Robert Shiller

  • Nome Completo: Robert James Shiller
  • Data de Nascimento: 29/03/1946
  • Local de Nascimento: Detroit, Estados Unidos
  • Idade: 72
  • Nacionalidade: Estadunidense
  • Formação: Economia
  • Ocupação: Professor
  • Conhecido como: Robert Shiller
  • Estado Civil: Casado
  • Site Oficial: https://www.yale.edu/
  • Redes Sociais:

Quem é Robert Shiller

Robert Shiller é um pesquisador e professor do campo da economia, vencedor do Prêmio Nobel de Economia de 2013. Entre os vários assuntos que debate sobre a área, um dos pontos que mais se destaca em sua trajetória é relacionado a sua capacidade de entender as inconstâncias do mercado financeiro. Algo que ganhou ainda mais evidência após a crise no setor imobiliário nos Estados Unidos em 2008.

Desde então, Robert Shiller é encarado como uma espécie uma figura ilustre quando o assunto é mercado financeiros. Segundo ele, a próxima bolha econômica que está para estourar é referente ao Bitcoin.

Schiller é formado em economia, também possuí especialização e Ph.D no campo.

Desde o início da década de 80 ele é professor. Sendo que, em 1982, se tornou parte do corpo docente da Faculdade de Yale.

Ainda nos anos 80 em que Robert desenvolveu sua tese sobre a eficiência do mercado de ações.

Em 1991, ele se juntou a Karl Case e Allan Weiss. Juntos os três formaram uma empresa voltada para analisar as variações existentes no mercado imobiliário.

Nove anos depois, em 2000, Robert Shiller lançou o Exuberância Irracional, o livro é uma de suas obras mais aclamadas. Além de ser um best-seller do New York Times.

Também no período ele publicou uma série de artigos que debatem sobre como os movimentos do mercado imobiliário se tornariam um problema no médio prazo. Algo que aconteceu no ano de 2008.

Em 2013, Robert ganhou o Nobel de Economia, junto de Eugene Fama e Lars Peter Hansen. O trio se juntou a economistas como Oliver Hart e Richard Thaler, também premiados com a honraria.

Carreira de Robert Shiller

Robert Shiller

Descendente de lituanos, Robert James Shiller nasceu no início de 1964, na cidade de Detroit, Estados Unidos.

Estudou o ensino de base e o colegial no Kalamazoo College.

Em 1967, se formou em economia pela Universidade de Michigan. Cinco anos mais tarde, em 1972, conseguiu seu título de Ph.D pelo Massachusetts Institute of Technology – MIT.

Shiller está desde o início dos anos 80 como professor de Yale. No campo acadêmico ele também lecionou em instituições como: Wharton School da Universidade da Pensilvânia e na Universidade de Minnesota.

Robert também já palestrou na London School of Economics.

Parte de sua carreira é voltado para os estudos da área, sendo que suas pesquisas envolvem desde finanças comportamentais, até gerenciamento de risco.

Em 1981, Shiller publicou um artigo sobre as inconstâncias da bolsa de valores e sobre a falsa sensação de que dá para prever o valor real de uma ação.

Para isso ele analisou o setor nos Estados Unidos desde a década de 20. Sua conclusão foi de que a volatilidade do campo é mais complexa do que o senso comum da área prega.

Outro fator utilizado pelo economista foi uma pesquisa com investidores. Na ocasião ele percebeu que muitos compravam ações levando em consideração o valor emocional, em detrimento da pesquisa racional.

Boa parte de sua carreira e pesquisas foram dedicados ao mercado financeiro nas décadas seguintes.

Em 2000, Robert  lançou seu livro de maior sucesso, o Exuberância Irracional. O conteúdo da obra é referente a como a bolsa de valores havia se transformado em uma bolha.

Outro destaque de seu trabalho é em relação ao mercado imobiliário dos Estados Unidos.

Tanto que Robert apontava a crise no setor alguns anos antes de estourar em 2008. Principalmente em seu artigo “Existe uma bolha no mercado imobiliário?”.

Sua última “previsão” é direcionada a Bitcoins, no qual o economista comenta ser a uma área saturada.

Os prêmios de Robert Shiller

Robert Shiller

Shiller é um dos economistas mais respeitados de sua época. Não à toa já figurou na lista da Bloomberg de 50 pessoas de maior influência ligadas ao campo das finanças.

Sua obra influenciou diretamente na ação de vários profissionais e estudiosos da área.

Em 2009, Robert recebeu o Prêmio Deutsche Bank em Economia Financeira, referente a sua pesquisa sobre o campo da economia financeira.

E, em outubro de 2013, Robert Shiller foi condecorado com o Prêmio Nobel de Economia, pela sua “análise empírica de preços de ativos financeiro”. Se tornando assim parte de um seleto grupo que tem nomes como o do economista Angus Deaton.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Deixe sua opinião sobre Robert Shiller