Acesso Rápido

    Agentes do mercado financeiro: saiba quem são os principais

    Agentes do mercado financeiro: saiba quem são os principais

    Todo mercado é formado por várias entidades, empresas e participantes que, dentro dele, desempenham papeis específicos para o seu funcionamento. como os agentes do mercado.

    Quem ainda está conhecendo o mercado de capitais pode não estar familiarizado com todas as entidades que atuam como agentes do mercado.

    O que são agentes do mercado?

    Agentes de mercado são as instituições e participantes, sejam públicos ou privados, que desempenham que atuam de alguma forma nos investimentos, negociações e atividades do mercado financeiro.

    A maioria destes agentes do mercado financeiro são bastante conhecidos, até mesmo por quem não atua em tal segmento.

    E-book: Comece a Investir na Bolsa

    Comece a investir! Saiba tudo que você precisa saber para dar os seus primeiros passos na Bolsa com o nosso Manual Gratuito do Investidor Iniciante!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Quem são os agentes do mercado no Brasil?

    O sistema financeiro e mercado de capitais brasileiro conta com uma estrutura própria, construída ao longo dos anos para dar maior segurança e estabilidade, dentro do possível, a este segmento.

    No Brasil, estes agentes são:

    Banco Central

    O Banco Central do Brasil (Bacen) é responsável por estabelecer a política monetária do país, criando regras e também administrando as reservas financeiras da nação.

    Comissão de Valores Mobiliários (CVM)

    A CVM, por sua vez, é quem regula o mercado de capitais, criando regras e determinando o que pode ou não ser feito ali pelos demais agentes do mercado. Além de fiscalizar o cumprimento destas determinações por instituições e mercados financeiros.

    Conselho Monetário Nacional (CMN)

    O CMN, por sua vez, é o principal órgão regulador do sistema financeiro, uma vez que cabe a ele normatizar o mercado como um todo, criando e supervisionando as regras da economia do Brasil.

    Ele é formado pelo ministro da Economia, que o preside; o presidente do Banco Central; e o secretário Especial de Fazenda do Ministério da Economia.

    Sua composição foi alterada em 2019, após a unificação dos ministérios da Fazenda e do Planejamento no Ministério da Economia.

    Bolsa de Valores

    A bolsa de valores é o ambiente no qual ocorrem as negociações de papéis dentro do mercado de capitais, sendo a principal delas, no Brasil, a B3.

    Instituições Financeiras

    Já as instituições financeiras são os bancos e corretoras de valores, que funcionam como intermediários no processo de compra e venda de papéis e ofertam uma série de outros serviços financeiros.

    Fundos de Investimento

    Os fundos de investimentos são sociedades criadas com o objetivo de fazer aplicações financeiras para, com isso, obter o melhor rendimento possível. Um bom exemplo disso são os fundos imobiliários.

    Emissores de títulos

    Já os emissores de títulos são as empresas e entidades que ofertam seus papeis no mercado.

    Pessoa Física

    Por fim, a pessoa física costuma atuar como operador do mercado financeiro, trabalhando nas mesas de negociação, onde ocorrem as compras e vendas de papeis.

    Se você tem dúvida sobre os agentes do mercado ou aspecto específico deste segmento, deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *