BolsaConhecimento

Conheça a importância do Canal Eletrônico do Investidor – CEI

By 5 de janeiro de 2018 No Comments

Para aqueles investidores que buscam estar bastante atentos quanto a sua carteira de investimentos, bem como a oficialização da custódia de seus ativos é imprescindível que esse aplicador tenha acesso ao CEI ou Canal Eletrônico do Investidor.

O CEI é um canal disponibilizado pela B3 para consultas online sobre as principais informações financeiras do seu portfólio de ativos. Achamos interessante pertinente que o canal eletrônico do investidor seja acessado de tempos em tempos para a verificação da veracidade dos seus investimentos.

Nos casos em que o investidor tenha conta em duas ou mais corretoras, através do CEI é possível verificar toda a custódia registrada por cada uma das respectivas corretoras.

Ainda que as principais corretoras de valores tenham um sistema bastante confiável a grande vantagem de acessar o canal eletrônico do investidor é a possibilidade de ter uma retaguarda em casos de fraudes que são possíveis de acontecer no ambiente virtual.

O que o investidor pode consultar através do CEI?

Através desse portal disponibilizado pela bolsa, é possível acessar diversas informações, como:

  • Saldo diário da conta e extrato mensal de custódia de ativos;
  • Saldo no mercado futuro;
  • Saldo no mercado de opções;
  • Saldo de ativos depositados para garantias de posições;
  • Aviso de movimentação, informe de rendimento e reembolso BTC;
  • Avisos de transferências;
  • Extrato de negociação de ativos;
  • Salto de títulos públicos.

Como acessar o Canal Eletrônico do Investidor

Para ter acesso à essa plataforma o investidor precisa apenas do seu CPF e uma senha de acesso, que é enviada por e-mail no momento da abertura de conta na B3. O procedimento é bem simples e se resume a 4 passos básicos:

  1. Acessar o site do CEI através desse link;
  2. Preencher o campo CPF/CNPJ;
  3. Inserir sua senha;
  4. Clicar em entrar.

Em caso de esquecimento da senha de acesso, é possível solicitar uma nova. Para fazer isso você irá precisar entrar no mesmo link de acesso à plataforma que colocamos acima, para depois seguir 4 passos:

  1. Clique em “Esqueci minha senha”. Dessa forma você irá ser direcionado para uma nova página;
  2. Nela, preencha seu CPF/CNPJ digitando o número que consta no seu documento;
  3. Depois disso clique no botão “Continuar”: Logo depois, o sistema irá identificar qual o meio de envio da sua nova senha, se será por email ou correios. Caso você tenha um email cadastrado no Canal Eletrônico do Investidor, o encaminhamento da senha será uma opção mais ágil.
  4. Clique em “Enviar Senha”: Dessa forma estará confirmado a mudança de senha, bem como o envio de uma nova, permitindo que você tenha acesso à sua plataforma individual.

Nos casos em que o investidor tem conta em mais de uma corretora ele poderá ter acesso a informações sobre sua custódia de investimentos através do tópico “menu de investimentos”. Após entrar na página você terá acesso às suas contas registradas em corretoras.

Conclusão

Pelo que foi dito, podemos constatar que o CEI é uma ferramenta de garante a informação do patrimônio do investidor fornecida pelo sistema integrado de ultima geração da bolsa de valores do Brasil. Qualquer informação oficial quanto a movimentação de ativos, em ultima instância, deve ser processado e informado pelo canal eletrônico do investidor para que tenha a sua veracidade comprovada.

 

 

Compartilhe a sua opinião

Tiago Reis

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.