Rubens Ometto Silveira Mello

  • Nome Completo: Rubens Ometto Silveira Mello
  • Data de Nascimento: 1950
  • Local de Nascimento: Piracicaba, São Paulo, Brasil
  • Filhos: 2
  • Idade: 68
  • Nacionalidade: Brasileiro
  • Formação: Engenheiro
  • Ocupação: Executivo
  • Fortuna: US$ 1,4 bilhão
  • Conhecido como: O rei do etanol
  • Estado Civil: Casado
  • Site Oficial: http://www.cosan.com.br/pt-br
  • Redes Sociais:

Quem é Rubens Ometto Silveira Mello

Rubens Ometto Silveira Mello é presidente do Conselho de Administração da Cosan, Raízen e Comgás. Nascido em Piracicaba, no estado de São Paulo, foi um dos fundadores da Associação Brasileira da Indústria de Cana (UNICA).

Formado em engenharia de produção e mecânica pela Universidade de São Paulo, Rubens Ometto Silveira Mello fez parte do quadro de empresas como Unibanco, Votorantim e TAM antes de ingressar na Cosan. Foi o primeiro usineiro a abrir capital na Bolsa de Valores.

O sobrenome Ometto, herdado da mãe, está ligado a uma das maiores dinastias do etanol no Brasil: a família fundou a Usina da Barra.

Biografia de Rubens Ometto Silveira Mello

Nascido na cidade de Piracicaba, em São Paulo, Rubens Ometto Silveira Mello foi executivo no Unibanco, no início da década de 1970.

Em 1974, ocupou o posto de diretor financeiro do Grupo Votorantim e, em seguida, o cargo de presidente do conselho da TAM Linhas Aéreas.

Na TAM, entrou com uma missão clara dada por um tio, que foi um dos fundadores da companhia aérea: demitir Rolim Amaro, executivo que estava começando a se destacar dentro da empresa.

Ao conhecer Amaro, Rubens convenceu o tio a mantê-lo no grupo e vender parte para ele. Resultado: Rolim Amaro foi uma dos grandes responsáveis por tornar a TAM em uma empresa gigante.

A família Ometto fundou, em 1943, a Usina da Barra. Embora seja um dos herdeiros do império, ele só foi ingressar no ramo em que a família domina anos depois.

A carreira na Cosan veio na segunda metade dos anos 1980, quando Rubens Ometto Silveira Mello assumiu a presidência.

Ele participou dos planos de crescimento da empresa com foco nos setores de energia e infraestrutura, que havia surgido em 1936.

Como relatou a revista IstoÉ Dinheiro, no início da trajetória no setor, ele refutou o sobrenome Ometto. Preferia ser chamado apenas de Silveira Mello.

Com Rubens Mello à frente do grupo, a Cosan se tornou a maior produtora brasileira de açúcar e etanol.

O estilo agressivo e ousado de trabalho característico dele fez a empresa crescer por meio de aquisições e endividamento. E Rubens por vezes foi motivo de apostas.

A reportagem Uma saída à la Ometto, da IstoÉ Dinheiro, aponta que usineiros tradicionais de Ribeirão Preto, em São Paulo, passaram a especular sobre a data em ele finalmente quebraria. Mas isso não aconteceu.

Rubens Silveira Mello foi o primeiro usineiro a abrir capital na Bovespa, em 2005. A estreia na Bolsa de Nova York aconteceu em 2007.

No ano seguinte à entrada na bolsa norte-americana, a Cosan deu outro grande passo: comprou da ExxonMobil os ativos da varejista e distribuidora de combustível Esso. O valor pago foi de US$ 826 milhões.

O sucesso da Cosan rendeu a Rubens Mello, em 2010, o prêmio de Empreendedor do Ano pelas revistas IstoÉ Gente e IstoÉ Dinheiro.

Em 2016, a Shell assumiu as dívidas da Cosan e também parte da gestão da gigante brasileira.

Embora tenha deixado a presidência da Cosan e assumido o posto de presidente do conselho de administração da empresa, Rubens Ometto Silveira Mello continua sendo o grande manda-chuva e quem dá a última palavra por lá.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Deixe sua opinião sobre Rubens Ometto Silveira Mello