Theo van der Loo

  • Nome Completo: Theo van der Loo
  • Data de Nascimento: 1955
  • Local de Nascimento: São Paulo, Brasil
  • Idade: 63
  • Nacionalidade: Brasileiro
  • Formação: Administração
  • Ocupação: CEO da Bayer Brasil
  • Conhecido como: Theo van der Loo
  • Site Oficial: https://www.bayer.com.br/
  • Redes Sociais:

Quem é Theo van der Loo

Theo van der Loo é CEO dá Bayer no Brasil, empresa global que atua nos setores de saúde, com a Bayer HealthCare, e na área do agronegócio, com a Bayer CropScience. Theo também é conhecido pela sua luta por maior igualdade nas empresas, tanto que uma marca registrada do empresário é fazer com que os valores da empresa em que atua sejam fundados em um ambiente mais plural, além de respeitar a todos.

Theo van der Loo atua no setor farmacêutico há mais de três décadas. Nesse período ele já passou por empresas como a multinacional Schering-Plough. Desde 2011, o empresário é CEO da Bayer Brasil, empresa que no Brasil emprega mais de 4500 pessoas.

Ao mesmo tempo que Theo atua como um empresário de renome, ele defende suas causas em favor de parcelas da sociedade menos favorecidas.

Além de sua sensibilidade social, o passado e histórico de seus pais – imigrantes holandeses – fez com que se envolvesse nesse universo desde criança. Porém, ele atenta que seguir esse caminho no mundo empresarial não é tão simples, muito menos rápido.

“Chegar para uma empresa e dizer ‘vamos ter inclusão e diversidade porque é bom para o negócio’ não vais conquistar corações e mentes”.  Você vai conquistar as pessoas, os empregados e a sociedade se mostrar que quer inclusão é diversidade porque é justo, é o correto”, defendeu Theo em entrevista concedida ao portal UOL.

Theo van der Loo e racismo ganharam o noticiário em 2017, quando o empresário fez um desabafo em seu LinkedIn sobre o preconceito racial que um amigo seu havia sofrido em uma entrevista de emprego por questões étnicas.

Aliar a direção de uma empresa que possuiu lucro líquido de 31,8 bilhões de reais em escala mundial, dado de 2017, com a luta a favor das minorias, são características que Theo possui em sua carreira.

Biografia de Theo van der Loo

Theo van der Loo nasceu em 1955 na cidade de São Paulo.

Seus pais – imigrantes holandeses – sofreram no período da Segunda Guerra Mundial.

Seu pai, também Theo, foi escravo por três anos dos japoneses, período onde ficou preso na Tailândia. Sua mãe, Joana, estava em Roterdã quando o local foi completamente destruído após um bombardeio.

Ambos imigraram para o Brasil pós guerra. Pelas cicatrizes do período, o casal sempre ajudou aos necessitados. Valores que fizeram questão de passar ao filho.

Theo van deer Loo, com 12 anos, em 1967,  se mudou para Europa. Concluiu o ensino médio na American School of Hague e se graduou em administração na American College of Switzerlands, na Suíça.

Após terminar a faculdade, se mudou para os Estados Unidos para obter MBA na Thunderbird School of Global Management.

Após 13 anos fora do Brasil, em 1980 regressa a sua nação de origem. Com 25 anos ele inicia sua carreira profissional em uma farmacêutica norte-americana localizada na cidade do Rio de Janeiro.

Em 1996 ele Theo se tornou o responsável pelo marketing do grupo Schering na América Latina e Canadá, cargo que ocupou durante seis anos, quando, em 2002, assume a presidência da multinacional no Brasil.

Com a compra da Schering pela Bayer, Theo van der Loo se tornou diretor geral da Bayer HealthCare na Espanha. Em 2011 voltou ao Brasil para assumir o cargo de presidente do braço que a multinacional tinha no Brasil.

Sua primeira ação foi estimular quatro comportamentos-chave: colaboração, confiança, foco no cliente e experimentação.

Sobre sua liderança, em 2015 o grupo apresentou um crescimento de 23% em 2015.

Em 2017 Theo van der Loo apareceu no noticiário após expor uma situação em que seu amigo seu havia sofrido preconceito racial em uma entrevista de emprego. Theo é um dos empresários que mais se destacam na luta contra a desigualdade existente no mundo dos negócios.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Deixe sua opinião sobre Theo van der Loo