Por: Tiago Reis

Em defesa de Mark Zuckerberg

É difícil se colocar em uma posição de advogado de um cara que esta em constantes ataques por parte da imprensa. E Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, é hoje o para raio de críticas vindas de todos os lados: imprensa, reguladores e alguns empresários.

Mas eu afirmo sem engano que Mark figura na lista dos maiores CEO´s da história que estou escrevendo sobre ao longo desta semana.

Primeiro vamos aos números: hoje o Facebook é uma empresa que vale mais de $400 bilhões e gera cerca de $20 bilhões de dólares por ano. Nenhum CEO, com a idade do Mark, conseguiu criar um negócio deste tamanho em tão pouco tempo.

Mesmo o Steve Jobs, quando faleceu, a Apple valia menos que o Facebook vale hoje.

Não estou dizendo que o Mark é melhor que o Steve. Mas, no mínimo, devemos reconhecer algum mérito na capacidade de criação de valor do Mark como CEO.

Antes de fazer alguma critica ao Mark, devemos exercer um pouco de gratidão. Nenhuma empresa uniu tanto a humanidade como o Facebook e suas mídias sociais. Talvez você tenha encontrado sua nova namorada no Instagram, ou talvez tenha revisto um velho amigo através do Facebook, ou simplesmente tem facilitado a reunião para o futebol de domingo por conta do grupo de WhatsApp.

Enfim, eu sou muito grato ao Facebook. Uso muito o Instagram e Whatsapp, inclusive como ferramenta de trabalho.

O Facebook cometeu erros recentemente? Sim, como no caso do Cambridge Analytica. São erros de percurso, que infelizmente acontecem.

O Ayrton Senna errou em Mônaco em sua primeira corrida, o Messi já errou pênalti importante e Warren Buffett perdeu dinheiro recentemente em ações da IBM. Isso tira o mérito deles?

É importante lembrar que a imprensa tradicional é uma das perdedoras com a ascensão das mídias sociais. Algumas criticas são justas, outras exageradas. Mas mesmo assim é importante lembrar que as críticas da imprensa, são críticas de concorrentes e precisam ser entendidas como tal.

O Facebook não é uma empresa perfeita, afinal não existe empresa perfeita. Mark não é perfeito, assim como não existe CEO perfeito. Ele erra. Mas erra pouco, e na maioria das vezes erra tentando acertar.

É importante lembrar que nenhum CEO é perfeito. Steve Jobs esteve envolvido no “escândalo AntenaGate”, negando em um primeiro momento falhas na antena dos iPhones. O próprio Warren Buffett, demorou para demitir David Sokol, um de seus homens de confiança que havia comprado ações de uma empresa que iria recomendar Buffett comprar o controle mais tarde.

Atualmente, o Facebook nunca teve indicadores tão favoráveis: receita, lucro e audiências records. E estes são os indicadores mais que melhor representam a saúde do negócio.

Se você se interessa em investimentos no exterior, te convido a adquirir o Suno Internacional.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

208 artigos
Ações

FIIs

54 artigos
FIIs
Rectangle 315
Group 252

5 amostras para você conhecer melhor a Suno!

tablet 1
  • Suno Dividendos
  • Suno FIIs
  • Suno Insider Spy
  • Suno Radar FIIs
  • Suno Yellow Flag
revenue

eBook Gratuito

Manual do Investidor

Tudo o que você precisa para dar os primeiros passos na Bolsa de Valores

kisspng-warren-buffett-business-stock-nebraska-sales-warren-buffett-5b5ea4d6586671.9006389715329292383621

eBook Gratuito

Invista Como
Warren Buffett

Aprenda a usar a estratégia do Value Investing, usada pelo maior investidor do mundo!

Frame

NÃO VÁ EMBORA AINDA...

Inscreva-se e receba Grátis conteúdo exclusivo sobre Poupança, Ações, Economia e muito mais!