Acesso Rápido

    Boutique de investimentos: entenda o que faz esse tipo de empresa

    Boutique de investimentos: entenda o que faz esse tipo de empresa

    Dentro do mercado financeiro brasileiro, existem vários tipos de instituições e empresas diferentes. Entretanto, recentemente tem-se visto o crescimento de um tipo de empresa em específico: a boutique de investimentos.

    Isso acontece porque cada vez mais aumenta o número de pessoas que buscam uma boutique de investimentos em busca de aplicações e investimentos mais personalizados aos seus objetivos e necessidades.

    O que é uma boutique de investimentos?

    Boutique de investimentos (ou butique de investimentos) é um tipo de empresa que oferece assessoria financeira independente para investidores e clientes interessados em aplicações financeiras em geral.

    Por apresentarem uma abordagem mais próxima e personalizada aos seus clientes, normalmente cada boutique de investimentos foca em um tipo específico de produto. Entretanto, isso é feito sem deixar de oferecer as demais opções existentes no mercado.

    Em geral, os sócios ou presidentes das boutiques de investimento são pessoas com experiência prévia no mercado financeiro ou em atividades correlatas.

    Isso porque eles adquiriram conhecimentos em suas atividades anteriores, que lhes proporcionaram o know how necessário para abrir este tipo de empreendimento.

    Boutiques M&A

    Dentro desta modalidade de empresas há ainda as boutiques de M&A (Mergers and Acquisitions).

    Estas são especializadas em atender a grandes empresas, com serviços como captação de recursos, fusões entre empresas, bem como aquisições e vendas de outros negócios.

    Entretanto, por mais que elas atuem, na maioria dos casos, com grandes empresas, o serviço tem sido ofertado também para pequenos e médios negócios.

    O intuito, em geral, é ajudá-los a crescer, angariando fundos e auxiliando em transações complexas.

    Características das boutiques de investimento

    Quando uma pessoa aplica seu dinheiro por intermédio de um banco, ela fica presa a esta instituição financeira durante todo o período do título.

    Entretanto, ao aplicar seus recursos por meio de uma empresa de assessoria financeira independente, não há esse vínculo.

    Outra vantagem destas empresas está na aplicação de taxas menores do que as incorridas nas instituições bancárias.

    O que representa uma lucratividade maior chegando às mãos do investidor.

    É comum que sejam fechados planos com valores pagos mensalmente.

    Esses pacotes garantem a possibilidade de investimentos a qualquer momento e, normalmente, a oferta de uma assessoria financeira.

    O que avaliar em uma boutique de investimentos?

    Se a oferta é tão vasta, então como escolher qual é a melhor boutique de investimento?

    Este é um ponto importante, afinal estamos falando de dinheiro. Mas a resposta, obviamente, está no que o indivíduo procura.

    O primeiro passo é focar em segurança. Ter certeza de que trata-se de uma empresa idônea e não de um golpe.

    Uma boa dica é conversar com clientes da empresa em questão para saber diretamente do consumidor qual foi a sua experiência com o negócio.

    Além disso, é possível verificar a existência do CNPJ junto à Receita Federal, além do registro de instituição financeira junto as autoridades e órgãos reguladores da área.

    Em seguida, conheça os produtos financeiros com os quais a empresa trabalha. A expertise é fundamental neste ramo de atuação.

    Logo, não faz sentido buscar grande retorno financeiro e procurar uma boutique financeira que trabalhe focada em Tesouro Direto.

    O próximo passo é conhecer a empresa. Conversar com os profissionais que atuam ali, de preferência seja presencialmente. Após esta análise, é possível decidir se contrata a empresa ou não.

    Mas uma coisa é certa: para quem não tem experiência com o mercado financeiro, investir sem a assessoria adequada é praticamente garantia de perda de dinheiro.

    Por isso, vale a pena conhecer o serviço de acompanhamento oferecido pela Suno Research, que ouve o que o cliente procura e levanta seu perfil para então traçar uma estratégia.

    Desta forma, é possível ter bons resultados com o trabalho de uma boutique de investimentos.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *