Peter Drucker

  • Nome Completo: Peter Ferdinand Drucker
  • Data de Nascimento: 19/11/1909
  • Local de Nascimento: Viena, Áustria
  • Data de Falecimento: 11/11/2005
  • Nacionalidade: Austríaco
  • Conhecido como: Peter Drucker
  • Redes Sociais:

Quem é Peter Drucker

Peter Drucker é um economista e estudioso austríaco considerado o “pai da administração moderna”, alcunha que ganhou principalmente por seu trabalho em relação ao efeito que a globalização causava na economia de uma forma geral, além do impacto do processo no setor privado.

Autor de mais de 30 livros, Peter Drucker é um dos primeiros autores a considerar que o relacionamento interpessoal dentro de uma empresa tem impacto direto na qualidade e produtividade do serviço prestado.

Formado em economia, Drucker revolucionou o modo de se pensar a gestão empresarial, também por isto começou a ser considerado o pai da administração moderna.

Entre as principais contribuições de sua obra, o novo formato em se pensar o funcionamento de uma empresa é o que mais se destaca. No qual, o pensamento de que um negócio é um organismo vivo foi pioneiro para o período.

Os conceitos de liderança de Peter Drucker também remodularam o meio.

Entre seu principais livros, destaque para: A Prática da Gerência (1954), O Gestor Eficaz (1966) e  Managing in the Next Society (2002).

O economista ainda foi presidente honorário da Drucker Foundation.

Trajetória de Peter Drucker

Peter Drucker

Peter Ferdinand Drucker nasceu no dia 19 de novembro de 1909, na cidade de Viena, capital da Áustria.

Filho de uma família considerada culta, Drucker cresceu em meio a debates sobre assuntos variados em reuniões realizadas na sua casa, no qual seus pais convidavam pessoas importantes da sociedade austríaca da época.

Ainda jovem se mudou para a Alemanha. Lá ele se formou na Universidade de Frankfurt em economia. Posteriormente, em 1932, Peter conquistou seu Ph.D. em Direito Internacional.

Em 1935, com o agravamento da Segunda Guerra Mundial, Drucker se mudou para Londres. Na capital inglesa, ele trabalhou como economista e jornalista. Dois anos depois, Peter foi ‘transferido’ aos Estados Unidos, inicialmente trabalhando de correspondente aos jornais do Reino Unido.

Foi nesse período que Drucker começou sua carreira como professor de economia. Durante a década de 40, o estudioso começou a lecionar no curso de filosofia e política.

Em 1946, Peter publicou o livro Concept of the Corporation, obra que ele usou como inspiração seu conhecimento sobre a General Motors.

Contabilidade para Investidores

Quatro anos mais tarde, em 1950, Drucker começa a dar aulas de administração na Universidade de Nova York, sendo que permaneceu na instituição por mais de duas décadas.

Também foi no período que Peter começou a prestar consultoria em grandes empresas. Ao longo de sua carreira, o estudioso trabalhou para empresas como Sears, Roebuck, IBM, entre outras.

Em 1971, começa a dar aulas na Claremont Graduate University. Durante três décadas ele permaneceu na instituição de ensino, sendo que se tornou professor icônico do departamento de ciências sociais da universidade.

Ideias de Peter Drucker

Peter Drucker

Entre os diversos estudos e trabalhos de Drucker, uma de suas principais defesas é relacionada que quanto melhor a empresa preencher as demandas de oferta, mais automático será a procura pelo serviço, ou seja, maior será o sucesso do negócio.

Outro papel questionado em seus estudos e que revolucionou o meio foi a forma em que ele propôs enxergar o empregado como uma parte essencial de um negócio, melhorando as relações existentes dentro de uma empresa. Trabalho que ele publicou na década de 50.

Também no período, Peter se tornou pioneiro na ideia de enxergar uma corporação como organismo vivo, sendo que todas as partes de uma empresa deveriam ter ligações entre si.

O que permitiu que não só a visão sobre o empregado mudasse, mas também a ideia da importância do consumidor na criação de um produto.

E-book Investindo no Exterior

Além disto, Drucker é o inventor de conceitos e termos como: “(re)privatização”; “gestão por objetivos“; “descentralização das empresas“, entre outras ideias.

Por toda sua obra, diversos especialistas consideram Peter Drucker o maior guru de management da história e o pai dos conceitos modernos que envolvem a administração, fixando a ideia de sinergias no universo empresarial. Para entender o conceito e como ele se apresenta dentro de uma empresa, leia o artigo da Suno sobre Sinergias.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Deixe sua opinião sobre Peter Drucker
Group 285

NÃO VÁ EMBORA AINDA..

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!

Group 285

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!

revenue

eBook Gratuito

Manual do Investidor

Tudo o que você precisa para dar os primeiros passos na Bolsa de Valores

kisspng-warren-buffett-business-stock-nebraska-sales-warren-buffett-5b5ea4d6586671.9006389715329292383621

eBook Gratuito

Invista Como
Warren Buffett

Aprenda a usar a estratégia do Value Investing, usada pelo maior investidor do mundo!