Steve Eisman

Quem é Steve Eisman

Steve Eisman é um investidor e executivo estadunidense que ganhou fama mundial após fazer fortuna aproveitando o colapso da bolsa de valores de 2008. Percebendo o crescimento das  transações de derivativos de crédito imobiliário, ainda que realizadas de formas obscuras, Steve conseguiu apostar na quebra do mercado financeiro para ter sucesso em sua investida. O executivo também tem destaque por ser diretor do Eisman Group.

A figura de Steve Eisman ganhou destaque como um dos principais personagens na briga contra companhias que possuem instituições de ensino superior particular nos Estados Unidos.

Eisman nasceu no dia 8 de julho de 1962, na cidade de Nova Iorque. Durante sua juventude frequentou a escola Yeshiva.

Pós-término do colegial ele entrou para Universidade da Pensilvânia, se formando com honrarias na época. Mais tarde ingressou no curso de direito na Harvard Law School.

Steve teve bastante sucesso em sua trajetória acadêmica.

Ainda assim, nunca foi um nome conhecido do mercado financeiro e, quando lembrado, era visto como uma pessoa reclusa e diferente.

Sua trajetória mudou radicalmente após o final da primeira década dos anos 2000.

Steve ganhou destaque, junto de outros investidores, por conseguirem fazer da quebrea da bolsa de valores uma oportunidade de ganhar dinheiro.

A fortuna de Steve Eisman está diretamente ligada à está ocasião.

Na época o empresário compunha a equipe da FrontPoint Partners LLC. Grupo que vendeu ações a descoberto da New Century, antecedendo e lucrando através de uma das maiores crises da história do capitalismo.

Eisman se caracterizava por ser um dos investidores com a visão mais pessimista e sombria sobre o mercado de hipotecas dos Estados Unidos.

Tal avaliação foi fundamental para a tomada de suas ações no período.

Outra característica importante na época foi o modo como ele enxergava os bancos. Sua visão crítica sobre a ganância das instituições financeiras o renderam o apelido de “socialista da bolsa de valores”.

Apostando assim na falência do sistema.

Em 2014, Eisman se tornou diretor administrativo do fundo Eisman Group. Fruto da parceria entre o investidor e Neuberger Berman.

Steve Eisman e o mercado financeiro

Steve Eisman

O primeiro grande destaque de Steve no mercado financeiro foi em sua atuação na FrontPoint Partners LLC. na crise da bolsa de valores no início do século XXI.

Entendendo o modelo de consumo do estadunidense, a política de crédito imobiliário dos bancos e a filosofia das instituições financeiras, Steve apostou suas fichas em dívidas colateralizadas.

Suas principais medidas foram na venda de ações a descoberto da New Century e IndyMac.

Em 2011, Eisman deixou a FrontPoint  após uma série de acusações ao grupo.

Principalmente a Joseph F. “Chip”, co-gerente do portfólio no setor de assistência médica do grupo, no qual Joseph foi acusado de trocar informações privilegiadas.

Um ano mais tarde após sua saída, em 2012, Steve criou a Emrys Part. Fundo em que ele não obteve o retorno esperado e que deixou de existir em julho de 2014.

Em setembro de 2014, o empresário se juntou à Neuberger Berman.

O Eisman Group é fruto da parceria, sendo que Steve é diretor administrativo e gerente de portfólio do grupo.

De Steve Eisman para Mark Baum

Steve Eisman

A investida de sucesso de Steve na crise de 2008, virou filme em 2015.

“The Big Short”,  “A Grande Aposta” em português, é um filme feito pelo diretor Adam McKay, que retrata o sucesso de alguns investidores que perceberam o colapso da bolsa de valores antes que acontecesse.

Entre o grupo está Steve, que é retratado pelo nome de Mark Baum e interpretado pelo ator Steve Carell.

A película concorreu a diversos prêmios e a figura de Eisman ficou conhecida mundialmente.

O tema central é tratar como Steve Eisman e um grupo de empresários entenderam e apostaram na quebra da bolsa, principalmente pelo descontrole dos bancos ao aumentar o volume de empréstimos imobiliários à população, ignorando alguns fundamentos básicos do porcesso.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Deixe sua opinião sobre Steve Eisman