agente de crédito
Por: Tiago Reis

Agente de crédito: o que é e como ele atua no mercado de crédito?

As empresas muitas vezes precisam recorrer a empréstimos para conseguirem investir, aumentar o faturamento e, assim, o lucro líquido do negócio. Para auxiliar neste processo, há um profissional conhecido como agente de crédito.

O agente de crédito atende nas mais diversas instituições financeiras do país, no setor de mercado de crédito.

O que é um agente de crédito?

O agente de crédito é o profissional que atua no processo de financiamentos. Isto é, ele auxilia na concessão de crédito para empresas e pessoas. Além disso, o profissional de crédito também pode trabalhar no setor de cobranças de instituições financeiras.

O agente de crédito pode exercer algumas horas atividades que envolvem o mercado de crédito. Por exemplo, uma das funções do profissional é também estudar maneiras e planos dos clientes de pagarem financiamentos.

O profissional de crédito no Brasil

O agente de crédito foi reconhecido como profissão em 2009, pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O Banco Central tornou obrigatório que o profissional tivesse um certificado para intermediar a liberação de crédito.

Desde 2014, a certificação é feita para evitar problemas e erros ao Sistema Financeiro Nacional.

Os profissionais que fazem o intermédio no mercado de crédito podem ter funções como:

Planilha Vida Financeira

O agente de crédito pode representar uma única instituição financeira ou trabalhar de forma autônoma. Os profissionais costumam ter uma renda fixa e receber uma comissão conforme as metas da empresa ou cooperativa de crédito.

Para saber mais sobre a importância e a atuação desse profissional e demais agentes do mercado financeiro, se inscreva no Whatsapp da Suno e receba boletins com informações do cenário econômico nacional e internacional gratuitamente.

Importância no crédito para as empresas

Pequenas e médias empresas, muitas vezes, precisam recorrer a financiamentos e empréstimos para aumentarem a produção e assim crescerem. O agente financeiro têm um papel importante para essas empresas.

O empréstimo e financiamento para pequenos e médios negócios é um setor que tem crescido no mercado de crédito. As instituições têm criado estratégias para atrair as empresas.

O agente de crédito auxilia na elaboração de planos viáveis para o pagamento dos empréstimos. Além disso, aponta as melhores opções de crédito para empreendedores.

A orientação é uma das principais funções do profissional. Isso porque o profissional precisa apresentar de forma clara as responsabilidades de cada opção de crédito.

A importância de um consultor para o mercado de crédito e para o crescimento de empresas de pequeno e médio porte.

Funções do agente de crédito para empreendedorismo

O profissional de crédito pode ir além de intermediar a liberação de crédito. Há instituições financeiras que o agente de crédito participa da elaboração do plano de vendas do cliente, reuniões e da rotina da empresa.

Valuation e precificação de ativos

Esse processo acontece porque muitas vezes pequenas e médias empresas novas têm dificuldade de comprovar garantias.

Por isso, o consultor financeiro se envolve para saber a realidade da empresa e apresentar a melhor forma de conseguir os recursos com taxas de juros adequadas.

O agente de crédito faz uma consultoria para os clientes. O profissional entende não só do mercado financeiro, como também de empreendedorismo.

 

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

3 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Rodolfo Barros 4 de outubro de 2019

    Ótimo conteúdo. Eu que trabalho no ramo de agente de crédito desde 2012 não sabia que poderia operar com essas diversificações que você listou. Só complementado o conteúdo, para ser agente de crédito é preciso tirar certificações como a ANEPS ou a FEBRABAN, a Aneps é um pouco mais fácil de tirar e pode-se operar com crédito consignado, crédito imobiliário, CDC, crédito agrícola, já a certificação FEBRABAN é mais para quem opera dentro de agencias bancarias.

    Salario varia de R$1200,00 a R$15.000,00 somando comissões extras se for trabalhar para terceiros, já se for montar escritorio empresa varia conforme a quantidade de clientes e o ganho é por comissão. Abraços.

    Responder
    • Suno Research 4 de outubro de 2019

      Obrigado pelas informações!

      Responder
    • mariana 2 de fevereiro de 2020

      como me torno agente de credito?

      Responder
Leia Mais...
Outras Seções

Ações

207 artigos
Ações

FIIs

56 artigos
FIIs
profit (1)

Planilha Gratuito

Controle
SUAS
FINANçAS

Uma planilha 100% Gratuita para ajudar você a organizar as suas finanças!

Group 285

NÃO VÁ EMBORA AINDA..

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!