Robert Solow Robert Solow

Robert Solow

Perfil de Robert Solow
Nome Completo Robert Merton Solow
Nascimento 23/08/1924
Local de Nascimento Brooklyn, Estados Unidos
Idade 96
Nacionalidade Norte-americano
Formação Economista
Conhecido Como Robert Solow

Biografia de Robert Solow

Quem é Robert Solow

Robert Solow é um economista norte-americano com pensamento da escola neoclássica, sendo um dos principais personagens da economia de desenvolvimento. Seu trabalho voltado ao crescimento econômico é uma das obras de influência da sua época, sendo que sua proposta de que um país depende de mais coisas além do “trabalho e o capital” para se ter uma economia saudável mudou diversas vertentes do pensamento.

O grau de investimento realizado por uma nação na área de inovação, segundo Robert Solow, é preponderante para que o país cresça de forma “saudável”. Defesas e ideias deste tipo fizeram com que Robert, em 1987, fosse condecorado com Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel.

Solow tem título de Ph.D. em economia.

A maior parte de sua carreira acadêmica foi como professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Ficando na instituição até se aposentar.

Durante a década de 60, Robert fez parte de equipes econômicas da Casa Branca. Esse  período foi preponderante na construção das teorias de Robert Solow.

Isto porque foi nessa época que ele teve mais contato com grandes economistas da época, caso de Paul Samuelson.

Robert ficou conhecido por suas teorias sobre o crescimento de uma nação e de que forma ele deveria ser feito. Tanto que seus estudos foram alcunhados como “Modelo Solow”.

O modelo de crescimento de Solow é voltado, principalmente, a responder a seguinte pergunta: “por que alguns países são mais ricos que outros?”.

Ele estrutura este pensamento no artigo Mudança Tecnológica e a Função da Produção Agregada (1957).

Com esta tese, Robert ganhou o Nobel de Economia em 1987. Solow também se posicionou entre os principais economistas de sua época.

Trajetória de Robert Solow

Robert Solow

Robert Merton Solow nasceu no dia 23 de agosto de 1924, no bairro do Brooklin, na cidade de Nova York, Estados Unidos.

Criado durante a grande depressão, Robert se interessou ainda jovem por saber como “o mundo girava”.

Em 1940, ele ganhou uma bolsa de estudos no Harvard College. Porém, seus estudos foram interrompidos entre 1942 e 1945, pois teve que servir o exército dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.

Em sua volta à Harvard, Solow escolheu seguir o caminho da economia. No período, ele teve aula com Wassily Leontief. O economista russo teve influência no interesse de Robert pela economia moderna.

Solow ainda recebeu um B.A, em 1947, um M.A, em 1949 e um Ph.D., em 1951. Todos conquistados pela Universidade de Harvard.

Na mesma época que iniciou seus estudos para licenciatura de Ph.D., em 1949, Robert se tornou professor do MIT. Nove anos depois, no ano de 1958, ele se tornou catedrático na instituição.

No MIT, Solow permaneceu por 46 anos. Em 1995, se aposentou da função de professor.

Durante a década de 60, Robert foi membro do Conselho de Assessores Econômicos da Casa Branca (1961-1962) e foi consultor da entidade entre os anos de 1962 e 1968.

Todavia, foi o modelo sobre crescimento econômico o grande destaque de sua carreira.

Modelo Solow

Robert Solow

O pensamento sobre crescimento econômico de Robert começou a ser estruturado na década de 50.

Em 1957, Robert publicou um artigo intitulado “Mudança Tecnológica e a Função da Produção Agregada”. Foi a obra de maior impacto de sua carreira.

Foi neste período que ele começou a defender que um dos fatores preponderantes para o crescimento de uma economia é o investimento na tecnologia.

Com a construção e defesa dessas ideias, Robert Solow se posicionou entre os principais personagens de sua área, ao lado, por exemplo, de Paul Samuelson.

Ler mais

Perfis Relacionados a Robert Solow

Philip Kotler
Empreendedores Philip Kotler

Compartilhe sua opinião