buy side
Por: Tiago Reis

Buy side: entenda o papel do lado comprador no mercado financeiro

Dentro do mercado de investimentos, existe uma separação clara entre dois setores: o buy side e o sell side.

Nesse cenário, o termo buy side é muito utilizado para mencionar aquelas empresas que, efetivamente, administram recursos e possuem capacidade para tomar decisões de investimento para aplicar os mesmos.

O que é o buy side?

O buy side é um termo usado no mercado financeiro para se referir a instituições financeiras e agentes que atuam comprando e investindo em títulos, ativos e demais aplicações financeiras. Em português, buy side pode ser traduzido como o “lado da compra”.

Importante mencionar que o termo buy side é o oposto do sell side. Dessa forma, sabemos que os dois tipos de visão são essenciais para a formação de preços de um determinado título de valor mobiliário.

Valuation e precificação de ativos

Entendendo melhor o papel do buy side

Normalmente, os buy side é praticado pelas empresas que compram títulos e outros ativos para si mesmo ou para seus clientes. Diversas instituições podem ser classificadas dentro do buy side, tais como:

Por exemplo: as atividades de buy side normalmente são feitas internamente em um fundo de investimento ou um banco. Estas, portanto, fornecem pesquisas e recomendações exclusivamente para o benefício da carteira administrada pela própria empresa.

Sendo assim, o objetivo final de um analista classificado como “do lado da compra” é criar valor para a empresa da qual trabalha e consequentemente levar riqueza para os clientes da mesma.

Como de maneira geral, os grandes movimentos do mercado, tanto do lado da compra quanto da venda, tende a afetar o preço do título. Dessa forma, o investimento buy side só funcionará se a estratégia for mantida em segredo.

O que faz o analista buy side?

buy side

Os analistas empregados do lado da compra se envolvem na na análise financeira de empresas e no desenvolvimento de estratégias de investimento. Isso, consequentemente, pode levar a pesquisas profundas de mercado, o que também fomenta melhores tomadas de decisão.

Por exemplo: um analista buy side pode perceber, com base em um modelo financeiro, que o preço de um ativo é menor do que o de seus pares, mesmo que o desempenho desse ativo seja superior que os demais. Então, isso pode ser um grande indício que o preço desse ativo irá aumentar no curto ou médio prazo.

Além disso, esse analista também pode conversar diretamente com as empresas das quais têm interesse. Dessa forma,os analistas do lado da compra eles conseguem responder, de forma mais assertiva, à questão de saber se um determinado investimento é bom ou não.

10 livros que todo investidor deveria ler

Qual a diferença entre buy side e sell side?

Embora a função das duas áreas tenham muita semelhança , a diferença entre buy side e sell side é clara. O que diferencia as duas atividades é público final que faz uso das análises produzidas.

O sell side é uma atividade feita totalmente dentro da empresa. Já o trabalho do sell side é “vendido” como um produto para clientes externos a empresa.

Logo, as recomendações do buy side, geralmente, não ficam disponíveis para pessoas de fora da empresa. Ao contrário das recomendações do sell side, que são feitas para o público ou demais contratantes.

Dessa forma, pode-se dizer que a função do analista buy side é um elemento muito importante dentro mercado. Isso porque este trabalha em benefício próprio, tentando maximizar valor para a sua empresa e seus clientes sempre que possível.

O buy side pode utilizar diversas análises para formular a sua decisão. Para aprender mais sobre esse processo, baixe gratuitamente o nosso ebook “Aprenda como Analisar uma Ação” e entenda melhor como a avaliação de uma ação é feita pelos investidores.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

1 comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Tiago 8 de julho de 2019

    Muito bom o artigo. Só vi um pequeno erro no final: “O sell side é uma atividade feita totalmente internamente.”
    Acredito que o correto seria: “O buy side é uma atividade feita totalmente internamente.”

    Responder
Leia Mais...
Outras Seções

Ações

192 artigos
Ações

FIIs

48 artigos
FIIs

eBook Gratuito

Invista Como
Warren Bufeett

Aprenda a usar a estratégia do Value Investing, usada pelo maior investidor do mundo!

%d blogueiros gostam disto: