Ozires Silva

  • Nome Completo: Ozires Silva
  • Data de Nascimento: 08/01/1931
  • Idade: 87
  • Nacionalidade: Brasileiro
  • Formação: Engenheiro aeronáutico
  • Ocupação: Cofundador da Embraer
  • Conhecido como: Ozires Silva
  • Site Oficial: https://www.embraer.com
  • Redes Sociais:

Quem é Ozires Silva

Ozires Silva é o cofundador da Embraer. O conglomerado, que possui suas ações negociadas na Bovespa, é a terceira maior empresa do ramo no mundo. Ozires também já foi ministro da infra-estrutura e ministro da comunicação, além de presidir a Petrobras e a Varig e ser reitor da Unimonte.

Ozires Silva é Coronel da Aeronáutica e formado em engenharia aeronáutica. Aproveitando a política de expansão industrial dos anos 60, Ozires, em 1969, entrou para história como o líder da equipe que trabalhou na criação da Embraer, primeira fabricante de aviões no Brasil.

O executivo defende que um dos principais motivos do sucesso foi o investimento e confiança do governo no setor. Porém, ele cita que o passo fundamental nesse processo foi o investimento prévio em educação.

A criação do Instituto de Tecnológico de Aeronáutica, o ITA, em 1950, foi determinante para o nascimento e crescimento da indústria aeronáutica nacional, pois era uma política de investimento na capacitação profissional.

biografia de Ozires Silva é composta por atuações em diversos seguimentos.

Ozires foi presidente da Embraer até 1986, quando se afastou da organização para assumir o cargo a presidência da Petrobras. Na empresa de energia ele ficou até 1989.

Em 1990 ele se tornou o ministro da infraestrutura do governo Fernando Collor de Mello, durando um ano na posição. No ano de 1991 ele retornou à presidência da Embraer com o objetivo de conduzir o processo de privatização da organização. Transição que se encerrou em 1994.

O engenheiro de formação também presidiu a Varig de 2000 a 2002.

Fora do setor de aeronáutica, um dos principais campos de atuação do executivo é ligada ao ramo da educação. Não à toa é um dos críticos mais ferrenhos ao corte de verba na área.

No seguimento Silva tornou-se reitor, em 2008, da Unimonte. Universidade que foi adquirida pelo grupo Anima Educação em 2018.

Mesmo não atuando no cotidiano da Embraer, Ozires é um dos defensores da parceria entre a organização e a Boeing, algo que impactaria diretamente no faturamento da empresa.

Biografia de Ozires Silva

Ozires Silva nasceu na cidade de Bauru, interior do estado de São Paulo, no dia 8 de janeiro de 1931.

Desde jovem é apaixonado por aviação. Ele e seu amigo, Benedito, tinham o sonho de se tornarem engenheiros aeronáuticos, porém na época não havia especialização no Brasil relacionado à área.

No final da década de 40, os dois jovens foram apresentados à Força Aérea Brasileira – FAB. Em 1948 ingressaram na carreira militar, em 1951 se tornaram oficiais aviadores.

Porém, quatro anos depois, no ano de 1955, Benedito faleceu em um acidente aéreo. Acontecimento que desmotivou Ozires, algo que mudaria em 1958.

Em paralelo com a carreira militar de Silva foi criado o ITA, em 1950. Em 1958 ele entrou no Instituto, no período aquilo serviu de motivação para que seguisse na área após perder o amigo.

Ozires se formou em engenharia aeronáutica em 1962. Após o término da faculdade, foi convidado a participar do Cetro Técnico Aeroespacial – CTA.

No final da década de 60, fruto de um acaso, ele se deparou com a oportunidade de ser o oficial responsável em receber o então presidente do Brasil, Costa e Silva. No encontro Ozires argumentou de como investir na criação de uma empresa de capital misto que produziria todo o tipo de avião seria rentável ao país.

Nascia em 1969 a Embraer, liderada por Ozires Silva.

Uma empresa que tinha olhar voltado à exportação. Sua primeira venda ao exterior se deu em 1975, quando vendeu cinco aviões EMB 110 Bandeirante à Força Aérea Uruguaia e o avião agrícola EMB 200 Ipanema ao ministério da agricultura do Uruguai.

Em 1978 a empresa brasileira entrou no mercado estadunidense, fato que foi um marco na história da organização. Nos anos seguintes começou a atuar na Europa e em outros países.

No ano de 1986 Ozires deixou a liderança da organização para assumir a presidência da Petrobras. O engenheiro também foi ministro de infraestrutura no início da década de 90.

Silva volta em 1991 à Embraer, comandando o processo de privatização da organização que teria fim em 1994. De 2000 até 2002 ele foi o presidente da Varig.

Em 2008 ele se torna reitor da Unimonte. Atuando diretamente na área que ele considera fundamental para o desenvolvimento da nação, a educação.

Mesmo não estando presente mais no dia a dia da Embraer, Ozires Silva é um dos principais defensores da parceria entre a multinacional brasileira e a gigante Boeing. Processo tocado por Paulo Cesar de Souza e Silva, atual presidente da empresa brasileira.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Deixe sua opinião sobre Ozires Silva