Oliver Hart

  • Nome Completo: Oliver Simon D'Arcy Hart
  • Data de Nascimento: 09/10/1948
  • Local de Nascimento: Londres, Inglaterra
  • Filhos: 2
  • Idade: 69
  • Nacionalidade: Inglês
  • Formação: Economia
  • Ocupação: Professor de Havard
  • Conhecido como: Oliver Hart
  • Estado Civil: Casado
  • Site Oficial: https://www.harvard.edu/
  • Redes Sociais:

Quem é Oliver Hart

Oliver Hart é um dos economistas mais respeitados da atualidade. Ele possui a maior parte de sua carreira ligada ao campo acadêmico, sendo que fez renome no meio. Oliver também é conhecido por ser ganhador de um Prêmio Nobel de Economia de 2015, além de ser professor da Universidade de Havard, instituição de ensino mais aclamada do mundo.

Os conceitos e estudos de Oliver Hart interferem de forma direta na macroeconomia global. Muito porque o foco principal de seus estudos é voltado à teoria dos contratos, fator que faz parte determinante em diversas ocasião tanto do campo empresarial, como no setor público.

Parte dos estudos tiveram a ajuda de seu amigo e colega de profissão Bengt Holmström. Também condecorado com o Nobel.

Hart é formado em matemática, e possui especialização em economia.

Sua carreira é toda voltada para o campo acadêmico, sendo que ele atuou e atua como professor em grandes instituições de ensino.

Entre elas estão: London School of Economics, Massachusetts Institute of Technology – MIT e a Universidade de Harvard.

Em seu campo de trabalho, Oliver é um dos profissionais de destaque. Não à toa é uma figura presente em diversas instituições especializadas em economia dos Estados Unidos e da Inglaterra.

Hart é conhecido também por suas pesquisas na área contratual.

Sendo um dos maiores especialistas da atualidade nos assuntos: teoria da firma, finanças corporativas, direito e economia.

A influência de sua obra é tanta, que boa parte de seus conceitos são usados tanto no setor privado como na esfera pública.

Sua contribuição é tamanha que ele ganhou o Nobel de Economia em 2016. Se juntando a nomes como o dos economista e professor Angus Deaton.

Biografia de Oliver Hart

Oliver Hart

Oliver Simon D’Arcy Hart nasceu no dia 9 de outubro de 1948, na cidade de Londres. Inglaterra.

Em 1969, com 21 anos, Hart se formou em matemática no King’s College, Cambridge.

Três anos mais tarde concluiu seu mestrado em economia na Universidade de Warwinck e, em 1974, finalizou seu doutorado pela Universidade de Princeton, nos Estados Unidos.

Junto com a criação de suas teses, Oliver se interessava cada vez mais pelo campo acadêmico. Chegando a fazer parte como membro do Churchil College.

Em 1984, ele retornou aos Estados Unidos após aceitar um convite para trabalhar como professor no MIT.

Após alguns anos na instituição, em 1993, Hart foi contratado para dar aulas na Universidade de Harvard. Em uma das faculdades mais respeitadas do mundo, o economista fez boa parte de sua carreira em mais de duas décadas.

Entre 2000 e 2003 ele foi presidente do departamento de economia de Harvard.

Oliver também é membro das instituições: Academia Americana de Artes e Ciências; da Econometric Society; da American Finance Association; membro correspondente da British Academy e membro da National Academy of Sciences.

O seu principal trabalho foi na construção da tese dos contratos.

A base de seus estudos está em como o poder de um contrato interfere nas relações internas ou externar de um órgão público ou privado.

Sua tese foi utilizada na prática pelo governo dos Estados Unidos, em um caso envolvendo duas empresas privadas que reivindicavam benefícios fiscais.

Os estudos lhe renderam o Prêmio Nobel de Economia.

A influência de Oliver Hart e seus estudos vem influenciando diretamente na governança corporativa de grandes empresas. Não à toa ele é uma das pessoas mais respeitadas da área.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Deixe sua opinião sobre Oliver Hart