consórcio-de-serviços
Por: Gabriela Mosmann

Consórcio de serviços: o que é e como essa modalidade funciona

É comum se deparar com opções de consórcio de bens de valor alto, como automóveis. Mas, apesar de ser menos popular, o mercado também oferece a opção de consórcio de serviços.

As regras para o consórcio de serviços e o de produtos são semelhantes. O que muda, na maior parte das vezes, é apenas o objeto a ser adquirido. Essa modalidade é uma alternativa para aquisição de serviços sem desorganizar as finanças pessoais.

O que é consórcio de serviços?

Consórcio de serviços é um tipo de financiamento no qual o cliente paga de forma parcelada por uma carta de crédito, que poderá ser utilizada na aquisição de serviços. No entanto, é preciso ser sorteado para poder fazer uso do documento. Esse sorteio deve acontecer no decorrer dos meses de contrato.

Planilha de Orçamento Familiar

Como anda a organização das suas contas? Baixe gratuitamente nossa planilha de Orçamento Familiar e melhore o planejamento financeiro da sua família!

Do modo como funciona o consórcio de serviços, os sorteios são realizados mensalmente e demandam “sorte” por parte do aplicador.

Outra forma de obter a carta de crédito é fazer lances por ela, referentes a antecipações de parcelas. Em geral, quem antecipar mais parcelas em seu lance ganha o leilão.

Porém, ainda que o indivíduo seja contemplado logo no início do seu contrato, ele deverá continuar pagando as parcelas acordadas em contrato. Isso, claro, se já não as tiver antecipado.

Principais usos deste recurso

Os usos deste recurso são variados. Afinal, o destino do dinheiro depende única e exclusivamente do que é acertado no contrato do consórcio.

Mas, em geral, há usos mais recorrentes para esse modelo, como consórcio de viagem e consórcio de cirurgia plástica. Outras opções são:

  • Casamentos;
  • Formaturas;
  • Cursos de nível superior (como graduação, mestrado e doutorado);
  • Reforma de imóveis;
  • Tratamentos odontológicos.

Ainda que estes sejam os principais consórcios de serviços, não são as únicas opções. Além disso, os consorciados podem conversar sobre o seu objetivo com a empresa de consórcio antes de fechar o contrato.

Quer planejar suas finanças no longo prazo? Baixe a planilha da vida financeira.

5 amostras gratuitas para você conhecer a Suno!

Vantagens e desvantagens do consórcio de serviços

Há quem diga que os brasileiros são ótimos em pagar boletos e péssimos em guardar dinheiro. As principais vantagens do consórcio de serviços se aplicam àqueles que se enquadram nesse estereótipo. Justamente por cada parcela ser paga em forma de boleto, esta opção obriga as pessoas a quitarem aquela dívida.

Outra vantagem está na possibilidade de pagar de forma parcelada por um serviço que não ofereceria esta opção.

Muitas vezes o consórcio é explicado como uma poupança forçada. No entanto, ao contrário da poupança, no consórcio não há rendimento (ainda que mínimo) do valor aplicado. Logo, o funcionamento das duas opções não é o mesmo.

E é a aplicação de taxas do consórcio de serviços que o deixa menos vantajoso do que uma série de outras aplicações.

A maioria dos contratos de consórcio não prevê a cobrança de juros, exceto em casos de atraso nos pagamentos. Porém, há sim a incidência de taxas, que é o que torna este serviço vantajoso para a instituição de crédito.

Foi possível saber mais sobre consórcio de serviços? Deixe suas dúvidas nos comentários a seguir.

Gabriela Mosmann

Gabriela Mosmann é analista de investimentos na Suno Research. É economista, mestre e doutoranda em Finanças pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui também certificação CNPI.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

209 artigos
Ações

FIIs

54 artigos
FIIs

Planilha Gratuito

Controle
SUAS
FINANçAS

Uma planilha 100% Gratuita para ajudar você a organizar as suas finanças!

CORONAVÍRUS, PETRÓLEO, ECONOMIA E INVESTIMENTOS. VOCÊ JÁ SABE O QUE FAZER?​