Peter Diamond

  • Nome Completo: Peter Arthur Diamond
  • Data de Nascimento: 29/04/1940
  • Local de Nascimento: Nova Iorque, Estados Unidos
  • Filhos: 2
  • Idade: 78
  • Nacionalidade: Estadunidense
  • Formação: Matemático
  • Ocupação: Professor
  • Conhecido como: Peter Diamond
  • Estado Civil: Casado
  • Site Oficial: http://www.mit.edu/
  • Redes Sociais:

Quem é Peter Diamond

Peter Diamond é o vencedor do Prêmio Nobel de Economia de 2010, condecoração que ganhou graças ao seu estudo sobre “análise de mercado com atritos de busca”. Peter também é conhecido por sua carreira de professor, especialmente como sendo parte do corpo docente do Massachusetts Institute of Technology – MIT. Outro destaque na carreira do matemático é seu período como assessor do Conselho Consultivo de Seguridade Social do governo dos Estados Unidos.

A maior parte da carreira de Peter Diamond é dedicada à análise de politicas de segurança social no campo mercadológico. Estudo que toca em diversos temas da área, como: macroeconomia, dívida do estado, questões tributárias, entre outros assuntos.

Os livros de Peter Diamond também são referência na meio, sendo que o “Saving Social Security: A Balanced Approach” é uma das obras de destaque quando o assunto é segurança social.

Diamond é formado em matemática, na área ele também possuí o título de Ph.D.

Assim que concluiu sua especialização, em 1963, o matemático voltou seu foco para profissão de professor.

Peter ocupou cargos nos institutos: Universidade da Califórnia, no MIT e, por um breve momento, na Universidade de Siena, Itália.

Durantes as décadas de 80 e 90, Diamond foi figura presente no governo.

Sua carreira também é ligada à institutos voltados para a economia, sendo que no início do século XXI foi presidente da American Economic Association.

Em 2010, Peter foi indicado para o Conselho da Reserva Federal dos EUA pelo, então presidente, Barack Obama.

Um ano mais tarde, Peter ganhou o noticiário ao publicar uma coluna no New York Times no qual ele criticava o modelo de nomeação para cargos do Conselho e a polarização política existente no órgão.

Diamond é reconhecido também por seus estudos sobre uma maneira de amenizar os efeitos da “troca de gerações de pessoas” no mercado.

No ano de 2010 o matemático recebeu o Prêmio Nobel de Economia junto com Dale T. Mortensen.

Trajetória de Peter Diamond

Peter Arthur Diamond nasceu no dia 29 de abril de 1940, na cidade de Nova Iorque. Estados Unidos.

Ainda jovem, Peter se mudou para o povoado de Woodmere, em Long Island. Lá ele concluiu seus estudos na escola Lawrence High School.

Em 1960, Diamond se formou em matemática pela Universidade de Yale. Três anos mais tarde adquiriu o título de Ph.D. pelo MIT.

No mesmo ano ele se tornou professor assistente da Universidade da Califórnia.

Peter ficou lá até 1966, quando foi contratado para ser professor associado pelo MIT; em 1970, ele alcançou o cargo de professor titular na instituição.

No MIT ele também foi chefe do Departamento de Economia por um ano, de 1985 até 1986.

Além de ter sido presidente da American Economic Association, em 2003.

Diamond já atuou como membro da Academia Americana de Artes e Ciências (1978), membro da Academia Nacional de Ciências (1984), e é membro fundador da Academia Nacional de Seguro Social (1988).

Obra de Peter Diamond

Peter Diamond

Peter é um dos maiores especialistas quando o assunto é seguridade social.

Não à toa é uma figura presente como assessor e conselheiro do governo dos Estados Unidos.

Sua obra sobre o assunto contribuiu diretamente nas áreas: da dívida do governo e acumulação de capital, mercados de capital e compartilhamento de risco, tributação ótima, busca e adequação em mercados de trabalho e seguro social.

Outro trabalho de Diamond que se destaca no campo econômico é referente aos impactos que os números de natalidade e mortalidade causam na economia.

Junto com Paul Samuelson, ele desenvolveu “um modelo exato de empréstimo de consumo” para amenizar tal cenário.

Além disso, Peter é responsável por uma séria de pesquisas que envolvem a relação que o governo tem que ter com o consumo.

Em 2010, Peter Diamond se juntou a nomes como Robert Shiller e Angus Deaton, se tornando um vencedor do Prêmio Nobel de Economia.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Deixe sua opinião sobre Peter Diamond