Renato Vale

  • Nome Completo: Renato Alves Vale
  • Data de Nascimento: 01/05/1948
  • Local de Nascimento: Brasil
  • Idade: 70
  • Nacionalidade: Brasileiro
  • Formação: Engenheiro civil
  • Ocupação: CEO do Grupo CCR
  • Conhecido como: Renato Vale
  • Site Oficial: http://www.grupoccr.com.br/
  • Redes Sociais:

Quem é Renato Vale

Renato Vale é CEO do Grupo CCR, uma das maiores empresas de infraestrutura, transporte e serviço da América Latina. Somente no setor rodoviário a companhia dirigida por Renato é responsável por mais de 3000 km de malha rodoviária espalhados pelo estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. As ações do grupo são negociadas na Bovespa de 2002.

Renato Vale é CEO da empresa desde seu nascimento, em 1999, quando aconteceu a junção dos negócios das famílias Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa e Soares Penido.

Em seu período como dirigente a empresa começou a atuar também nos setores aeroportuário e aquaviário, além de investir na construção dos metrôs das cidades de São Paulo e Salvador.

Renato, desde seu início na CCR defendeu algumas premissas para que a organização crescesse.

“Garantir rentabilidade adequada aos acionistas e controladores do grupo é uma de nossas premissas, nosso motor de crescimento. A eficiência que demonstramos deriva ainda de uma boa governança corporativa, a qual se reflete no alto índice de satisfação dos funcionários”.

Comentou Renato em entrevista à Forbes. E completa:

“Na companhia você dificilmente irá encontrar um colaborador exercendo a mesma função há mais de dois anos. Eles estão sempre ascendendo na carreira, buscando novos desafios, o que mantém acesa a motivação das equipes”.

O currículo de Renato Vale também tem a marca de ser um dos responsáveis pela primeira Parceria Público-Privada do país – PPP.

Uma PPP é um contrato organizacional de longo prazo estabelecido entre a união e o setor privado em que a parte empresarial assume a construção e/ou serviço de uma obra, em troca tem direito de remuneração através da exploração da infraestrutura.

Nesse caso, acordou que a construtora seria responsável pela construção e administração da Linha 4 – Amarela do metrô de São Paulo.

O projeto mais recente do empresário é incluir sustentabilidade nas diretrizes da empresa, algo que ele está em processo desde 2011.

Renato Vale também tem a fama de ser o único brasileiro na lista do melhores CEOs do mundo, ocupando à 38ª posição. A pesquisa é realizada pela Harvard Business Review.

Carreira de Renato Vale

Renato Vale nasceu no dia 1 de maio de 1948, em São Paulo.

Se formou em engenharia civil pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

Antes de iniciar sua trajetória na érea das concessões, atuou na Construtora Mendes Júnior.

Entre 1995 até 1999 ele foi diretor de engenharia da NovaDutra e diretor-presidente da AutoBAn.

Em 1999, após a junção dos grupos: Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa e Soares Penido, surgiu a CCR. Vale então assumiu o cargo de CEO da nova empresa.

O negócio se caracterizou também pela estreia do Novo Mercado da BM&FBovespa no ano de 2002

Defendendo a rentabilidade da empresa ao acionista, Renato Vale se tornou o nome do Grupo.

Em sua gestão o grupo se tornou dona de 40% da STP, empreendimento responsável pela operação do sistema Sem Parar/Via Fácil, em 2003.

Três anos mais tarde acordou com o estado a primeira PPP do Brasil, referente a construção do Linha 4 – Amarela do metrô de São Paulo.

Renato também é um dos grandes responsáveis pela entrada da CCR no setor aquaviário, em especial com a locomoção de passageiros na cidade do Rio de Janeiro.

Em 2011 ele iniciou um projeto de sustentabilidade na empresa, investindo parte da renda do conglomerado em projetos sociais.

No ano de 2012 o conglomerado entrou no ramo aeroportuário, com a construção de aeroportos em Curaçao, San José, capital da Costa Rica, e Quito, capital do Equador.

Além de vencer a licitação para administrar o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte.

Em 2015, o investimento no setor foi realizado na compra do Total Airport Services – TAS , companhia estadunidense prestadora de serviços aeroportuários.

Renato Vale em companhia dos outros diretores, incluindo a vice-presidente do conselho administrativo da CCR, Ana Maria Penido, buscam expandir a atuação do grupo para outras regiões do Brasil.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Deixe sua opinião sobre Renato Vale