Ramiro Alfonsín

  • Nome Completo: Ramiro Diego Alfonsín Balza
  • Data de Nascimento: 1973
  • Local de Nascimento: Argentina
  • Idade: 45
  • Nacionalidade: Argentino
  • Formação: Administração de empresas
  • Ocupação: Vice-presidente sênior da Latam
  • Conhecido como: Ramiro Alfonsín
  • Site Oficial: https://www.latam.com
  • Redes Sociais:

Quem é Ramiro Alfonsín

Ramiro Alfonsín é o vice-presidente sênio de finanças do grupo Latam Airlines, uma das maiores companhias aéreas da América do Sul, sendo a maior do Brasil. O empresário está desde julho de 2016 na holding e é um dos responsáveis por tentar manter a vantagem competitiva do negócio em um momento em que a empresa passa pela crise e constante perda de fatia de mercado para concorrentes. Remiro também possui carreira ligada a empresa de energia.

Ramiro Alfonsín é formado em administração pela Pontifícia Universidade Católica da Argentina.

Ele também possui especialização na área, sendo que todas foram cursadas em instituições de ensino fora de seu país natal.

Na década de 90, seus trabalhos foram ligados ao setor bancário e na área de telecomunicação.

Em 2000, Ramiro foi contratado pela empresa de energia italiana Endesa.

Por quase sete anos, o empresário fez parte do grupo na Itália, sendo que exerceu diversas funções na companhia. Em especial, ocupando cargos de gerência.

Após quase uma década na Europa, em 2007, Alfonsín retornou à América do Sul para trabalhar nos braços da multinacional no continente.

Na época, ele assumiu como gerente geral de controle da Enersis. Na companhia ele ficou por seis anos.

Em 2013, Ramiro se tornou gerente de finanças da Endesa no Chile.

Depois de mais de três anos no grupo, em 2016, Alfosín aceitou assumir o posto de gerente de finanças da Latam Airlines.

Como um dos vice-presidentes do grupo, ele divide espaço com nomes como o de Claudia Sender, presidente da TAM, e Enrique Cueto, CEO da Latam Airlines.

Ramiro tem o desafio de ajustar as finanças da companhia aérea em um período de instabilidade econômica em praticamente todo o continente.

Carreira de Ramiro Alfonsín

Ramiro Alfonsin

Ramiro Diego Alfonsin Balza nasceu em 1973, na Argentina.

De 1990 até 1994, Alfonsín cursou administração de empresas pela Pontifícia Universidade Católica da Argentina.

Desde então, boa parte de sua trajetória é separada entre carreira profissional e estudos.

Ele possui especialização no campo dos negócios, Pela Universidade da Navarra (2001), Universidade de Chicago (2010) e Harvard Business School (2011).

Ramiro trabalhou durante 16 anos na multinacional de energia Endesa. Sendo que atuou tanto na matriz, na Itália, como nas frentes de atuação que o grupo possui na América do Sul.

Sendo que por alguns anos o empresário foi o gerente responsável pelo planejamento e estratégia da holding no continente.

Em 2013, Ramiro assumiu o posto de sub-gerente geral do grupo e diretor da área de finanças.

Mais de três anos depois, ele foi contratado para ser o vice-presidente sênior de finanças da companhia aérea chileno-brasileira Latam.

Não apenas o Brasil vive com problemas na economia e no governo no continente, e isso afeta diretamente no fluxo de passageiros em companhias aéreas.

Tanto que o setor é um dos que mais sente a crise financeira.

Ramiro Alfonsín é um dos responsáveis em fazer com que a multinacional se torne competitiva nesse cenário e pare de perder fatia de mercado e lucratividade. Para isso, uma das grandes apostas do grupo é na reformulação do modelo de tratamento com o cliente.

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Deixe sua opinião sobre Ramiro Alfonsín