AçõesConhecimentoInvestimentos

Despesas operacionais: Conheça os 3 tipos mais comuns no mercado

By 10 de abril de 2018 No Comments
despesas operacionais

Alguma vez na vida você se deparou com o conceito de despesas operacionais? Essas são algumas categorias de custos presentes no Demonstrativo de Resultado de Exercício.

Então, as despesas operacionais são todos aqueles custos do dia a dia da operação. Portanto, não estão relacionados à produção, resultado financeiro, IR e CSLL.

 

Essas despesas podem ser classificadas tanto em relação à função quanto à natureza. De fato, existem três grandes categorias quanto à função:

  • Despesas Comerciais
  • Despesas Gerais e Administrativas
  • Outras despesas

 

Portanto, vamos ver a natureza de cada uma delas a partir de agora.

 

Despesas Comerciais

despesas comerciaisNeste grande grupo estão todas aquelas despesas relacionadas à vendas.

Ou seja,  comissões , salário dos vendedores, propaganda e publicidade, embalagens, brindes, fretes e seguros, viagens, despesas com PDD, depreciação e gasolina dos veículos de venda e entrega.

Enfim, são todos os custos envolvidos para realizar a venda do produto, tanto aqueles que só ocorrem se a venda for concretizada (diretos, como comissões) quanto os indiretos (marketing,propaganda, etc..).

 

Despesas Gerais e Administrativas e outras despesas

despesas gerais e administrativasNesta categoria estão as despesas com pessoal, escritórios de advocacia, contabilidade, consultoria, seguros, material de escritório, luz, água, internet, aluguel, depreciação e amortização.

As despesas com pessoal envolvem basicamente salários e gratificações, encargos sociais legais, treinamentos, e outros benefícios combinados, como plano de saúde, odontológico, vale-refeição, vale-transporte, seguro de vida, e plano de pensão.

Além disso, entram nessa categoria as despesas com participação em lucros, e também a outorga de opções para remunerar executivos.

Por fim, também podem existir outras despesas específicas da companhia, que não se enquadram nas categorias que mostramos até agora. Essas despesas são agregadas sob a rubrica “outras despesas”. Como exemplo, temos as despesas com pesquisa e desenvolvimento (P&D).

 

Despesas da Arezzo

despesas da arezzo

despesas da arezzo

Acima mostramos a tabela de despesas publicada pela Arezzo (ARZZ3). A companhia divulga suas despesas tanto em relação à função, quanto em relação à natureza.

Além disso, a companhia pode dar diferentes níveis de detalhamento quanto às despesas envolvidas. Geralmente, despesas com depreciação e amortização possuem uma seção à parte nas notas explicativas.

Por fim, é importante entender a influência de cada despesa nas margens da companhia. Dependendo do tipo de negócio, algumas despesas impactarão em menor ou maior grau o lucro bruto da empresa. Dessa forma, o investidor poderá analisar a influência desses custos na geração final de lucro (bottom line).

Às vezes a empresa pode estar estourando o orçamento de marketing, ou então remunerando seus executivos com planos de opções que não condizem com a realidade econômica da empresa.

Por outro lado, é importante destacar que muitos ganhos de eficiência podem ser alcançados através de controle de custos, aumento de produtividade dos funcionários, melhor eficiência em marketing, economias de escala, etc..

Como diz o ditado: custo é que nem unha. Precisa cortar sempre.

 

Conclusão sobre as despesas operacionais

conclusão despesas operacionais

As despesas operacionais são os gastos do dia a dia do negócio e um importante conjunto de despesas que deve ser analisados pelo investidor. Esses custos podem indicar deterioração ou melhora nas margens da companhia e por isso, podem impactar positivamente ou negativamente o retorno do acionista.

 

 

 

 

Compartilhe a sua opinião
Rodrigo Wainberg

Rodrigo Wainberg

Profissional aprovado no Level III da certificação CFA, investidor em ações há 6 anos, possui registro de Analista e Consultor de Valores Mobiliários, e é Bacharel em Física pela UFRGS.