economia pode influenciar seus investimentos com o nosso ebook gratuito de Economia para Investidores!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Também conhecida como empresa transnacional, as multinacionais são fundamentais para a composição do capitalismo globalizado que vivemos atualmente.

    O surgimento das empresas multinacionais pode ser datado entre as revoluções industriais, já que muitas empresas aproveitaram seus ganhos de escala para expandir seus negócios para além do mercado consumidor localizado em regiões próximas.

    Portanto, é intuitivo que, com a redução dos custos de transporte e transação de produtos, houve um incentivo financeiro para o desenvolvimento de grandes empresas com alta escala de produção para atender um mercado consumidor cada vez maior.

    A maioria das multinacionais são negociadas em bolsas de valores ao redor do mundo. Quer saber analisar companhias multinacionais para investir bem em ações? Então baixe o Ebook Como Analisar Uma Ação da Suno Research.

    Como funciona uma empresa multinacional?

    Imagine uma grande empresa, que já contempla praticamente todo o seu mercado interno e com grandes capacidades de ganhos de escala, devido às seus custos variáveis decrescentes em função da produção.

    Além disso, em mercados externos, há uma demanda de um mercado consumidor ainda não fundamentalmente contemplada, mão de obra barata e incentivos fiscais para empresas estrangeiras.

    É evidente que, nestas condições, é interessante para esse negócio expandir suas atividades de forma que esse novo mercado consumidor seja conquistado.

    Assim, as empresas multinacionais abrem filiais, fábricas, ou outras formas de extensões do negócio, na nova região de operação.

    Muitas vezes, para a multinacional, pode ser mais vantajoso produzir diretamente no país estrangeiro, se este oferecer despesas operacionais mais baratas, isenção fiscal, infraestrutura, entre outras condições que otimizem os resultados da companhia.

    A instalação de uma multinacional em um país pode ser uma relação de ganhos mútuos para ambos os lados.

    Para a companhia representa um aumento de mercado consumidor e maximização de lucros, já para o país pode gerar mais empregos, competitividade no mercado e, consequentemente, melhores preços e opções de produtos.

    Exemplos de empresa multinacional

    Uma vez entendido o que são as empresas multinacionais, é interessante conhecer alguns exemplos de companhias deste tipo no mundo.

    Entre uns dos principais exemplos de empresas multinacionais ao redor do mundo, estão:

    • Fiat (Itália);
    • Dell (EUA);
    • Samsung (Coréia do sul);
    • Peugeot (França);
    • Sony (Japão);
    • Volkswagen (Alemanha);

    A italiana Fiat, por exemplo, além de ter expandido suas atividades para o Brasil, tem fábrica localizada dentro do país, o que torna a empresa muito poderosa no mercado nacional. Esse é apenas um dos diversos exemplos de empresas multinacionais no Brasil.

    Contudo, é importante destacar que não só as empresas estrangeiras podem ser consideradas multinacionais.

    Existem várias empresas multinacionais brasileiras, como é o caso das seguintes companhias: 

    Não é de se impressionar que estas empresas são umas das principais companhias listadas na bolsa de valores e que desempenham um importante papel na economia nacional.

    Este artigo te ajudou a entender melhor o que é empresa multinacional? Deixe dúvidas e comentários no espaço abaixo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *