Robinson Shiba Robinson Shiba

Robinson Shiba

Perfil de Robinson Shiba
Nome Completo Robinson Shiba
Local de Nascimento Maringá, Paraná, Brasil
Nacionalidade Brasileiro
Formação Odontologia
Ocupação Empresário
Redes Sociais Facebook Twitter Linkedin

Biografia de Robinson Shiba

Quem é Robinson Shiba

Robinson Shiba é um dentista, responsável por criar a rede de fast food China in Box. O negócio, que começou em 1992, tem hoje mais de 130 lojas, espalhadas por diversas cidades do Brasil.

Robinson Shiba não tinha interesse por gastronomia, mas tudo mudou em uma viagem para os Estados Unidos. Depois de ser assaltado, ele conseguiu um emprego como entregador de comida, e conseguiu o sustento para permanecer no país. Foi quando também sua carreira deu uma guinada.

Hoje em dia, o China in Box é o principal delivery de comida chinesa nacional. E também tem relevância na América Latina, onde possui unidades no México.

Trajetória de Robinson Shiba

Robinson Shiba

Robinson Shiba nasceu em Maringá, no estado do Paraná. Ele é descendente de família japonesa. Aos 3 anos de idade, mudou com a família para São Paulo.

Na nova cidade, os avós abriram uma loja de materiais de construção. Foi graças ao comércio, que o jovem Shiba teve sua primeira experiência com empreendedorismo.

Assim como o pai, que era dentista, Robinson também cursou odontologia, formou-se e chegou a atuar na área antes de criar a China in Box.

Durante a graduação, em 1986, ele foi para os Estados Unidos com os amigos para estudar inglês. Em determinado dia, teve seu dinheiro roubado no país.

Para continuar estudando por lá, começou a trabalhar em cozinhas de restaurantes como lavador de pratos, por exemplo. Depois, tornou-se entregador de pizza e outros alimentos.

Foi durante essa experiência que percebeu como comida pronta dava certo no país – e essa tendência podia crescer no Brasil também.

De volta ao Brasil, formou-se e continuou a pesquisar sobre o mercado de comida fast food.

Seis anos depois, em 1992, abriu sua primeira unidade da China in Box, no bairro de Moema, em São Paulo. Foi quando começou a vender comida chinesa em caixinhas.

Robinson Shiba só conseguiu começar o negócio graças a ajuda de sua família, que vendeu um apartamento para investir na ideia.

Uma das características do China in Box, desde o início, foi a cozinha à mostra para que os clientes vissem como os pratos são preparados. A ideia foi para driblar o estigma ruim que a culinária chinesa tem no Brasil.

A segunda loja veio um ano depois. Ao longo de 1994, a China in Box já havia quatro lojas espalhadas por São Paulo.

Mais de 50 lojas já existiam em 1995 pelo sistema de franquias.

O crescimento acelerado exigiu muita disciplina de Shiba – e o investimento em boas campanhas de publicidade.

Em paralelo ao China in Box, Robinson também criou a rede Gendai, especializada em comida japonesa.

Em 2008, para gerenciar as duas redes, criou o grupo TrendFoods. Já em 2012, o TrendFoods foi adquirido, em partes, pelo fundo de investimento Laço Management – braço do grupo de investimento dos Estados Unidos Riata.

Um dos focos do grupo hoje é expandir a abertura de lojas em shoppings center, focando no consumidor da classe C.

Atualmente, o grupo de Robinson Shiba possuiu 164 lojas da China in Box e 50 da Gendai espalhados por diversos estados do Brasil.

Estima-se que as marcas criadas por Robinson Shiba comercializam, em média, 6,5 milhões de pratos por ano e que 30% do faturamento da China in Box venha de pedidos on-line.

Ler mais

Perfis Relacionados a Robinson Shiba

Compartilhe sua opinião