Sthefano Costa Sthefano Costa

Sthefano Costa

Perfil de Sthefano Costa
Nome Completo Sthefano Costa
Nascimento 1989
Nacionalidade Brasileira
Ocupação Sócio da Universidade Brasil
Conhecido Como Sthefano Costa
Estado Civil Divorciado

Biografia de Sthefano Costa

Quem é Sthefano Costa

Sthefano Costa era um dos sócios e um dos herdeiros, da Universidade Brasil, conhecida antigamente como União das Instituições Educacionais de São Paulo (Uniesp), sendo que chegou a ocupar a função de CEO da instituição de ensino. Contudo, desde setembro de 2019, Sthefano está preso e respondendo por fraudes ligadas à área.

Além de seu histórico na Uniesp, Sthefano Costa é conhecido por sua vida social, chegando a ser apelidado de “rei do camarote”, Costa vive em um ciclo de festas de luxo e destinos paradisíacos.

Nascido em 1989, Sthefano é filho de José Fernando Costa Pinto, homem responsável por criar a Uniesp em 1999, e que ocupava a função de reitor até a investigação da Polícia Federal (PF).

Isto fez com que desde jovem, Costa vivesse o cotidiano de uma instituição de ensino. Não à toa, com pouco mais de 20 anos, Sthefano já ocupava a posição de CEO da instituição de ensino.

Costa foi uma figura presente entre 2010 e 2013. Na ocasião a Uniesp passava por um processo de rápido crescimento. Especialmente após o fortalecimento de políticas do governo para área, caso do Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) e o Programa Universidade para Todos (ProUni).

Isto fez com que o número de estudantes da instituição passasse de 34,5 mil para 120 mil no período.

Outra marca do período foi a forma agressiva de aquisição praticada pela instituição, no qual outras faculdades de São Paulo e do Brasil eram compradas através de suas dívidas trabalhistas e fiscais.

O próprio Sthefano chegou a comentar sobre o modelo de negociação utilizado pelo Uniesp.

“O tempo médio de compra, desde o primeiro contato, é de uma semana”, comentou Costa em entrevista Istoé Dinheiro em 2013.

Na ocasião, Sthefano comentou sobre as perspectivas positivas da instituição para os anos seguinte.

Sthefano Costa e a justiça

Diferente do cenário que Costa apontava em 2013, seis anos mais tarde, em 2019, estourou um escândalo envolvendo seu pai, e a Universidade Brasil, antiga Uniesp.

Em operação da Polícia Federal Vagatomia apontou um esquema no qual eles estavam envolvidos em uma série de esquemas de fraudes no ensino superior.

No processo eles respondem por crimes como: concessão de vagas do FIES, comercialização de vagas, principalmente do curso de medicina, fraude no ProUni, fraude envolvendo a prova de revalidação para o curso de medicina.

Um caso que chamou a atenção foi o dia de sua prisão, no qual ele foi preso no Aeroporto de Cumbica, São Paulo, após estar retornando de uma festa popular nos Estados Unidos.

Personalidade de Sthefano Costa

Stefano Costa

Ao longo da última década, Sthefano se tornou notícia também por sua personalidade. Especialmente por frequentar lugares bem renomados, como Saint-Tropez, Mikonos, Aspen, Mônaco entre outros.

Suas ações nestes lugares também chamaram a atenção, sendo que diversas vezes ele aparecia por gastar fortunas. Tanto que pessoas próximas o apelidaram de “rei do camarote”.

Trais traços chamaram ainda mais atenção após a Operação Vagatomia, no qual ele foi preso por fraudes relacionados ao ensino superior.

Entre os diversos crimes que Sthefano Costa, destaque pelos de fraude fiscal envolvendo a Universidade Brasil. Para entender o processo por trás de uma fraude fiscal, leia o artigo da Suno sobre o tema.

Ler mais

Compartilhe sua opinião