Acesso Rápido

    ADX: o que é e como funciona o Average Directional Index?

    ADX: o que é e como funciona o Average Directional Index?

    ADX é um indicador usado em análise técnica. Essa abordagem é altamente arriscada, pois busca prever movimentos de preços no mercado financeiro.

    O ADX tem como objetivo indicar a relação entre operações de compradores e vendedores de um ativo.

    O que é ADX?

    ADX é a sigla para Average Direcional Index, que é uma ferramenta da análise técnica que trabalha com polaridades negativas e positivas. Também conhecido por índice de movimento direcional. Seu objetivo é determinar a força de tendência e as sinalizações das movimentações futuras dos preços.

    Dentro da análise gráfica, existem indicadores com inserções de diferentes objetivos. O ADX procura a força de movimento do mercado. Normalmente, ele é inserido e calculado nas plataformas de negociação automaticamente.

    Mas existem indicadores para identificar volumes, variações de preços, máximas e mínimas. Lembramos que indicadores técnicos são falhos, pois transcrevem leituras de preços anteriores. E a dinâmica do mercado é algo impossível de prever.

    O ADX foi desenvolvido por J. Welles Wilder Jr., engenheiro mecânico americano adepto da análise técnica. O ideal por trás desse indicador é interpretar a dinâmica, ou seja a movimentação do mercado. Para isso, Welles Wilder procurou uma fórmula para captar as diferenças entre as máximas e as mínimas dos ativos.

    Como o ADX funciona?

    A fórmula do adx compreende as variações do movimento direcional. Welles Wilder classificou as direções como:

    • Positivas ou + DI
    • Negativas ou –DI

    O cálculo do ADX é sobre a métrica abaixo:

    • ADX =  MA [((+DI) – (-DI)) / ((+DI) + (-DI))] x 100

    Onde:

    • + DI – indicador da direção positiva
    • – DI – indicador da direção negativa

    Abaixo, uma imagem de como funciona automaticamente em uma plataforma do mercado:

    ADX: configurado período 14 (linha vermelha)

    + DI: indicador da direção positiva (linha verde)

    – DI: indicador da direção negativa (linha rosa clara)

    O indicador refletirá a força da tendência fazendo curvas. Na filosofia de análise gráfica, a métrica é calculada para que os valores sejam maiores que 25 ou menores que 20 para identificar a força da tendência. Para analisar essa ferramenta, é importante dirigir-se pelas direções +DI ou –DI.

    O índice ADX maior que 25 sinaliza uma tendência de alta ou crescente. Já valores abaixo de 20 indicam o enfraquecimento da tendência.

    Quer aprender a analisar uma ação? Baixe o e-book da Suno que ajuda a entender esses papéis.

    Teoria sobre tendência

    A força da tendência é indicada pelo ADX. Por exemplo, se +DI (linha verde) estiver cruzando para cima, o –DI (linha rosa) é sinal predominante da força dos compradores. Isso se for compreendido que o +DI está crescendo sobre –DI.

    O inverso também funciona: com o –DI (linha rosa) cruzando o + DI (linha verde) seria uma sinalização da força dos vendedores. Essa é uma análise que busca prever a dinâmica dos preços e movimento do mercado.

    Como citado, as curvas refletem a força. Para que a tendência seja detectada, seria preciso que o indicador marcasse sempre mais de 22 pontos. Já a queda para baixo de 22 indicaria o enfraquecimento da força.

    Nos 20 pontos, tem-se a ausência total da tendência, ou seja, uma movimentação lateralizada do mercado. Também conhecida como neutralidade das forças de compradores e vendedores.

    Por fim, como qualquer outro indicador o ADX pode ser configurado por períodos ou editado na plataforma. Os cálculos em cima das direções positivas ou negativas fazem parte da analise dinâmica e são usados com outras técnicas na análise técnica.

    Foi possível saber mais sobre ADX? Deixe seus comentários abaixo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    1 comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Luciano 8 de julho de 2020

      Muito bom conteúdo, explicativo e muito simples de entender.
      Parabéns!!

      Responder