Paulo Guedes

  • Nome Completo: Paulo Roberto Nunes Guedes
  • Data de Nascimento: 24/08/1949
  • Idade: 68
  • Nacionalidade: Brasileiro
  • Formação: Economista
  • Ocupação: Acionista da Br Investimentos
  • Conhecido como: Paulo Guedes
  • Site Oficial: http://www.brinvestimentos.org/index.html
  • Redes Sociais:

Quem é Paulo Guedes

Paulo Guedes

Paulo Guedes é um dos economistas de maior renome do Brasil, um dos destaques de sua carreira é o seu papel como fundador e sócio majoritário da Br Investimentos, grupo que faz parta da Bozano Investimentos. Paulo ficou nacionalmente conhecido após ser escolhido para fazer parte da equipe econômica do candidato a presidência da república, Jair Bolsonaro.

O nome de Paulo Guedes agrada boa parte do mercado, tanto que o economista é colocado como um dos personagens principais no objetivo de fazer o grau de investimento do país melhorar.

Guedes é formado em economia. Na área ele também possui mestrado e doutorado.

Praticamente toda sua carreira foi ligada ao setor privado.

Em 1983, Paulo foi um dos quatro fundadores do Banco Pactual – atual BTG Pactual. Na instituição ele atuou como chefe executivo e chefe estrategista.

Também foi na década de 80 o período que ele se mais se aproximou da política até então, na ocasião ele participou da criação do plano de governo de Guilherme Afif Domingos, na campanha presidencial de 1989.

Guedes sempre foi conhecido pelo seu pensamento liberal em relação à economia.

Não à toa, em 2005, se tornou um dos fundadores do Instituto Millenium – Imil, um “think tank” voltado à propagar ideais econômicos liberais.

O economista também é conhecido por ser um dos fundadores da Br Ivestimentos, uma empresa com foco em investimentos de private equity no Brasil.

Paulo já foi integrante do conselho de companhias como PDG Realty, Localiza e Anima Educação.

Em 2018, ele foi escolhido para o cargo de ministro da fazenda de Jair Bolsonaro, candidato do Partido Social Cristão – PSC para as eleições presidenciais de 2018.

O fato agradou parte do mercado, ainda assim boa parte dos especialistas ficaram reticentes com a escolha, principalmente pelas diferenças históricas existentes na carreira do candidato e do economista.

O economista Paulo Guedes

Paulo Guedes

Paulo Roberto Nunes Guedes nasceu no dia 24 de agosto de 1949, na cidade do Rio de Janeiro.

Paulo se formou em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, mais tarde cursou sua pós-graduação e inciou seu mestrado na área pela Faculdade Getúlio Vargas – FGV.

Em 1977, obteve seu mestrado pela Universidade de Chicago. Dois anos depois, em 1979, ganhou o título de PHD pela mesma instituição, que é considerada uma referência no pensamento liberal.

Guedes também é conhecido por sua carreira acadêmica.

O economista já deu aulas em faculdades como FGV, Pontifícia Universidades Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio e no Instituto de Matemática Pura Aplicada – IMPA.

Ele também foi diretor técnico do IBMEC entre as décadas de 80 e 90. Na instituição, Paulo foi chefe-executivo e professor da disciplina de macroeconomia.

Em paralelo com sua carreira acadêmica ele foi um dos sócios fundadores, na companhia de André Jakurski e Luiz Cezar Fernandes,em 1983, do Banco Pactual.

Negócio que, em 2006, foi vendido para o banco suíço UBS pelo valor de 3,1 bilhões de dólares. No processo foi renomeado UBS Pactual. E, posteriormente, veio a se tornar BTG Pactual.

Guedes também teve destaque na criação do Instituto Millenium. Em 2009, o negócio se tornou uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP.

O Br Investimentos também foi outro ponto de destaque na trajetória do economista. Negócio que mais tarde se tornou parte do Bozano Investimentos.

A confirmação de Paulo como Ministro da Fazenda de Bolsonaro chamou a atenção do mercado e da população em geral.

Por ter uma carreira voltado ao setor privado, a escolha de seu nome pegou vários especialistas de surpresa.

O posicionamento voltado para privatizações e enfraquecimento do estado não são uma novidade em sua história, ainda assim há especialistas que desconfiam das reais intenções da dupla.

Ainda mais pelo histórico de defensor de estado de Jair.

De qualquer forma, a visão de macroeconomia e a atenção que Paulo Guedes dá ao empresariado são fatores que contribuem para escolha do seu nome, ao menos para o mercado financeiro.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Deixe sua opinião sobre Paulo Guedes