Por: Tiago Reis

Análise de risco: entenda a sua importância na avaliação de um negócio

A análise de risco é o processo do qual se avalia a probabilidade de ocorrência de um evento potencialmente adverso nos resultados de uma companhia.

Desse modo, podemos dizer que a análise de risco é o estudo da incerteza inerente a um negócio específico, tais como futuras inadimplências, variações dos juros da dívida, ações judiciais, entre outras.

Geralmente o profissional analista de risco trabalha em conjunto com estatísticos e gestores de modo à sempre tentar prevenir futuros acontecimentos indesejáveis à companhia.

Na realidade o grande objetivo de analisar os potenciais riscos financeiros de um negócio é auxiliar na tomada de decisões por parte dos gestores da companhia no sentido de criar planos que minimizem os impactos que as variáveis negativas podem fazer nas contas da empresa.

 Afinal, o que são os riscos financeiros?

Afinal, o que são os riscos financeiros?

Os riscos financeiros de um negócio podem ser dos mais variados tipos. Geralmente eles costumam ter origem na má administração do fluxo de caixa de uma companhia bem como na formatação de uma estrutura de capital não condizente com a mesma.

A seguir, listamos uma série de potenciais riscos financeiros que podem atingir praticamente qualquer companhia atualmente:

  • Estrutura de capital inadequada, especialmente quando o endividamento é permanentemente elevado;
  • Alta exposição dos resultados ao mercado de câmbio, do qual costuma ser bastante imprevisível;
  • Variações nas taxas de juros, das quais podem afetar diretamente as despesas financeiras da empresa;
  • Má administração do capital de giro;
  • Decisões equivocadas devido a uma leitura incorreta dos fatos analisados.

Na enorme maioria das empresas, os riscos mais comuns que costumam acometer os resultados da companhia são os de origens operacionais e de liquidez.

Os riscos operacionais se dão muito por conta da má administração de estoques, defeitos em equipamentos por falta de manutenção preventiva nos mesmos, e até baixa qualificação dos funcionários lotados em funções táticas e estratégicas da companhia.

Já os riscos de liquidez correspondem àqueles que têm origem na má gestão do fluxo de caixa. Muitas vezes eles acontecem por conta de valores a receber com prazos que não condizem com as obrigações que a empresa tem com os seus fornecedores.

Análise quantitativa e qualitativa do risco

Análise quantitativa e qualitativa do risco

A análise de risco normalmente pode ser feita de duas formas distintas: a análise quantitativa e a análise qualitativa de risco.

Na análise quantitativa, constrói-se um modelo de risco lançando mão de ferramentas estatísticas de simulação de determinadas situações.

É muito importante que nesse calculo sejam lançados variáveis aleatórias e que seja feito de maneira bastante realista para que o resultado possa ser o mais aproximado de possíveis adversidades que possam acontecer.

Já na vertente qualitativa, o analista de risco irá identificar e definir as incertezas inerentes ao negócio de maneira escrita, sempre avaliando a extensão do impacto e propondo medidas de correção para uma eventual necessidade caso elas aconteçam.

Praticamente todas as grandes empresas necessitam de uma avaliação dos riscos de seu negócio, especialmente aquelas ligadas ao mercado financeiro, onde a avaliação estatística deve estar presente de forma contínua e abrangente.

Desse modo, podemos concluir que a análise de risco é um fator fundamental para ser levado em consideração pelo management de uma companhia, pois fatos inesperados e adversos podem sempre acontecer, sendo extremamente importante estar preparado para os mesmos.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

210 artigos
Ações

FIIs

54 artigos
FIIs
kisspng-warren-buffett-business-stock-nebraska-sales-warren-buffett-5b5ea4d6586671.9006389715329292383621

eBook Gratuito

Invista Como
Warren Buffett

Aprenda a usar a estratégia do Value Investing, usada pelo maior investidor do mundo!