Acesso Rápido

    Basis Points: entenda o que é e como funciona esse indicador

    Basis Points: entenda o que é e como funciona esse indicador

    Entender o significado de Basis Points é fundamental para quem deseja operar, ou já opera no mercado financeiro.

    Por meio do Basis Points, é possível usar essa unidade de medida para saber as alterações na Taxa Selic, bem como compará-la com outras taxas do mercado.

    O que é o Basis Points?

    Basis Points significa ponto base, sendo uma unidade de medida usada pelo mercado financeiro. Ela tem como objetivo apresentar variações em pontos percentuais das taxas de indicadores e ativos financeiros.

    Essa unidade de medida também pode ser chamada de BPS. Resumidamente, ela aponta variações como: alterações nas taxas de juros, comparação entre diversas taxas de juros, medição de risco sobre as taxas, indicadores de ações e rentabilidade de títulos de renda fixa de maneira bastante detalhada.

    O valor do BPS deverá ser sempre equivalente a 0,01%, pois essa é a menor parte dos pontos percentuais. Sendo que essa convenção permite visualizar de maneira mais clara as oscilações de mercado usando esse método.

    Para exemplificar o que significa bps pense na seguinte situação: um título cuja rentabilidade era de 5,12% ao ano. Essa rentabilidade passou para 5,18% ao ano. Ao invés de falar que esse título teve um aumento de 0,06% em sua aplicação, devemos dizer que o título teve um aumento de 6 basis points.

    Sendo assim, há quem diga que o BPS é uma medida universal, pois independente do investimento analisado, ele se mantém sempre igual e absoluto.

    Qual a importância do Basis Points?

    A importância desse medidor, a julgar pelo significado do bps, consiste em uniformizar dados, principalmente diante de uma notícia do mercado financeiro como um novo corte na taxa de juros pelo COPOM.

    Para ficar ainda mais claro sobre o que é bps na prática e como se dá a sua aplicação no dia a dia do mercado financeiro, vamos tomar como exemplo uma notícia que apresenta essa unidade de medida:

    “Grande parte dos analistas acreditam em um corte de 0,5 ponto, todavia a precificação na curva de juros é de uma redução de 39 pontos percentuais, significando que a maioria dos operadores acredita que a taxa se moverá para baixo. Sendo assim, uma movimentação de 50 bps pode levar os operadores a vislumbrar um ciclo de corte de até 200 bps.”

    Desse modo, é possível notar que os dados ficam mais fáceis de serem acompanhados, visto que se tornaram uniformizados.

    Quer aprender a investir em fundos imobiliários? Baixe agora mesmo o nosso E-book investindo em fiis.

    Qual a diferença entre bps e aumento percentual?

    Quando falamos em variação de taxas, é preciso deixar claro que há uma diferença entre o uso do basis points e o aumento percentual.

    Se uma taxa de juros subiu de 4% para 4,4% podemos dizer que houve um aumento de 40 basis points, quando utilizamos esse indicador. Contudo, o aumento percentual da taxa foi de 10%. Sendo assim, a taxa subiu 40 bps e teve um aumento percentual de 10%.

    Foi possível compreender o que é basis points? Deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe essa artigo com seus amigos nas redes sociais.

     

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *