facebook_pixel

Leitura é uma atividade que deve fazer parte dos hábitos diários de um investidor.

Existem muitos títulos interessantes disponíveis em português, alguns escritos por autores brasileiros, outros por estrangeiros e traduzidos, e com certeza, uma dedicação de vinte minutos por dia de qualquer pessoa que tenha interesse no assunto pode significar grande vantagem para quando se pretende investir.

Muitos leitores nos perguntam quais livros recomendamos para aqueles investidores que querem evoluir. Escrevemos recentemente um artigo sobre estes livros.

Mas reconhecemos que colocamos muitos livros em inglês. Por conta disso, fizemos uma seleção de bons livros que estão disponíveis na língua nacional:

A) Faça Fortuna com Ações – Décio Bazin:

Já fizemos diversos materiais sobre este livro. Fizemos uma resenha no InfoMoney, realizamos uma entrevista com a filha do autor e até um de nossos leitores escreveu um brilhante resumo do livro que se encontra como artigo em nosso site.

Este livro trata do passado da bolsa, dos dias gloriosos dos pregões. Em um cenário que a gritaria imperava, Bazin oferece uma abordagem racional e desapaixonada para a seleção de empresas.

Em linguagem acessível ao investidor iniciante, este livro também provém bastante aprendizado para os investidores mais experientes.

A estratégia de Bazin funciona até hoje: foco de longo prazo em empresas saudáveis que distribuem dividendos.

B) Fora da Curva – Pierre Moreau:

Com uma redação clara e objetiva, este livro tem papel de destaque na introdução do leitor a temas e posicionamentos relevantes, além posições e opiniões sobre assuntos de mercado de investidores que atuam há anos no mercado brasileiro, como André Jakurski, Antonio Bonchristiano, Luis Stuhlberger, Guilherme Affonso Ferreira, Guilherme Aché, José Carlos Reis de Magalhães Neto, entre outros.

Nele, os investidores falam de maneira rápida sobre seus sucessos e também dos fracassos, o que é muito valioso para quem está no início, visto que, melhor do que aprender com os próprios erros, é aprender com o erro de outras pessoas.

Outro ponto interessante que se percebe na leitura é a evolução, em paralelo, dos investidores e do mercado, com a clareza de conceitos típica de quem estuda e sabe o que faz, desmitificando a ótica do mercado financeiro como um jogo de azar.

Além do rico conteúdo, o livro ainda tem indicações de outros livros para investidores iniciantes

Sempre é bom aprender com quem é referência em qualquer assunto.

C) De Zero a Um – Peter Thiel:

Este livro é escrito por um dos mais experientes investidores em empresas de startups, Peter Thiel.

Fala sobre coisas diversas, que tanto deram certo quanto errado no mundo atual, analisando o passado e dando dicas para o futuro.

O autor, Thiel, foi um dos primeiros investidores no Facebook, investindo $500 mil em um momento em que a rede social ainda era uma empresa jovem. O negócio foi retratado no filme “A Rede Social”:

Apesar de ser um livro voltado a startups, acreditamos que este livro representa muito mais do que isso. Poucos livros retratam tão bem a importância para as empresas em buscarem vantagens competitivas que as diferenciem da concorrência.

A lição de identificar e criar vantagens competitivas é válida não somente para empresas jovens, mas também para empresas em estágios maduros. E este conhecimento é de extrema importância para investidores em empresas listadas em bolsa.

No mais, é uma excelente opção para revisar conceitos para quem é ou pretende ser um empreendedor e/ou investidor. Não tem uma abordagem acadêmica, mas mostra a visão de um empreendedor de sucesso.

D) Finanças Corporativas – Damodaran: 

O professor Damoran é sempre muito didático e consegue explicar com clareza conceitos que são complexos.

Este livro trata dos aspectos técnicos das finanças corporativas, como analise de balanço e precificação de ativos.

Geralmente, finanças corporativas abrangem todas as decisões da empresa que tenham implicações financeiras, não importando que área reivindique responsabilidade sobre ela.

O autor fala dos princípios financeiros analisando empresas reais, com problemas reais e com o foco na aplicação de teorias complexas e na minimização dos inevitáveis compromissos envolvidos.

Se você tem interesse em aprender mais sobre aspectos mais teóricos dos investimentos, a leitura dos livros do professor Damodaran é essencial, e esta opção é um bom começo.

Este é um livro denso e exige um esforço maior para sua compreensão. Definitivamente não é um livro para iniciantes.

E) Os ensaios de Warren Buffett:

Este livro foi traduzido para o português por Rui Tabakov, organizador do Congresso VIB.

Certa vez, perguntaram a Warren Buffett qual o melhor livro sobre a trajetória dele. E Buffett respondeu que era este livro, pois é um livro que não tem interpretações.

Este livro faz compilações direto das cartas de Buffett, sem margens para fugir do conteúdo original. É apenas um compilado das melhores ideias de Buffett organizando-as por temas abordados.

F) Bola de Neve – Alice Schroeder:

Este é um livro grande em tamanho (mais de 1000 páginas) e em conhecimento.

Por ser uma biografia, revela o lado humano do “oráculo de Omaha”, mostrando como sua obstinação e seu talento foram sendo desenvolvidos desde a infância.

Ele procurava ganhar dinheiro vendendo chicletes, e, aos 7 pediu de presente um livro sobre o mercado de ações. Depois disso, aos 10, fez sua primeira visita à bolsa de valores e, aos 11, seu primeiro investimento.

O resto da história todos nós conhecemos.

A biografia é muito bem escrita e contém muitos dos ingredientes da forma de pensar de Buffet.

Para quem deseja ser um investidor, e aprecia uma boa biografia, esse livro é indispensável, sem tabelas e didática, mas desvenda o perfil, caráter, comportamentos e competências de um dos homens mais bem-sucedidos da história no mundo dos investimentos.

G) Sonho Grande –Cristiane Correa

Escrito por uma autora brasileira, esse livro é uma boa opção para quem pretende entender melhor como funciona o modelo de gestão do “trio de ferro” da Ambev (Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira).

Baseado em meritocracia, redução de custos e simplicidade, aliados a uma atenção prioritária e especial aos clientes junto com a filosofia de pensar grande, esse modelo bem-sucedido de gestão extrapolou as barreiras geográficas brasileiras e conquistou nada mais nada menos que o mercado capitalista americano.

Esse livro apresenta também os bastidores de várias aquisições feitas pelo grupo, assim como também mostra o surgimento da amizade e sociedade nos negócios do trio com Warren Buffett.

Inspirador porque mostra a qualquer empreendedor e investidor a coragem necessária para enfrentar o risco calculado.

Vale a leitura.

H) O Investidor Inteligente – Benjamin Graham

Escrito pelo maior consultor de investimento do século XX, Benjamin Graham, este livro ensina e inspira pessoas de todo o mundo.

O conceito de “valor de investimento”, abordado no livro, protege os investidores de erros substanciais e ensina a desenvolver estratégias de longo prazo.

Com os fatos apresentados e com a experiência do autor já há muito consagrado, o leitor saberá evitar erros “fatais” ao entrar no mundo dos investimentos.

Além disso, com os ensinamentos e dicas expostas na obra, abre-se um vasto caminho para aqueles que desejam se aprofundar em estudos e aumentar seus rendimentos.

O Investidor Inteligente é considerado por muitos a Bíblia do mercado de ações desde sua primeira publicação, em 1949.

I) Investindo em ações no longo prazo – Jeremy J. Siegel

Este livro, além de ser de agradável e interessante, procura simplificar a linguagem dos investimentos.

É recheado de dados e gráficos que auxiliam no entendimento de cada capítulo, tornando a leitura mais agradável e de melhor compreensão.

Com uma mistura potente de novas evidências, pesquisas e análises apoiando suas ideias, o autor, Jeremy J. Siegel traz respostas para muitas das dúvidas importantes que se fazem presentes nos investidores atuais sobre fontes do crescimento econômico de longo prazo e como se proteger contra a instabilidade da moeda, por exemplo.

Para quem procura por dados e fatos que comprovam a eficácia do investimento em ações no longo prazo, esta é uma excelente opção de estudo.

É leitura obrigatória para todo investidor e consultor que deseja entender a fundo as forças que movem os mercados atuais, e apresenta uma das mais completas sínteses disponíveis sobre as tendências históricas e ajudará o leitor a desenvolver uma carteira de longo prazo confiável e lucrativa.

Concluindo

Existem muitas opções de leitura disponíveis para todos os níveis de investidores, material para estudo realmente nunca irá faltar nesse sentido.

Esses livros acima, sem sombra de dúvidas, auxiliarão em muito a quem pretende começar ou já tem certa experiência no mercado financeiro.

Aprender nunca é demais.

Conte conosco nas suas decisões de investimentos!


Descubra como podemos te ajudar a investir melhor com nossas Assinaturas Premium e desfrute de 14 dias de garantia total!

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.
Comentários
Tags:

©2017 SUNO RESEARCH | Investimentos inteligentes

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account