Por: Tiago Reis

Crédito Direto ao Consumidor – Saiba o que é e como usar

O Crédito Direto ao Consumidor, usado frequentemente para estimular uma compra rápida, é uma modalidade de financiamento e empréstimo muito comum nos bancos, lojas e instituições de crédito. Também conhecido por CDC, o modelo oferece um valor em crédito ao consumidor. A quantia varia com o caso, alguns fatores podem influenciar na hora de obter ou não, como por exemplo:

  • Renda e tempo de trabalho
  • Finalidade do crédito
  • Histórico, capacidade e situação financeira
  • Quantidade e valor de bens em nome próprio

O Crédito Direto ao Consumidor é tão difundido que em algum momento você já deve ter usado. O crediário em lojas, por exemplo, é uma das formas mais comuns. Quando uma empresa oferece uma quantia em crédito para você e o pagamento pode ser parcelado, é um CDC. E como muitas instituições podem oferecer essa forma de empréstimo, ela pode ter algumas diferenças em cada local.

 Como funciona o crédito direto ao consumidor? 

crédito direto ao consumidor

O Crédito Direto ao Consumidor é um modelo de empréstimo feito por lojas, cooperativas de crédito e bancos. O valor  pode ser liberado em dinheiro, crédito para compras, financiamento de imóveis, terrenos e veículos. O consumidor interessado passa por uma análise de crédito que varia de acordo com as políticas da instituição. Além disso, conforme o valor solicitado e número de parcelas, os juros podem variar.

No CDC, é possível antecipar as prestações do financiamento a qualquer momento, assim, se consegue descontos nos juros que a longo prazo chegam a taxas elevadas. Cada parcela da prestação é composta por uma fração do valor financiado e outra em taxas. O Banco Central é responsável por fixar as taxas de juros e fiscalizar as instituições que oferecem os empréstimos e financiamento.

As taxas e a facilidade para conseguir esse crédito podem variar conforme o banco ou instituição de crédito. Isso acontece por alguns motivos: tempo de correntista e finalidade do crédito. Algumas entidades têm modalidades e políticas de financiamento para compra de imóveis, carros ou pagamento de dívidas e financiamento estudantil. É importante pesquisar nos bancos e cooperativas quais são as políticas e modalidades de financiamento.

Como usar o CDC

O Crédito Direto ao Consumidor pode ser usado por pessoas físicas e jurídicas. É preciso fazer o pedido de liberação do crédito para um banco, instituição de crédito e para valores menores em algumas lojas. O tempo máximo para a quitação do financiamento vai depender das políticas da entidade, valor do empréstimo e a finalidade do crédito – terrenos, imóveis e veículos tem um tempo maior para pagamento.

Para se ter uma ideia, só para compra de veículos, em 2018, foram liberados 88 bilhões de reais através do CDC. De acordo com a Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras. O balanço se refere ao período de janeiro a setembro de 2018. O Crédito Direto ao Consumidor foi o modelo de financiamento em 98,5% dos casos, segundo a Associação.

É importante pesquisar quais instituições podem oferecer o Crédito Direto ao Consumidor e ficar atento às taxas de juros. Para não fazer uma escolha duvidosa, é importante pesquisar nos bancos e entidades de crédito as políticas e modalidades de financiamento disponíveis para CDC.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

193 artigos
Ações

FIIs

49 artigos
FIIs

Planilha Gratuito

Controle
SUAS
FINANçAS

Uma planilha 100% Gratuita para ajudar você a organizar as suas finanças!

Suno Black

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Aproveite os últimos dias para se tornar Suno Black e ter acesso a todas as nossas assinaturas em 1 único plano!

Suno Black

tudo.

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Aproveite os últimos dias para garantir a sua assinatura Suno Black e ter acesso a todo o conteúdo exclusivo Suno, com somente 1 assinatura!