contrato de gaveta
Por: Gabriela Mosmann

Contrato de gaveta: saiba o que é e quais são seus riscos

O contrato de gaveta é um instrumento muito utilizado em nosso país. Normalmente, compradores e vendedores acabam utilizando-o nas transações imobiliárias. No entanto, essa é um modelo de alto risco, que pode não ser benéfico para suas finanças pessoais.

Apesar de bastante utilizado, o contrato de gaveta não é um instrumento formal. E, por essa razão, é melhor evitá-lo para não haver nenhum problema futuro.

O que é o contrato de gaveta?

O contrato de gaveta é um contrato firmado entre comprador e vendedor na aquisição de um imóvel. Além desses dois indivíduos, esse tipo de acordo não envolve outras entidades.

Planilha da Vida Financeira

Coloque suas finanças em ordem! Baixe gratuitamente nossa planilha e aprenda a planejar todas as etapas da sua vida financeira da melhor forma!

Desse modo, o contrato de gaveta de imóvel é bastante usado quando o mesmo ainda não possui escritura definitiva. Por ser um documento informal, não existe um modelo de contrato de gaveta padronizado. Um exemplo são loteamentos irregulares, onde a área não está devidamente desmembrada.

Nesse caso, o proprietário do empreendimento faz contrato de gaveta com os compradores dos lotes até conseguir a regularização do empreendimento. No entanto, isso representa um grande risco para o comprador, mesmo para aquele que negocia sabendo o que é contrato de gaveta.

Como funciona um contrato de gaveta?

Um contrato convencional costuma ser registrado em um cartório imobiliário e as transferências relativas à propriedade do imóvel são documentadas nesse lugar. Caso ocorra algum problema relativo ao imóvel, os envolvidos podem recorrer aos registros realizados e verificar a legitimidade do responsável.

Isso não ocorre no contrato de gaveta. Como ele funciona como um compromisso entre vendedor e comprador, sem outra parte envolvida, como um cartório de registro de imóveis, ele não garante juridicamente a compra caso ocorra algum problema.

Tome-se como exemplo um comprador que adquiriu um lote de um empreendimento e fez um contrato de gaveta. Passados dez anos, o empreendedor não conseguiu desmembrar o imóvel, entrou em dívidas e seus bens foram para leilão. Inclusive o empreendimento. O comprador decide então despejar os moradores para fazer um parque aquático.

Controle de gastos

Apesar dos inquilinos terem pago pelo terreno, eles não têm como recorrer à Justiça. E, nesse caso, perderam ainda o valor gasto na construção da casa própria.

Quer organizar seu orçamento familiar? Conheça nossa planilha de orçamento familiar.

Considerações sobre os contratos de gaveta

É fato que é muito mais custoso comprar um imóvel regularizado e fazer o seu devido registro em cartório. Todavia, essa opção garante:

  • Segurança para o comprador;
  • Tranquilidade caso ocorra algum problema no futuro;
  • Maior respaldo jurídico.

Nesse sentido, antes de efetuar uma compra de um imóvel, é importante avaliar se ele está devidamente escriturado. Além disso, é importante avaliar se há algum impedimento na escritura do imóvel, como algum problema relativo ao penhor.

Outra recomendação é entrar em contato com um advogado para auxiliar durante esse processo de compra de imóvel e na elaboração de um contrato benéfico para ambas as partes envolvidas.

São cuidados como esse que irão garantir mais tranquilidade na vida do comprador, evitando transtornos que possam vir a colocar as sua poupança em xeque. Na maior parte das vezes, o caro hoje sai barato no futuro.

Gostou de saber mais sobre o contrato de gaveta? Deixe suas dúvidas nos comentários a seguir.

Telegram Suno
Gabriela Mosmann

Gabriela Mosmann é analista de investimentos na Suno Research. É economista, mestre e doutoranda em Finanças pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui também certificação CNPI.

1 comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Geraldo Elias do Amaral Pinto 10 de fevereiro de 2020

    No caso de um documento de contrato de gaveta exige uma procuração .

    Responder
Leia Mais...
Outras Seções

Ações

209 artigos
Ações

FIIs

53 artigos
FIIs

Planilha Gratuito

Controle
SUAS
FINANçAS

Uma planilha 100% Gratuita para ajudar você a organizar as suas finanças!

CORONAVÍRUS, PETRÓLEO, ECONOMIA E INVESTIMENTOS. VOCÊ JÁ SABE O QUE FAZER?​