ABVCAP

No mundo dos investimentos existem basicamente duas maneiras de se investir em empresas. Sendo credor da dívida de uma companhia – investindo em títulos emitidos por ela – ou sendo acionista. No entanto, é possível ser acionista de empresas com capital aberto, por meio de ações, ou de capital fechado com investimento em Private Equtity. De fato, a associação desse tipo de investimento no Brasil é a ABVCAP.

A Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP) existe desde 2000. Possui sede em São Paulo e no Rio de Janeiro.

A ABVCAP é uma entidade sem fins lucrativos que visa o desenvolvimento de atividades de investimento de longo prazo em empresas no país, denominadas de Private Equity, Venture Capital e Seed Capital. Dessa forma, a associação tem como principal objetivo buscar políticas de fomento a esses investimentos no país.

Para entender melhor o que a associação representa é preciso entender um pouco sobre a indústria de private equity e venture capital.

O que é Private Equity?

Esse tipo de investimento visa comprar participação em empresas com alto potencial de crescimento e rentabilidade. E faz isso através da aquisição de ações ou de outros valores mobiliários, com o objetivo de longo prazo. Na grande maioria das vezes essas empresas possuem capital fechado.

Em geral, o investidor se torna um sócio relevante da empresa e a auxilia na sua gestão e estratégia para ter um crescimento acelerado. Quando atinge o objetivo de desenvolvimento ela ganha valor de mercado e o investidor vende a sua participação.

Assim, obtém a sua rentabilidade com o investimento. Geralmente, a venda de participação acontece com um IPO ou a outra empresa estratégica do mesmo setor.

É importante dizer que, por serem empresas de capital fechado, esse tipo de aplicação não possui liquidez. Além disso, possui alto risco, e a empresa pode falir durante o processo.

No entanto, a indústria de Private Equity é essencial para o desenvolvimento das empresas em um país e para o mercado de capitais. Por isso, fomentá-la é extremamente importante e a ABVCAP trabalha nesse sentido.

Objetivos da ABVCAP

ABVCAP

A ABVCAP divulga ao mercado que seus objetivos são: aprimorar as várias frentes de investimento de longo prazo no Brasil – seguindo as práticas internacionais – e promover a integração estratégica no mercado de capitais.

A associação também se propõe a estimular o networking no setor, estudos e pesquisas na área, além da promoção de boas práticas e interação com entidades similares.

Para fazer isso, ela possui conselhos deliberativos e consultivos e membros honorários, e possui os seguintes comitês:

  • Comitê de Infraestrutura
  • Comitê de Investidores
  • Comitê de Regulamentação
  • Comitê de Venture Capital
  • Comitê Institucional
  • GT ABVCAP-ANDE de Investimentos de Impacto
  • Núcleo de Conhecimento

A associação possui diversos membros que estão diretamente ligados a atividade de Private Equity e Venture Capital.

  • Membros Efetivos: gestores de investimentos com fundos locais ou internacionais e corporações que possuam alocação de recursos aplicados no modelo Venture Capital e Private Equity. Os Membros Efetivos têm liderança no direcionamento da entidade, com representatividade superior às demais categorias na formação de seu órgão principal, o Conselho Deliberativo.
  • Membros Pré-Efetivos: Novas gestoras de recursos em processo de captação de seu primeiro fundo.
  • Membros Associados: Pessoas jurídicas que atuam, direta ou indiretamente, no setor de capital empreendedor.
  • Membros Individuais: Profissionais com experiências relacionadas ao mercado de capitais e às atividades típicas descritas para as quatro categorias acima.
  • Membros Investidores: Instituições investidoras em fundos de capital empreendedor. Incluí-se as entidades fechadas ou abertas de previdência privada, agências ou entidades de fomento e bancos de desenvolvimento.

Dessa forma, a ABVCAP é uma importante instituição para o setor de Private Equity e Venture Caputure no país. Estimula o desenvolvimento desse mercado tão complexo e essencial para o mercado de capitais. Para saber mais, visite o site da associação.

Compartilhe a sua opinião
Tiago Reis

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.