Pedro Janot

  • Nome Completo: Pedro Barcellos Janot Marinho
  • Data de Nascimento: 24 de setembro de 1960
  • Local de Nascimento: Rio de Janeiro, Brasil
  • Idade: 58
  • Nacionalidade: Brasileiro
  • Formação: Administrador de empresas
  • Ocupação: Executivo
  • Site Oficial: http://www.pedrojanot.com.br/janot/
  • Redes Sociais:

Quem é Pedro Janot

Pedro Barcellos Janot Marinho é membro do Conselho da Azul Linhas Aéreas desde 2013. O executivo foi o primeiro CEO da Zara no Brasil.

Nascido no Rio de Janeiro, Pedro Barcellos Janot Marinho foi o primeiro presidente da Azul, companhia low cost (especializada em passagens com tarifas mais baixas).

Deixou o posto após sofrer um acidente de cavalo, que o deixou temporariamente sem os movimentos nos braços e pernas.

O fatídico episódio é retratado na biografia Maestro de Voo: Pedro Janot e Azul – Uma vida em Desafios (Edvaldo Pereira Lima, editora Manole).

Trajetória de Pedro Janot

Pedro Janot

Nascido em 24 de setembro de 1960, no Rio de Janeiro, Pedro Janot é formado em administração de empresas pela Faculdade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro.

É também pós-graduado em recursos humanos pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ) e tem MBA em negócios pelo IBMEC.

Começou a carreira profissional na extinta rede de lojas de departamento Mesbla. Dali, foi para as lojas Americanas – é um dos responsáveis pela criação dos folhetos com os produtos da marca (novidade na época).

Foi com ele no grupo que começou o processo de franquias das lojas Americanas.

Pedro Janot fez também parte do time da marca de roupas Richards, em 1987. Lá assumiu o cargo de diretor comercial e participou da reestruturação que possibilitou à abertura de franquias do grupo.

Depois, foi eleito o primeiro CEO da rede de lojas espanhola Zara no Brasil. Ficou no grupo entre o final da década de 1990 e 2007 – quando saiu de lá, a rede de lojas já tinha 25 pontos de venda no país.

Por um breve tempo também esteve no grupo Pão de Açúcar, de Abílio Diniz.

Em 2008, quando a Azul Linhas Aéreas desembarcou no Brasil para ser a primeira companhia low cost, Pedro Janot foi eleito o primeiro CEO do grupo em território nacional.

O acidente de Pedro Janot

Três anos depois, em 2011, durante uma viagem de descanso em seu sítio, sofreu uma queda de cavalo. O tombo provocou uma grave lesão abaixo do pescoço dele, deixando-o tetraplégico.

O tratamento para recuperar os movimentos fez com que ele se afastasse do posto na Azul. Anos depois, ele recuperou, parcialmente, a agilidade dos braços e das pernas.

Enquanto se recuperava, deu palestras de liderança e lançou a biografia Maestro de Voo: Pedro Janot e Azul – Uma vida em Desafios.

O retorno efetivo ao mercado de trabalho aconteceu em 2014. Como declarou ao voltar, estava fazendo o que mais gostava: lançar uma companhia e vê-la crescer.

Motivado por esse desejo, lançou a consultoria Contravento. A ideia, como Janot contou à Exame, em 2014, era “criar uma consultoria que não fosse muito ampla e que ajudasse a levar valor para as empresas, baseado no meu aprendizado na Zara, que é uma das companhias mais gigantes e rentáveis do mundo”.

Embora não seja mais CEO da Azul, Pedro Janot segue fazendo parte da companhia. Desde 2013, ele é membro do Conselho da Azul Linhas Aéreas desde 2013.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Deixe sua opinião sobre Pedro Janot

eBook Gratuito

Manual do Investidor

Tudo o que você precisa para dar os primeiros passos na Bolsa de Valores