Paula Bellizia

  • Nome Completo: Paula Bellizia
  • Local de Nascimento: Angola, África
  • Filhos: 2
  • Nacionalidade: Angolana
  • Formação: Tecnologia da Informação
  • Ocupação: CEO
  • Estado Civil: Casada
  • Redes Sociais:

Quem é Paula Bellizia

Paula Bellizia é CEO da Microsoft Brasil e está no cargo há mais de dois anos. A trajetória da CEO na empresa de tecnologia é marcada pela liderança transformadora, ou seja, dar prioridade a diversidade e inclusão.

Desde que assumiu o posto na Microsoft Brasil, em 2015, Paula Bellizia, que cursou tecnologia da informação na Faculdade de Tecnologia (Fatec), pôs em prática o sonho de gerenciar uma equipe para ter a oportunidade de gerar impacto nas pessoas e na sociedade.

Para isso, definiu três prioridades abrangentes, como declarou a edição brasileira da revista Glamour. São elas: implantar uma liderança transformadora, crescer os negócios na nuvem com parceiros e reforçar o compromisso da Microsoft com o Brasil por meio do apoio à jornada empreendedora.

A jornada empreendedora engloba educação e empreendedorismo, que começa com a capacitação de crianças e jovens em tecnologia, estimula a criação de ideias inovadoras e a geração e desenvolvimento de startups.

Trajetória de Paula Bellizia

Paula Bellizia, presidente da Microsoft Brasil, é casada e mãe de duas filhas.

Assumiu a liderança da empresa de origem norte-americana em 2015.

Nascida na Angola, Paula e a família vieram para o Brasil quando ela tinha apenas 3 anos de idade, na década de 1970, fugindo da guerra civil que o pais enfrentava.

Antes de cursar processamento de dados, na Faculdade de Tecnologia (Fatec), analisou outros cursos. Em entrevista à Glamour, revelou que cogitou estudar design gráfico, por exemplo.

A opção pelo curso da Fatec foi pragmática: analisou o mercado e acreditou que haveria oportunidade nesta área do mercado.

Nessa análise, observou que, durante a década e 1990, a Microsoft despontava como uma empresa que estava mudando a computação.

Ela acredita que, talvez, a ligação com o grupo de Bill Gates tenha começado aí.

Depois, fez pós-graduação em Marketing na ESPM e MBA na FIA/USP.

Antes de ser CEO da Microsoft no Brasil, Paula já havia trabalhado por dez anos lá (2002-2013). Mas resolveu sair e ver o que estava acontecendo em outras empresas de tecnologia.

Foi para o Facebook, onde atuou por cerca de um ano. Na rede social destacada o aprendizado em cultura organizacional e diversidade.

Em seguida, migrou para a Apple Brasil, no cargo de country manager. Permaneceu no grupo criado por Steve Jobs por dois anos.

Retornou à Microsoft em 2015 – é a primeira mulher a ocupar o posto mais alto do grupo no Brasil. Sob seu comando, estão mais de 900 funcionários.

Na sede, Paula não tem sala própria – e isso é um reflexo da sua gestão, que acredita que a gestão não pode ser mais pesada, como declarou à revista Poder.

No ranking entre as filiais da Microsoft, o Brasil se destaca: é um dos quatro países que tem um centro de transparência.

Inaugurado em 2016, permite que órgãos governamentais acessem e fiscalizem o código-fonte dos produtos Microsoft. É um reflexo da importância do Brasil para o grupo estadunidense.

No bate-papo que teve com a Glamour, destacou: “Minha meta é refletir a diversidade de nossa sociedade lá dentro. Precisamos de uma equipe diversa para gerar mais criatividade e inovação, que irá desenvolver os produtos e serviços que o mercado precisa”.

Para conquistar as mudanças que deseja na Microsoft Brasil, Paula Bellizia adotou o conceito de Growth Mindset. Ou seja, os funcionários não sabem tudo e podem aprender sempre, diariamente.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Deixe sua opinião sobre Paula Bellizia