contabilidade de custos
Por: Tiago Reis

Contabilidade de custos: o que é esse tipo de controle

A contabilidade de custos é um exemplo de ajuda para gestão econômica de uma empresa. Isso porque, para fazer a gestão de uma empresa, são necessárias uma série de informações financeiras. Não se pode tomar como base apenas um indicador, como o lucro bruto ou o lucro líquido.

A contabilidade de custos faz parte das ciências contábeis e é um dos ramos que tem como foco a apuração de custos.

O que é contabilidade de custos?

Contabilidade de custos é o ramo das ciências contábeis que apresenta uma forma eficiente de analisar todos os gastos de uma empresa, permitindo a identificação de melhorias e auxiliando na tomada de decisões.

A contabilidade de custos vai poder demonstrar por quanto um produto precisa ser vendido para poder gerar lucro para uma empresa. Isto é, todo custo de produção envolvido para produção de algo.

Por exemplo, para produção de um anel, um joalheiro precisa de matérias-primas como metal e de uma pedra preciosa. Mas além desses custos, há os custos indiretos, como: energia, ferramentas, tempo de trabalho e tempo de pesquisa.

Todos esses custos estão envolvidos com a produção do anel. Por isso, o objetivo da contabilidade de custos é achar o Custo de Produção do Período, também conhecido como CPP. Desta forma, chegar mais próxima do valor de produção.

Quer entender como a contabilidade influencia nos investimentos? Faça o minicurso online de contabilidade para investidores da Suno.

Aprenda como analisar uma ação

Custo de Produção do Período

Através do Custo de Produção do Período, um gestor vai saber quanto está custando fazer a produção de um anel ou qualquer outro produto. Os custos de produção são divididos em  categorias:

  • Mão-de-obra direta: envolve todos os custos envolvidos diretamente na fabricação. Por exemplo, salários, benefícios trabalhistas;
  • Materiais diretos: todos os materiais envolvidos para produção. Matéria-prima, embalagens, ferramentas;
  • Custos indiretos de fabricação: são todos os custos que são indiretos, os mais difíceis de precificar. Por exemplo, seguros, depreciação de ferramentas, maquinário, logística e horas de planejamento.

Assim, uma empresa consegue chegar mais próxima do custo de produção efetivamente praticado. Por isso, quanto mais detalhado o levantamento, mais informações para o planejamento a empresa terá.

Contabilidade de custos na prática

Há diferentes formas de se fazer a contabilidade de custos. Dentre os mais conhecidos, estão:

  • Custeio por absorção: Este método envolve todos os custos para fabricação de um produto. Isto é, independente de serem diretos ou indiretos;
  • Custeio variável: Nesse caso, são considerados apenas os custos variáveis para produção. Isto é, separa os custos fixos dos variáveis;
  • Custeio ABC: Método que leva em consideração todas as atividades e serviços que geraram qualquer tipo de custo.
10 livros que todo investidor deveria ler

A contabilidade de custos teve um desenvolvimento após a Revolução Industrial, voltada para indústria. Hoje em dia, é adotada por qualquer tipo de empresa. É um importante modelo para empresas que procuram entender seus processos e aumentar sua eficiência.

Conseguiu entender mais sobre o que é contabilidade de custos? Se ficaram dúvidas, escreva-as nos comentários abaixo.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

208 artigos
Ações

FIIs

58 artigos
FIIs
accounting (1)

Minicurso Gratuito

Contabilidade Para investidores

Aprenda os principais conceitos sobre contabilidade que todo investidor precisa saber!

Group 285

NÃO VÁ EMBORA AINDA..

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!