Sebastião Camargo Sebastião Camargo

Sebastião Camargo

Perfil de Sebastião Camargo
Nome Completo Sebastião Camargo
Nascimento 25/09/1909
Local de Nascimento Jaú, Brasil
Data de Falecimento 26/10/1994
Filhos 3
Nacionalidade Brasileiro
Ocupação Sócio-fundador da Camargo Corrêa
Conhecido Como China

Biografia de Sebastião Camargo

Quem é Sebastião Camargo

Sebastião Camargo é fundador e foi presidente da holding Morro Vermelho, grupo que conta com empresas de diversos setores e que tem como principal marca a empresa de capital fechado Camargo Corrêa, umas das maiores construtoras do Brasil.

O empresário ainda foi conhecido por sua relação próxima com o Estado, sendo que em toda sua carreira Sebastião Camargo esteve próximo dos líderes do governo em vigência.

Sebastião Camargo era conhecido como China, apelido que se referia aos seus traços orientais.

Mesmo não encerrando a escola de base, o empresário se tornou um dos fundadores da Camargo Corrêa, uma das maiores empreiteiras do Brasil.

Camargo foi responsável por diversificar as áreas de atuação do grupo, atuando em varias frentes da economia.

Além disso, o empresário foi um importante acionista da holding Itaúsa.

Trajetória Sebastião Camargo

 

Sebastião Camargo nasceu no dia 25 de setembro de 1909, na cidade de Jaú, interior do estado de São Paulo, Brasil.

Ainda jovem, com 17 anos de idade, perdeu seu pai, isso fez com que ele abandonasse os estudos antes do término para arrumar alguma fonte de renda que ajudasse a família.

Foi no período que Camargo aprendeu a transportar terra utilizando uma carroça puxada por um burro. Ele vendia este serviço para empresas que possuíam alguma construção em andamento. O retorno do trabalho fez com que Camargo se interessasse pelo setor de construção.

Próximo dos 20 anos, já possuía um pequeno negócio que atuava na área de obras no interior paulista. Outro diferencial do empreendedor foi ter aprendido a prática de terraplenagem.

Em 1936, se mudou para cidade de São Paulo, onde ele e o advogado Sylvio Brand Corrêa inauguraram um escritório.

Três anos depois, os dois se juntaram à Mauro Marcondes Calasans e criaram a Camargo Corrêa & Cia. Ltda. – Engenheiros e Construtores. O primeiro grande diferencial do grupo foi adquirir um trator no início dos anos 40, garantindo vantagem sobre a concorrência.

Tem interesse pelo setor imobiliário? Baixe o e-book sobre os fundos do setor e aprenda mais sobre esse investimento.

Contudo, a empresa só ganhou notoriedade nacional na década de 50. À frente das negociações com o então presidente Juscelino Kubitschek, Sebastião fez com que a sua empreiteira fosse uma das principais responsáveis pela criação de estradas rumo à Brasília, nova capital do país.

Este período também marcou o início de uma constante na trajetória do empreendedor, a proximidade com o poder do Estado, independente de quem fosse o líder.

Em 1964, Sebastião assumiu o controle total da Camargo Corrêa. Naquele ano ocorreu um golpe militar no Brasil, fato que influenciaria diretamente no crescimento da empreiteira.

Ao longo dos Anos de Chumbo, China manteve boa relação com os líderes militares. Não à toa, a Camargo Corrêa foi a principal empreiteira do período, participando da construção da usina nuclear Angra I, as rodovias Imigrantes e Bandeirantes, as hidrelétricas de Tucuruí e Itaipu, entre outras obras.

Destaque para Itaipu, no qual o ditador paraguaio Alfredo Stroessner, amigo pessoal de Sebastião Camargo, intercedeu para que o grupo de China participasse do processo de construção.

Com a crise financeira do País ao longo dos anos 80 e 90, o grupo de Sebastião se remodelou de forma que aproveitasse novas oportunidades, principalmente no período de privatização de Fernando Henrique Cardoso.

Sebastião Camargo morreu no dia 26 de outubro de 1994, aos 84 anos de idade. Seus genros ficaram responsáveis pelo negócio.

Personalidade de Sebastião Camargo

Sebastião Camargo tinha alguns traços peculiares em sua personalidade. O empresário, por exemplo, não aceitava homens com cabelo grande e barba em sua empresa.

Além disso, mantinha uma forte paixão pela caça, tanto que possuía uma coleção de animais empalhados em sua fazenda na cidade de Jaú.

Contudo, o traço mais marcantes da personalidade de Sebastião Camargo era seu modelo de negociar e liderar, que levou o empreendedor ao sucesso. Para entender a influência da liderança dentro de uma empresa, leia o artigo da Suno sobre o assunto.

Ler mais

Perfis Relacionados a Sebastião Camargo

Compartilhe sua opinião