• Nome Completo: Raymond Albert Kroc
  • Data de Nascimento: 05/10/1902
  • Local de Nascimento: Oak Park, Estados Unidos
  • Data de Falecimento: 14/01/1984
  • Nacionalidade: Norte-americano
  • Conhecido como: Ray Kroc
  • Redes Sociais:

Quem foi Ray Kroc

Ray Kroc foi um dos principais responsáveis pelo crescimento da rede de fast-food McDonald’s. Ele Adquiriu o negócio na década de 50 e fez do McDonald’s a rede de franquias mais lucrativa do mundo, transformando-na em um dos maiores símbolos da globalização.

A trajetória de Ray Kroc é utilizada como exemplo para diversos empreendedores jovens, ainda que existam ressalvas em sua biografia.

Desde jovem, Kroc se caracterizou por sua capacidade de vendas, sendo que atuou em diversos tipos de comércios.

E foi em seu período como vendedor que ele conheceu o McDonald’s. Empresa em que ele se tornou dono único na década de 50.

Como executivo, ele foi fundamental na expansão do grupo tanto em solo norte-americano como no mundo.

Ray faleceu aos 81 anos de idade, em 1984, em decorrência de acidente vascular cerebral. Sua história se transformou em filme em 2016, quando o diretor John Lee Hancock lançou o The FounderFome de Poder.

Carreira de Ray Kroc

Ray Kroc

Raymond Albert Kroc nasceu no dia 5 de outubro de 1902, na cidade de Oak Park, Estados Unidos.

Ainda na adolescência, Kroc começou a se interessar pelo mundo dos negócios. Ray não teve paciência para continuar na escola, deixando os estudos e tentando seguir carreira em diversos negócios.

Ray buscou seguir carreira como músico por determinado tempo, sendo que atuou como pianista, músico de jazz e por determinado tempo foi DJ da Rádio WGES, estação da sua cidade natal.

Contudo, o emprego que ele obteve maior êxito no período foi como vendedor em uma empresa de copos de papel. Graças ao seu talento com vendas, Kroc teve diversas promoções no período.

Após deixar a empresa de copos, Ray se aventurou pela primeira vez no setor alimentício, em uma rede de restaurantes de Oak Park.

Com a experiência que adquiriu na época, Kroc viu oportunidade como vendedor ambulante de produtos ligados ao setor. Em parceria com a fábrica Prince Castle, seu maior destaque de vendas era a máquina de milk-shake Multi-Mixer.

Justamente revendo o Multi-Mixer que ele percebeu, na década de 50, uma lanchonete em San Bernadinho, estado da Califórnia. Na época, o alto número de pedidos do comércio lhe gerou curiosidade, tanto que Ray resolveu visitar pessoalmente o estabelecimento.

Criada pelos irmãos Richard e Maurice McDonald, o diferencial daquela lanchonete era o tempo necessário para servir uma refeição. Kroc viu uma oportunidade naquele modelo.

Aproveitando da insatisfação com o retorno financeiro que os irmãos tinham, Ray propôs ajuda-los em expandir a rede.

Na época, o esquema de franquia estava começando a crescer no Estados Unidos. Entendendo isto, Kroc buscou na padronização dos produtos e das lojas uma forma de levar vantagem sobre a concorrência.

“Embaixo dos panos”, contam livros sobre o caso, Ray arquitetou um plano, no qual comprou o terreno da sede fundadora e encurralou os irmãos McDonalds a venderem a marca para ele. Com o controle do negócio, o empresário acelerou o processo de expansão da empresa.

O período de maior crescimento foi no início da década de 70, sendo que o investimento em propaganda da lanchonete teve alta no período. Em 1972, o McDonald’s já era uma franquia estabelecida em todo os Estados Unidos. Então Kroc começou o processo de internacionalização da marca.

Cerca de dez anos depois, o grupo já tinha reconhecimento mundial.

 Vida pessoal e filantropia

Ray Kroc

Com o crescimento de sua rede de restaurantes, Ray começou a reverte parte dos lucros para questões ligadas a filantropia.

Kroc foi o idealizador da fundação Ronald McDonald House. O grupo também fez diversos investimentos em pesquisas voltadas para o tratamento do alcoolismo e da diabetes.

Contudo, a imagem do executivo seguiu ligada as atitudes que ele teve com os irmãos McDonalds.

De qualquer forma, a carreira de Ray Kroc ficou marcada como um exemplo de liderança. Para entender a importância de se ter um líder à frente de um negócio, leia o artigo da Suno sobre o liderança. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Deixe sua opinião sobre Ray Kroc
Group 285

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!

revenue

eBook Gratuito

Manual do Investidor

Tudo o que você precisa para dar os primeiros passos na Bolsa de Valores

kisspng-warren-buffett-business-stock-nebraska-sales-warren-buffett-5b5ea4d6586671.9006389715329292383621

eBook Gratuito

Invista Como
Warren Buffett

Aprenda a usar a estratégia do Value Investing, usada pelo maior investidor do mundo!