custo de vida

O tema custo de vida é bastante comentado no Brasil, principalmente por conta da dificuldade que o brasileiro médio tem em conseguir arcar com todas as suas despesas.

Podemos dizer que o custo de vida é a quantia de dinheiro necessária para sustentar certo nível de vida. Isso inclui despesas básicas como moradia, alimentação, vestuário, etc.

Esse indicador é muito usado quando quereremos comparar o quão caro é viver em uma cidade versos outra.

Normalmente o custo de se viver em uma cidade está intimamente ligado a salários. Isso acontece porque os níveis salariais são medidos em relação às despesas necessárias para manter um padrão básico de vida.

Geralmente quando uma localidade é muito cara de se viver, esse fator exerce uma influencia bastante significativa sobre o acúmulo de riqueza pessoal. Isso acontece porque um salário menor pode apresentar um poder de compra maior em uma cidade onde não custa muito para sobreviver.

Como calcular o índice de custo de vida

custo de vida

Como calcular o índice de custo de vida

Um método bastante prático de medir esse indicador é calculando o índice de custo de vida. Esse índice funciona comparando o quão caro é viver em uma cidade em comparação com outra.

Além disso, o índice introduz as despesas de vários dos componentes que abrangem as necessidades humanas mais básicas.

Desse modo, para os que se interessam em descobrir o custo de vida de uma determinada cidade, existe um site chamado Expatistan. Nesse site é possível comprar esse índice em mais de 1.800 cidades em todo o mundo.

Nesse site centenas de milhares de usuários alimentam o mesmo com informações de preços de itens básicos, tais como: alimentação, roupas, transporte, moradia, cuidados pessoais e entretenimento.

Adicionalmente, nesse site é possível encontrar e comparar esse índice nas maiores metrópoles do planeta. Algumas delas muito famosas tais como Nova York, Tóquio, Londres, entre outros.

Custo de vida no Brasil

custo de vida

Custo de vida no Brasil

Segundo informações colhidas em dezembro de 2017 no site Expatistan, foi possível elegermos as 5 cidades mais caras para se viver no país, são elas:

  1. Rio de Janeiro: a capital carioca, apesar de estar sofrendo bastante com a crise ainda apresenta o mais caro custo de vida do país. Muito disso se deve a sua beleza natural e ao seu clima favorável à atração de turistas.
  2. São Paulo: a maior cidade da America Latina também não costuma ser fácil para a maioria dos seus moradores. Pelo calculo do índice, São Paulo é a segunda cidade mais cara de se viver no país.
  3. Brasília: a capital do Brasil, de forma nenhuma ela é conhecida por ser barata de se viver. Brasília é uma cidade bastante cara, muito por conta da quantidade de funcionários e órgãos públicos lotados nessa localidade.
  4. Porto Alegre: a capital do Rio Grande do Sul é uma das cidades com o transporte e moradia mais salgados do país.
  5. Salvador: a capital da Bahia, apesar de não apresentar uma elevada qualidade de vida para a média de sua população, ainda assim se firma como a 5° cidade mais cara de se viver no Brasil.

Portando, antes de resolver se mudar, ou mesmo tirar umas férias é muito importante sabermos o custo de vida que cada localidade apresenta. Desse modo, podemos estar preparados quanto aos gastos que teremos ao viver em uma cidade.

Compartilhe a sua opinião
Tiago Reis

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.