Pedro Grendene Bartelle Pedro Grendene Bartelle

Pedro Grendene Bartelle

Perfil de Pedro Grendene Bartelle
Nome Completo Pedro Grendene Bartelle
Nascimento 02/01/1950
Local de Nascimento Farroupilha
Filhos 4
Idade 70
Nacionalidade Brasileiro
Ocupação Co-fundador da Grendene S.A
Fortuna US$ 1 bilhão
Conhecido Como Pedro Grendene Bartelle
Estado Civil Casado
Site Oficial https://www.grendene.com.br/

Biografia de Pedro Grendene Bartelle

Quem é Pedro Grendene Bartelle

Pedro Grendene Bartelle é co-fundador do grupo Grendene S.A, uma das maiores empresas de calçado do mundo e dona de uma série de marcas de destaque no setor. Anualmente, o faturamento da Grendene ultrapassa a casa dos bilhões de dólares.

Pedro Grendene Bartelle ainda é responsável pela Nelore Grendene, uma das maiores produtoras de touros do tipo de raça nelore do país.

Além disso, Pedro está na lista de bilionários da Forbes de 2019. Segundo a revista, Grendene tem uma fortuna estimada em US$ 1 bilhão, valor que o coloca na 2057ª posição do ranking.

A maior parte de sua carreira é voltada ao setor calçadista, sendo que ele e seu irmão gêmeo, Alexandre Grendene Bartelle, criaram a Grendene na década de 70.

Pedro é conhecido no meio empresarial por sua tendência em buscar estratégias inovadoras em todos os seus negócios.

Pedro Grendene Bartelle e a Grendene S.A

Pedro Grendene Bartelle

Pedro Grendene Bartelle nasceu no dia 23 de janeiro de 1950, na cidade de Farroupilha, estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

A entrada de Pedro aos negócios se deu no início dos anos 70. No período, seu avô, um empresário de bem-sucedido da região, emprestou dinheiro para que ele e seu irmão, Alexandre, comprassem maquinário e contratassem funcionários, assim iniciando a fábrica da família.

Em fevereiro de 1971, os dois irmãos gêmeos inauguraram a Plástico Grendene Ltda., empresa voltada à produção de telas para garrafões de vinho. Posteriormente ficaria conhecido apenas como Grendene.

A empresa só foi produzir calçados cerca de sete anos mais tarde, em 1978, quando lançaram a Nuar, uma marca de sandálias. Um ano depois, em 1979, o grupo de Bartelle lançou uma de suas marcas de maior sucesso, a Melissa.

Uma inciativa empresarial que o grupo teve, e que se tornou um diferencial, foi quando, em 1986, lançaram um produto direcionado principalmente para o público masculino, As sandálias Rider.

No início dos anos 90, ocorreu uma grande mudança no grupo criado por Pedro. A empresa saiu de Farroupilhas e se instalou em Fortaleza, capital do estado de Ceará. Foi criado assim a Grendene do Nordeste S.A.

A mudança ocorreu pois os empresários enxergaram nela uma forma de diminuir os encargos com funcionários, afinal a mão-de-obra no Nordeste era mais vantajosa.

As condições apresentadas pelo governo do Ceará também foram preponderantes na mudança. Tanto que em 1993, inauguraram sua segunda fábrica no estado, na cidade de Sobral.

Posteriormente foi montado mais uma fábrica no Ceará, na cidade de Crato, interior do estado. Na região Nordeste, ainda há uma filial na Bahia, responsável pela fabricação dos calçados da marca Ipanema.

Em 2004, o grupo começou a negociar suas ações na bolsa de valores. Política que fez com que a empresa da família Grendene crescesse de forma acelerada nos anos seguintes, se tornando uma das maiores empresas exportadoras do Brasil.

 Nelore Grendene

Pedro Grendene Bartelle

Além do grupo de calçados, Pedro ainda é conhecido por ser o criador da Nelore Grendene, uma das maiores fazendas de touros melhoradores do Brasil.

Negócio que ele começou nos anos 80, buscando a diversificação de seus negócios, principalmente após a estabilização da indústria calçadista dos Bartelle.

Na época, Pedro analisou como bom negócio, afinal havia carência desta frente no país. Outro diferencial do negócio foi a busca pela inovação, uma característica dos negócios da família.

Não à toa, Pedro Grendene Bertelle e seu irmão estão presentes na lista da Forbes de homens mais ricos do mundo em 2019. Para também conhecer a história de Alexandre Grendene Bertelle, leia o perfil da Suno sobre o empresário.

Ler mais

Perfis Relacionados a Pedro Grendene Bartelle

Compartilhe sua opinião