Pedro Janot

  • Nome Completo: Pedro Barcellos Janot Marinho
  • Data de Nascimento: 24 de setembro de 1960
  • Local de Nascimento: Rio de Janeiro, Brasil
  • Idade: 58
  • Nacionalidade: Brasileiro
  • Formação: Administrador de empresas
  • Ocupação: Executivo
  • Site Oficial: http://www.pedrojanot.com.br/janot/
  • Redes Sociais:

Quem é Pedro Janot

Pedro Barcellos Janot Marinho é membro do Conselho da Azul Linhas Aéreas desde 2013. O executivo foi o primeiro CEO da Zara no Brasil.

Nascido no Rio de Janeiro, Pedro Barcellos Janot Marinho foi o primeiro presidente da Azul, companhia low cost (especializada em passagens com tarifas mais baixas).

Deixou o posto após sofrer um acidente de cavalo, que o deixou temporariamente sem os movimentos nos braços e pernas.

O fatídico episódio é retratado na biografia Maestro de Voo: Pedro Janot e Azul – Uma vida em Desafios (Edvaldo Pereira Lima, editora Manole).

Trajetória de Pedro Janot

Pedro Janot

Nascido em 24 de setembro de 1960, no Rio de Janeiro, Pedro Janot é formado em administração de empresas pela Faculdade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro.

É também pós-graduado em recursos humanos pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ) e tem MBA em negócios pelo IBMEC.

Começou a carreira profissional na extinta rede de lojas de departamento Mesbla. Dali, foi para as lojas Americanas – é um dos responsáveis pela criação dos folhetos com os produtos da marca (novidade na época).

Foi com ele no grupo que começou o processo de franquias das lojas Americanas.

Pedro Janot fez também parte do time da marca de roupas Richards, em 1987. Lá assumiu o cargo de diretor comercial e participou da reestruturação que possibilitou à abertura de franquias do grupo.

Depois, foi eleito o primeiro CEO da rede de lojas espanhola Zara no Brasil. Ficou no grupo entre o final da década de 1990 e 2007 – quando saiu de lá, a rede de lojas já tinha 25 pontos de venda no país.

Por um breve tempo também esteve no grupo Pão de Açúcar, de Abílio Diniz.

Em 2008, quando a Azul Linhas Aéreas desembarcou no Brasil para ser a primeira companhia low cost, Pedro Janot foi eleito o primeiro CEO do grupo em território nacional.

O acidente de Pedro Janot

Três anos depois, em 2011, durante uma viagem de descanso em seu sítio, sofreu uma queda de cavalo. O tombo provocou uma grave lesão abaixo do pescoço dele, deixando-o tetraplégico.

O tratamento para recuperar os movimentos fez com que ele se afastasse do posto na Azul. Anos depois, ele recuperou, parcialmente, a agilidade dos braços e das pernas.

Enquanto se recuperava, deu palestras de liderança e lançou a biografia Maestro de Voo: Pedro Janot e Azul – Uma vida em Desafios.

O retorno efetivo ao mercado de trabalho aconteceu em 2014. Como declarou ao voltar, estava fazendo o que mais gostava: lançar uma companhia e vê-la crescer.

Motivado por esse desejo, lançou a consultoria Contravento. A ideia, como Janot contou à Exame, em 2014, era “criar uma consultoria que não fosse muito ampla e que ajudasse a levar valor para as empresas, baseado no meu aprendizado na Zara, que é uma das companhias mais gigantes e rentáveis do mundo”.

Embora não seja mais CEO da Azul, Pedro Janot segue fazendo parte da companhia. Desde 2013, ele é membro do Conselho da Azul Linhas Aéreas desde 2013.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Deixe sua opinião sobre Pedro Janot