Associações de poupança e empréstimo
Por: Gabriela Mosmann

Entenda o que são as Associações de Poupança e Empréstimo (APEs)

O mercado financeiro do Brasil é complexo, contando com várias figuras e modalidades diferentes. Entre elas, estão as Associações de Poupança e Empréstimo (APEs).

Presente no mercado imobiliário, as Associações de Poupança e Empréstimo não são uma novidade no mercado. Pelo contrário, sua criação no ambiente legal já tem mais de 50 anos de história.

O que são as Associações de Poupança e Empréstimo?

Associações de Poupança e Empréstimo (APEs) são organizações da sociedade civil que visam facilitar o acesso a crédito dos seus associados através da oferta de financiamentos imobiliários. Além disso, elas promovem um incentivo às aplicações em contas poupança.

Na prática, são sociedades de crédito imobiliário. Por isso, são conhecidas por tornar a realização do sonho da casa própria mais fácil aos seus associados.

Planilha de Controle de Gastos

Não perca o controle das suas finanças! Baixe nossa planilha gratuita de controle de gastos e organize melhor toda a sua vida financeira!

Como funcionam as APEs?

É importante destacar que as APEs não são instituições financeiras. Elas integram o Sistema Financeiro da Habitação (SFH) e o Sistema Brasileira de Poupança e Empréstimo (SBPE).

Esta figura jurídica foi criada pelo Decreto-Lei nº 70, de 21 de novembro de 1966. Sua atuação na época era focada em um âmbito regional. Porém, por pertencerem ao sistema financeiro do Brasil, ela precisa atender também às normas do Banco Central e do Conselho Monetário Nacional.

Por não ser uma instituição financeira, há basicamente duas formas de participar de uma associação de poupança e empréstimo. A primeira é obtendo um financiamento. A segunda é depositando o seu dinheiro nela.

Quem optar pela segunda vertente se tornará associado da instituição. Logo, recebe dividendos ao invés de rendimentos.

O Banco Central estabelece que estas associações tenham apenas cinco formas de captar recursos para fornecer os seus financiamentos imobiliários. São elas:

Contabilidade para Investidores

Mudanças naa Associações de Poupança e Empréstimos

O sistema financeiro cresceu e mudou consideravelmente ao longo dos últimos 50 anos. Como consequência disso, as APEs foram perdendo espaço no mercado ao ponto de quase serem extintas.

Tanto que a uma das poucas APEs que ainda atua no mercado é a Poupex (Associação de Poupança e Empréstimo), que é administrada pelo Banco do Brasil (BBAS3). Além disso, esta é uma instituição sem fins lucrativos.

Esta figura jurídica foi criada em 1980, por meio da Lei 6.855, que traz em seu texto as regulamentações necessárias para a sua constituição.

Por definição, a Poupex tem um funcionamento similar ao da poupança ouro. O rendimento é o mesmo às duas operações. A principal diferença entre poupança e Poupex está justamente no incentivo ao mercado imobiliário, tradicional de uma APE.

Além disso, o saldo do Poupex gera pontos que podem auxiliar na redução de juros ou mesmo na amortização de um financiamento imobiliário feito com a associação. O que o faz ter certas vantagens em um simulador imobiliário.

Porém, enquanto investimento, esta provavelmente não é a melhor forma de aplicar recursos. Há dezenas de formas mais vantajosas para quem busca rendimentos mais sólidos.

Foi possível saber mais sobre Associações de Poupança e Empréstimo? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

Telegram Suno
Gabriela Mosmann

Gabriela Mosmann é analista de investimentos na Suno Research. É economista, mestre e doutoranda em Finanças pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui também certificação CNPI.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

208 artigos
Ações

FIIs

58 artigos
FIIs
profit (1)

Planilha Gratuito

Controle
SUAS
FINANçAS

Uma planilha 100% Gratuita para ajudar você a organizar as suas finanças!

Group 285

NÃO VÁ EMBORA AINDA..

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!