Pérsio Arida

  • Nome Completo: Pérsio Arida
  • Data de Nascimento: 01/03/1952
  • Local de Nascimento: São Paulo, Brasil
  • Filhos: 2
  • Idade: 67
  • Nacionalidade: Brasileiro
  • Formação: Economia
  • Ocupação: Coordenador na Blavatnick School of Government 
  • Conhecido como: Pérsio Arida
  • Redes Sociais:

Quem é Pérsio Arida

Pérsio Arida é um economista brasileiro conhecido por fazer parte da equipe econômica que projetou e implementou o Plano Real. Além disso, Arida é lembrado por ter presidido o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco do Brasil.

Devido a esses feitos, Pérsio Arida tem os anos 1990 como o principal momento de sua carreira. No entanto, parte importante da carreira profissional do economista também é voltada para o setor privado e para a academia.

Um destaque do seu currículo, em termos privados, é ter participado da criação do Banco BTG, atual BTG Pactual. Voltando ao governo, Arida foi o principal nome da equipe econômica do candidato Geraldo Alckmin (PSDB) para disputa presidencial de 2018.

Trajetória de Pérsio Arida

Pérsio Arida

Pérsio Arida nasceu no dia 1 de março de 1952, na cidade de São Paulo. Após encerrar o colegial, ingressou no curso de economia pela Universidade de São Paulo (USP), graduação que concluiu em 1975.

Posteriormente, em 1995, o economista concluiu um programa doutorado na área pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Ainda no campo acadêmico, Arida lecionou na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), além de dar aulas na própria USP.

O paulistano também foi pesquisador no Instituto de Estudos Avançados de Princeton; no Cetro Brasileiro de Estudos da Universidade de Oxford; e no Instituto Smithsonian, em Washington D.C.

No setor público, a carreira de Arida começou nos anos 80. Junto do economista André Lara Resende, publicou artigos e idealizou programas para reverter o cenário do Brasil diante do Fundo Monetário Internacional – FMI e para controlar e amenizar a inflação após o governo militar.

A proposta de ambos foi nomeada de “Proposta Larida“, junção dos nomes dos dois economistas. Parte das ideias foi utilizada no Plano Cruzado e, posteriormente, serviram de base também ao Plano Real.

Quer entender como a economia afeta os investimentos? Baixe o e-book de economia para investidores.

Antes de compor a equipe econômica do Plano Real, trabalhou por sete anos no Grupo Moreira Salles, sendo que chegou a fazer parte do Conselho de Administração do Unibanco, além de ser diretor da gestora de investimentos Brasil Warrant.

Ainda no setor privado, Arida foi, por três anos, diretor do Opportunity Asset Management, e por oito anos membro do Conselho de Administração do Itaú.

Outra passagem marcante do economista no setor privado foi na criação, em 2008, do BTG, projeto que participou junto de nomes como André Santos Esteves.

Na instituição financeira, Pérsio atuou como presidente do conselho de administração até 2016, e, em 2017, encerrou suas ligações, até mesmo como acionista do banco.

Desde então, Arida se dedica à função de coordenador de seminários na Blavatnick School of Government, da Universidade de Oxford.

Pérsio Arida e a carreira pública

Pérsio Arida

Pérsio Arida foi um dos profissionais presentes na elaboração do Plano Real, o que lhe rendeu crédito no setor público.

No final de 1993,  foi nomeado para o cargo de presidente do BNDES, função que ocupou até janeiro de 1995, quando aceitou o convite de Fernando Henrique Cardoso para presidir o Banco Central.

Contudo, o economista deixou a instituição em menos de um ano, após ter discordâncias com Gustavo Franco. Na época, o nome de Arida foi envolvido em uma investigação do Ministério Público Federal sobre suposto favorecimento do banco BBA. O processo foi arquivado tempos depois.

Seu nome também esteve envolvido em processo no qual a Opportunity Fund teve favorecimento vindo do BNDES na época em que o economista presidia o Banco. Porém, anos mais tarde, o caso foi julgado como improcedente.

Pérsio Arida segue como um dos economistas mais influentes de sua geração, ainda que tenha ficado pouco tempo à frente de uma das principais instituições financeiras do país, o Banco Central. Para entender como o Bacen influência na economia nacional, leia o artigo da Suno sobre a instituição financeira.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Deixe sua opinião sobre Pérsio Arida

eBook Gratuito

Invista Como
Warren Bufeett

Aprenda a usar a estratégia do Value Investing, usada pelo maior investidor do mundo!

eBook Gratuito

Manual do Investidor

Tudo o que você precisa para dar os primeiros passos na Bolsa de Valores

CORONAVÍRUS, PETRÓLEO, ECONOMIA E INVESTIMENTOS. VOCÊ JÁ SABE O QUE FAZER?​