Steve Jobs

  • Nome Completo: Steven Paul Jobs
  • Data de Nascimento: 24/02/1955
  • Local de Nascimento: São Francisco, Estados Unidos
  • Data de Falecimento: 05/10/2011
  • Filhos: 4
  • Nacionalidade: Estadunidense
  • Fortuna: US$ 7 bilhões (2011)
  • Conhecido como: Steve Jobs
  • Site Oficial: https://www.apple.com/
  • Redes Sociais:

Quem é Steve Jobs

Steve Jobs é um dos fundadores e foi, por muito tempo, CEO da Apple. O empresário foi uma das pessoas mais revolucionárias do último século. Seu modelo de enxergar e trabalhar com as tecnologias que estavam surgindo nas décadas de 60, 70 e 80, influenciou diretamente em inúmeros equipamentos modernos, o que fez com que ele se tornasse uma referência no meio.

Steve é lembrado também por seu trabalho em outras empresas, como na Pixar e na NeXT.

A capacidade de criação de Steve Jobs foi fundamental para que a Apple tivesse vantagem competitiva sobre a concorrência, principalmente pelo investimento realizado em computadores pessoais em uma época em que tal ideia caminhava.

Jobs demostrava vocação para trabalhar em coisas novas desde cedo. Sendo que ainda jovem já se interessava por assuntos como design e tecnologia.

Tais paixões o influenciaram a escolher um curso ligado ao campo da computação, porém a formação de Steve Jobs foi interrompida, por escolha do próprio, seis meses após ingressar na faculdade.

Seu objetivo era dedicar seu tempo a projetos pessoais, além de se inteirar a crenças pessoais.

Foi nesse período que Jobs conheceu Steve Wozniak.

Na década de 70 ele conseguiu seu primeiro emprego, na época como designer da Atari. Porém não permaneceu muito tempo na posição e, alguns meses depois, partiu em uma viagem espiritual para Índia.

Quando regressou aos Estados Unidos, Jobs decidiu montar seu próprio negócio. E na companhia de Wozniak, fundou a Apple em 1976.

O primeiro grande negócio do grupo foi o Apple II, um dos computadores voltado para o público geral mais bem-sucedido da história.

Com o crescimento da empresa, começaram a aparecer os primeiros grandes problemas de relacionamento. Jobs foi afastado do grupo no início da década de 80.

No seu período longe do grupo, Jobs investiu e criou novos negócios, como a NeXT e a Pixar.

Em 1997, a NeXT foi comprada pela Apple. No processo, Steve voltou ao cargo de CEO do grupo. Ele ficou na posição até 2011, quando se afastou por motivos de saúde.

No mesmo ano, Steve Jobes morreu em decorrência a um câncer pancreático. O empresário é considerado uma das pessoas mais respeitadas da área da informática, sendo colocado ao lado de figuras como bilionário Bill Gates.

Trajetória de Steve Jobs

Steve Jobs

Steven Paul Jobs nasceu no dia 24 de fevereiro de 1955, na cidade de São Francisco, Estados Unidos.

Por falta de condição financeira dos seus pais biológicos, ele foi adotado por uma família da região de São Francisco.

Seus pais adotivo era mecânico, quando jovem Steve passava parte do seu tempo projetando design de carros.

Na juventude Jobs conheceu Wozniak. As duas coisas que os jovens mais gostavam eram tecnologia e pregar peças. O Blue Box foi fruto dessa mistura.

O Blue Box Era um dispositivo voltado para chamadas de longa distância. O que começou como uma brincadeira entre amigos se tornou o primeiro negócio da dupla.

A Juventude de Jobs foi movimentada. Se descobrindo, ele saiu de casa; largou a faculdade; trabalhou na Atari; fez uma jornada espiritual pela Índia.

Após esse período turbulento, Steve ,em parceria como Wozniak e Mike Markkula, criou a Apple, primeira empresa a ter sucesso na fabricação de computadores pessoais.

Jobs também teve enorme participação no estúdio de animação Pixar. Ele comprou o grupo em 1986, e permaneceu durante 20 anos à frente do negócio. Em 2006, o estúdio se fundiu com a Walt Disney.

Jobes também criou a NeXT da década de 80. Uma empresa voltada para fabricação de softwares ligados à educação.

Em 1997, Steve voltou para a Apple.

Até 2011, ele foi um dos grandes responsáveis por fazer a marca chegar ao topo do mercado de informática. Aplicando novos conceitos de estilo em seus produtos, a Apple se tornou referência.

Foi em sua gestão que surgiram aparelhos como: iPod, iPhone e iPad. Também foi nesse período que lançaram o iCloud.

Steve Jobs morreu em outubro de 2011, após alguns anos lutando contra o câncer.

Steve Jobs no cinema

Steve Jobs

A trajetória de Steve já foi retratada em filmes e documentário.

Sendo que o mais famoso foi o filme Steve Jobs (2015). A película que conta a história do bilionário foi escrita Aaron Sorkin, e ganhou o Globo de Ouro de melhor roteiro.

O filme também teve indicações para as categorias como: atriz-coadjuvante e melhor ator.

Steve Jobs está entre os empresários mais respeitados de todos os tempos, sendo que sob sua gestão a Apple teve o maior crescimento econômico de sua história.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Deixe sua opinião sobre Steve Jobs