boleto vencido
Por: Gabriela Mosmann

Boleto vencido: entenda o que mudou com as novas regras

O boleto vencido é um vilão na vida financeira das pessoas. Além da dificuldade em pagá-lo, os juros e multas gerados acabam desorganizando as finanças pessoais e colocando muitas famílias em aperto.

E, apesar da implantação das novas regras do boleto vencido, que facilitam a regularização de pagamentos em aberto, é importante evitar o atraso das contas para manter um bom orçamento familiar.

O que é boleto vencido?

O boleto vencido é um documento de cobrança bancária cujo débito ainda se encontra em aberto. Ele é geralmente emitido por empresas, e tem como devedor uma pessoa física. Pode ser usado tanto para pagamentos a prazo como em compras à vista.

Planilha de Controle de Gastos

Não perca o controle das suas finanças! Baixe nossa planilha gratuita de controle de gastos e organize melhor toda a sua vida financeira!

Até pouco tempo atrás, quando um boleto vencia, ele somente poderia ser pago na instituição emissora. A partir de Julho de 2018 a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) criou uma nova plataforma de cobrança com novas regras para pagar boleto vencido.

Dessa maneira, pagar boleto atrasado ficou mais fácil. A partir de Outubro de 2018, boletos vencidos de qualquer valor já puderam ser pagos em qualquer instituição bancária.

O novo sistema tem a capacidade de atualizar boleto desde que o mesmo esteja cadastrado nele. Caso contrário, o devedor necessita procurar a empresa credora para regularizar a dívida.

Sendo assim, pagar boleto vencido ficou mais fácil. Pois qualquer pessoa pode quitá-lo em qualquer instituição bancária, sem que para isso precise atualizar o boleto no site do banco credor antes.

Pagamento do boleto vencido

De acordo com as novas regras da Febraban, os boletos podem ser pagos em atraso em qualquer instituição bancária. Os juros do boleto vencido bem como a multa do boleto vencido são calculados no momento do pagamento.

Entretanto, apesar da facilidade para quitar boleto é importante entender que essa é uma opção para último caso. Isso porque, muitas vezes, os juros são bastante salgados e podem atrapalhar o planejamento financeiro do pagador.

Está precisando melhorar o controle dos seus gastos? Baixe a planilha de controle de gastos da Suno Research.

Planilha Vida Financeira

Nesse sentido, evitar contas em atraso ajuda na organização financeira. Pegamos como exemplo um boleto no valor de R$ 1000,00 com multa de 2% e juros de mora de 1% ao mês, por  conta do atraso. Um atraso de 10 dias no pagamento dessa conta poderia causar um aumento significativo no valor. Utilizando os números de referência anteriores, o valor total do boleto vencido será de aproximadamente R$ 1023,00.

Como evitar o vencimento do boleto

Para evitar o pagamento de multas, é necessário estar atento às datas de vencimento desses documentos. Caso haja, portanto, uma diferença de dias entre o vencimento do boleto e o recebimento do salário, é importante procurar a empresa credora e renegociar o vencimento ao invés de ficar pagando o boleto atrasado.

Outra estratégia interessante para evitar esse tipo de situação é realizar é o agendamento de pagamento. Isso pode ser realizado no momento de recebimento do boleto. Existem funções no internet banking que realizam esse tipo de serviço e podem auxiliar no cumprimento dos prazos estabelecidos.

Gostou de saber um pouco mais sobre as novas regras do boleto vencido? Deixe sua opinião e sugestão nos comentários.

Gabriela Mosmann

Gabriela Mosmann é analista de investimentos na Suno Research. É economista, mestre e doutoranda em Finanças pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui também certificação CNPI.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

205 artigos
Ações

FIIs

52 artigos
FIIs

FALTAM POUCOS

DIAS PARA A

DIAS
 HOR
 MIN
 SEG

INSCREVA-SE E TENHA ACESSO À OFERTAS IMPERDÍVEIS!