Acesso Rápido

    Agente de crédito: o que é e como ele atua no mercado de crédito?

    Agente de crédito: o que é e como ele atua no mercado de crédito?

    As empresas muitas vezes precisam recorrer a empréstimos para conseguirem investir, aumentar o faturamento e, assim, o lucro líquido do negócio. Para auxiliar neste processo, há um profissional conhecido como agente de crédito.

    O agente de crédito atende nas mais diversas instituições financeiras do país, no setor de mercado de crédito.

    O que é um agente de crédito?

    O agente de crédito é o profissional que atua no processo de financiamentos. Isto é, ele auxilia na concessão de crédito para empresas e pessoas. Além disso, o profissional de crédito também pode trabalhar no setor de cobranças de instituições financeiras.

    O agente de crédito pode exercer algumas horas atividades que envolvem o mercado de crédito. Por exemplo, uma das funções do profissional é também estudar maneiras e planos dos clientes de pagarem financiamentos.

    O profissional de crédito no Brasil

    O agente de crédito foi reconhecido como profissão em 2009, pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O Banco Central tornou obrigatório que o profissional tivesse um certificado para intermediar a liberação de crédito.

    Desde 2014, a certificação é feita para evitar problemas e erros ao Sistema Financeiro Nacional.

    Os profissionais que fazem o intermédio no mercado de crédito podem ter funções como:

    O agente de crédito pode representar uma única instituição financeira ou trabalhar de forma autônoma. Os profissionais costumam ter uma renda fixa e receber uma comissão conforme as metas da empresa ou cooperativa de crédito.

    Para saber mais sobre a importância e a atuação desse profissional e demais agentes do mercado financeiro, se inscreva no Whatsapp da Suno e receba boletins com informações do cenário econômico nacional e internacional gratuitamente.

    Importância no crédito para as empresas

    Pequenas e médias empresas, muitas vezes, precisam recorrer a financiamentos e empréstimos para aumentarem a produção e assim crescerem. O agente financeiro têm um papel importante para essas empresas.

    O empréstimo e financiamento para pequenos e médios negócios é um setor que tem crescido no mercado de crédito. As instituições têm criado estratégias para atrair as empresas.

    O agente de crédito auxilia na elaboração de planos viáveis para o pagamento dos empréstimos. Além disso, aponta as melhores opções de crédito para empreendedores.

    A orientação é uma das principais funções do profissional. Isso porque o profissional precisa apresentar de forma clara as responsabilidades de cada opção de crédito.

    A importância de um consultor para o mercado de crédito e para o crescimento de empresas de pequeno e médio porte.

    Funções do agente de crédito para empreendedorismo

    O profissional de crédito pode ir além de intermediar a liberação de crédito. Há instituições financeiras que o agente de crédito participa da elaboração do plano de vendas do cliente, reuniões e da rotina da empresa.

    Esse processo acontece porque muitas vezes pequenas e médias empresas novas têm dificuldade de comprovar garantias.

    Por isso, o consultor financeiro se envolve para saber a realidade da empresa e apresentar a melhor forma de conseguir os recursos com taxas de juros adequadas.

    O agente de crédito faz uma consultoria para os clientes. O profissional entende não só do mercado financeiro, como também de empreendedorismo.

     

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    3 comentários

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Rodolfo Barros 4 de outubro de 2019

      Ótimo conteúdo. Eu que trabalho no ramo de agente de crédito desde 2012 não sabia que poderia operar com essas diversificações que você listou. Só complementado o conteúdo, para ser agente de crédito é preciso tirar certificações como a ANEPS ou a FEBRABAN, a Aneps é um pouco mais fácil de tirar e pode-se operar com crédito consignado, crédito imobiliário, CDC, crédito agrícola, já a certificação FEBRABAN é mais para quem opera dentro de agencias bancarias.

      Salario varia de R$1200,00 a R$15.000,00 somando comissões extras se for trabalhar para terceiros, já se for montar escritorio empresa varia conforme a quantidade de clientes e o ganho é por comissão. Abraços.

      Responder
      • Suno Research 4 de outubro de 2019

        Obrigado pelas informações!

        Responder
      • mariana 2 de fevereiro de 2020

        como me torno agente de credito?

        Responder