Paul Allen

  • Nome Completo: Paul Gardner Allen
  • Data de Nascimento: 21/01/1953
  • Local de Nascimento: Seattle, Estados Unidos
  • Idade: 65
  • Nacionalidade: Estadunidense
  • Ocupação: Presidente da Vulcan Inc.
  • Fortuna: 21,7 bilhões
  • Conhecido como: Paul Allen
  • Site Oficial: http://www.vulcan.com/
  • Redes Sociais:

Quem é Paul Allen?

Paul Allen é um dos empresários de maior sucesso do ramo da tecnologia. Na companhia do bilionário Bill Gates, Paul soube onde investir dinheiro e fundou a Microsoft, um dos maiores e mais bem-sucedidos empreendimentos de softwares da história. O investidor também é conhecido por suas ações filantrópicas e por ser dono de franquias nos esportes populares dos Estados Unidos.

Paul Allen também é o criador e presidente da Vulcan Inc., negócio fundado em 1986 com o objetivo de administrar os próprios negócios.

O bilionário está na lista da Forbes, de 2018, de pessoas mais ricas do mundo. Ele ocupa a 44ª posição do ranking, com uma fortuna estimada em 21,7 bilhões de dólares.

Biografia de Paul Allen

Desde jovem ele se interessava pela informática. Na década de 50, ainda no ensino de base, conheceu Bill Gates.

Os dois compartilhavam a vontade de aprender mais sobre o universo da área que ainda estava dando seus primeiros passos.

Desejo que se tornou investimento anos mais tarde.

Em 1975, os dois criaram a Microsoft. Empresa que teve seu primeiro grande negócio cinco anos mais tarde, em um projeto encomendado pela IBM.

Paul é um dos principais responsáveis pelo crescimento e sucesso da multinacional. Ainda assim, sua história na Microsoft não foi tão longa.

Na década de 80 ele se distanciou do grupo por causa de uma grave doença e, no início dos anos 2000, Allen encerrou sua participação no conselho administrativo da companhia.

O empresário também é presidente a Vulcan Inc.. Negócio que ele fundou para administrar sua fortuna e ações.

Carreira de Paul Allen

Paul Allen

Paul Gardner Allen nasceu no dia 21 de janeiro de 1953, na cidade de Seattle, Estados Unidos.

Quando estudava na escola Lakeside School conheceu Gates. O que aproximou os dois jovens foi o interesse por programação.

Allen conseguiu a pontuação máxima no SAT, sistema de avaliação educacional que tem como objetivo direcionar o aluno para uma instituição de ensino superior dos EUA.

Na época ele escolheu seguir para Universidade do Estado de Whashington. Porém, como alguns casos de sucesso do universo da informática, como Mark Zuckerberg, Allen deixou a graduação antes do fim.

Sua ideia era dedicar mais tempo a programação.  Ele trabalhava como programador da multinacional Honeywell na época.

Foi nesse período que o Paul reencontra Gates. Então ele convence seu amigo de escola a largar a Universidade de Harvard para iniciar um novo projeto.

Em 1975, na cidade de Albuquerque, estado do Novo México, os dois fundaram a Microsoft. Inicialmente a empresa era voltada a produção de softwares simples.

O primeiro grande desafio do negócio foi quando recebeu a encomenda de desenvolver o DOS para IBM. O desafio foi superado graças a ajuda do desenvolvedor Tim Paterson.

Outras ações de Paul no grupo eram ligadas a prospecção de novos negócios.

Em 1982, o empresário deixou o dia a dia da empresa após ser diagnosticada com câncer no sistema linfático.

Mesmo encerrando sua relação profissional com a Microsoft em 2000, Allen continuou sendo um acionista na companhia, com mais de 1% de ações.

O multifacetado Paul Allen

Paul Allen

O negócio mais famoso e de maior sucesso de Paul é a Microsoft. Não à toa ele é um dos maiores profissionais da área na história.

Ainda assim, suas ações vão muito além do setor de tecnologia.

O empresário é um apaixonado por esportes, à ponto de ser dono de equipes como o Seattle Seahawks, da NFL, e o Portland Trail Blazers, da NBA. Ele também é coproprietário do Seattle Sounders FC, time da MLS.

Outra grande paixão do bilionário é a aviação. Allen é dono de uma coleção de aeronaves da Segunda Guerra Mundial.

Paul também é conhecido por suas ações ligadas a causas sociais. Sendo fundador de diversos institutos.

As capacidades em saber como investir colocas Paul Allen como um dos empresários de maior sucesso da história.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Deixe sua opinião sobre Paul Allen