Walter Schloss

  • Nome Completo: Walter J. Schloss
  • Data de Nascimento: 28 de agosto de 1916
  • Local de Nascimento: Nova York, Estados Unidos
  • Data de Falecimento: 19 de fevereiro de 2012
  • Nacionalidade: Estadunidense
  • Ocupação: Empresário
  • Redes Sociais:

Quem é Walter Schloss

Walter Schloss foi um gestor de fundos, criador da WJS Partnership e que gerou ao longo de 40 anos, lucros médios de 16% aos seus clientes.

Falecido em 2012, Walter Schloss foi chamado por Warren Buffett de “superinvestidor”, em 1984, durante discurso na escola de negócio da Universidade de Columbia.

Ao longo de sua carreira, ele colecionou elogios de diversas personalidades do mercado financeiro.

Walter Schloss fechou às portas de sua empresa, a WJS Partnership em 2003. Desde sua fundação, em 1955, bateu os números de crescimento da Standard & Poor’s 500 (S&P 500) diversas vezes.

Trajetória de Walter Schloss

Walter Schloss

Ao contrário dos muitos expoentes do mercado financeiro, Walter J. Schloss não estudou em nenhuma universidade de prestígio. Na verdade, ele não tinha ensino superior.

Começou a trabalhar aos 18 anos em Wall Street, no Carl M. Loeb & Co.

Tudo mudou quando, aos 19 anos, leu o livro Security Analysis (sem tradução para o português), publicado por Benjamin Graham em 1934.

Além da experiência que foi adquirindo, a formação veio de um curso de investimento ministrado por Benjamin Graham. Aliás, Schloss era assumidamente discípulo de Graham.

Depois de um tempo, Walter Schloss foi trabalhar com Benjamin, na Graham-Newman Partnership.

Foi dentro do grupo que ele conheceu um novo funcionário, recém-chegado, e que se tornaria um grande amigo: Warren Buffett.

Deixou a Graham-Newman Partnership em 1955 para investir no próprio negócio. A WJS Partnership surgiu gerindo fundos de 92 investidores.

Scholss ficou conhecido por investir em ações baratas, de empresas que considerava subavaliadas em relação ao potencial que os papéis podiam alcançar.

Além do valor acessível, ele era obcecado em saber se a gestão de determinada empresa era honesta ou muito gananciosa. Costumava refutar as que tinham a segunda característica.

Quando Walter Schloss faleceu, Warren Buffett reafirmou essa característica do amigo: “Mais importante do que seu recorde extraordinário é o exemplo de integridade em gestão de investimentos que ele deixou. Walter Schloss nunca ganhou um centavo de seus investidores sem que eles tivessem ganhado uma significativa quantia”.

A WJS Partnership fechou as portas em 2000, embora Schloss só tenha parado de administrar ativamente o dinheiro dos investidores em 2003.

Aficionado por números, ele uma vez revelou que: “Eu não sou muito bom em julgar as pessoas. Então descobri que era muito melhor em olhar para os números do que para as pessoas”.

Ao abrir mão do trabalho em sua própria companhia, ele se tornou tesoureiro da Freedom House, um grupo sem fins lucrativos dedicado a promover os direitos humanos.

Walter Schloss: característica administrativa

Querido por quem investia com ele, Schloss não cobrava honorários, a menos que o fundo atingisse uma certa taxa de atratividade. Quando tal meta era alcançada, daí sim ele recebia 25% do lucro.

Sua longa carreira no setor de investimentos deixou uma marca impressionante: ao longo de 40 anos de trabalho, ele gerou cerca de 16% de lucro aos seus cliente anualmente.

Embora tenha uma jornada reconhecidamente incrível, Walter Schloss é menos estrelado que Graham e Buffett. Ele faleceu em 2012, vítima de leucemia, aos 95 anos.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Deixe sua opinião sobre Walter Schloss